EMA confirma informação divulgada pelo Infarmed Ibuprofeno / COVID-19

18 mar 2020

Ciente das dúvidas que circulam nos órgãos de comunicação social e na opinião pública, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla inglesa) divulgou hoje um comunicado de imprensa onde refere que, presentemente, não existe evidência científica que permita estabelecer uma relação entre a administração de ibuprofeno e o agravamento da infeção por COVID-19.

Leia mais no comunicado em anexo.

Documentos


Covid-19 e Ibuprofeno

18/03/2020

Infarmed reafirma que não há evidência que ibuprofeno agrave infeção

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reitera, através de comunicado divulgado na terça-feira, dia 17 de março de 2020, que não existe evidência clínica que a toma de ibuprofeno esteja relacionada com o agravamento da infeção por Covid- 19.

Ainda assim, a OMS pediu ontem, terça-feira, que as pessoas que apresentem sintomas semelhantes aos associados à Covid-19, como febre ou tosse seca, não tomem ibuprofeno sem prescrição médica. O Infarmed já tinha alertado que não existe evidência científica que relacione o uso do ibuprofeno com o agravamento da infeção por Covid-19 e voltou a fazê-lo, no dia 17 de março, afirmando que não existem «novos dados científicos que justifiquem uma reavaliação».

«Tal como afirmou o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Cristian Lindemeier, em recente conferência de imprensa, não existem dados clínicos que comprovem existir uma relação entre a toma de ibuprofeno e o agravamento de Covid-19», lê-se no comunicado do Infarmed.

A autoridade reitera que o paracetamol é o medicamento preferencial no tratamento de sintomas como a febre, ressalvando que devem ser seguidas as instruções dos folhetos informativos dos medicamentos e em caso de necessidade deve ser consultado um médico.

«A Agência Europeia de Medicamentos, em articulação com as agências nacionais e a rede de chefes das Agências de Medicamentos da União Europeia, encontra-se a analisar esta situação, sendo expectável uma tomada de posição conjunta e consolidada a nível da União Europeia, que será partilhada em breve com a comunicação social e com os cidadãos», refere o Infarmed no comunicado, garantindo que vai continuar a acompanhar a situação.

O apelo da OMS surgiu depois de, no fim-de-semana, o Ministro da Saúde francês, Olivier Véran, ter desaconselhado numa publicação nas redes sociais o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o Brufen, afirmando que poderiam agravar a infeção dos doentes.

Um estudo recente da revista médica The Lancet apontava também para uma relação entre o ibuprofeno e a Covid-19, referindo o possível papel no mecanismo da infeção pelo novo coronavírus de uma enzima, cuja produção é aumentada com o uso de ibuprofeno.

Sem confirmar esta relação, um porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, adiantou que os especialistas médicos da agência especializada da Organização das Nações Unidas estão a estudar esta questão antes de se pronunciarem, mas desaconselhou o uso deste fármaco.

«Entretanto, recomendamos o uso de paracetamol e não o ibuprofeno para a automedicação», afirmou, alertando, no entanto, que o paracetamol só deve ser tomado de acordo com as doses recomendadas, uma vez que em grandes quantidades pode ser prejudicial para o fígado.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Comunicado de Imprensa