Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 30/03/2020: Relatório de Situação, Norma DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 028 | 30/03/2020

Relatório de Situação nº 028 | 30/03/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL


Orientação nº 018/2020 de 30/03/2020

Orientação nº 018/2020 de 30/03/2020

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Gravidez e Parto


Rastreabilidade de stocks de medicamentos para COVID-19 – formato de reporte – atualização – Infarmed

Alertas_Notícias - Armazém

30 mar 2020

Para: Distribuidores por Grosso de Medicamentos, Associações de Distribuidores por Grosso, Ordem dos Farmacêuticos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Circular Informativa N.º 076/CD/100.20.200 Data: 26/03/2020

Na sequência das circulares informativas n.º 062/CD/100.20.200 de 05/03/2020 e n.º 068/CD/100.20.200 de 13/03/2020, o INFARMED, I.P. atualizou a lista de medicamentos (Nº de registo), para os quais deverá ser efetuado o reporte. A mesma encontra-se disponível, para download, na plataforma SIEXP.

Recorda-se que:

  • O reporte da informação acima referida deverá ser efetuado na plataforma SIEXP.
  • A submissão da informação será feita com recurso a um ficheiro CSV.
  • A periodicidade do reporte será semanal, devendo conter, num único ficheiro, todos os dados correspondentes à semana anterior (segunda-feira a domingo).
  • A submissão do ficheiro com os dados ocorrerá entre as 00:00 de 2ª-feira e as 23:59 de 3ª-feira. Durante este período poderá realizar o reporte várias vezes sendo apenas considerada a última submissão do ficheiro.

Os dados a reportar são:

DADOS A RECOLHER DESCRIÇÃO
N_REGISTO_MEDICAMENTO Nº de registo do medicamento
N_UNIDADES_STOCK Nº de unidades existente em stock à data do reporte
N_UNIDADES_ADQUIRIDAS Nº de unidades adquiridas à data do reporte
N_UNIDADES_VENDIDAS_HOSPITAIS_SNS Nº de unidades vendidas para o canal Hospitais SNS
N_VENDAS_HOSPITAIS_SNS Nº de vendas para o canal Hospitais SNS
N_UNIDADES_VENDIDAS_HOSPITAIS_PRIVADOS Nº de unidades vendidas para o canal Hospitais SNS
N_VENDAS_HOSPITAIS_PRIVADOS Nº de vendas para o canal Hospitais Privados
N_UNIDADES_VENDIDAS_FARMACIAS Nº de unidades vendidas para o canal Farmácias
N_VENDAS_FARMACIAS Nº de vendas para o canal Farmácias
N_UNIDADES_VENDIDAS_DISTRIBUIDORES Nº de unidades vendidas para o canal Distribuição
N_VENDAS_DISTRIBUIDORES Nº de vendas para o canal Distribuição
N_UNIDADES_VENDIDAS_INTRACOMUNITARIO_EXPORTACAO Nº de unidades vendidas para o canal Intracomunitário/Exportação
N_VENDAS_INTRACOMUNITARIO_EXPORTACAO Nº de vendas para o canal Intracomunitário/Exportação

O ficheiro CSV terá que obedecer aos seguintes requisitos:

  1. Um registo por linha;
  2. Os campos devem ser separados por ponto e vírgula (;);
  3. A sequência dos dados, em cada linha, terá que obedecer à ordem apresentada na tabela anterior;
  4. Apenas deverá enviar os campos pedidos;

O não cumprimento dos requisitos implica a não aceitação, pelo sistema, do ficheiro.

Para reportar a informação necessária deverá proceder da seguinte forma:

Criar ficheiro com dados para reporte, tendo por base o template do ficheiro CSV, disponível em http://siexp.infarmed.pt/templates/Template_ReporteCovid19.csv;

Aceder à plataforma SIEXP, disponível em http://siexp.infarmed.pt;

Aceder ao separador “Reporte COVID-19”;

Proceder à submissão do ficheiro previamente criado.

O Presidente do Conselho Diretivo

(Rui Santos Ivo)


Covid-19 | Separação de áreas

30/03/2020

CH de Leiria transfere urgência e cria zona para patologia respiratória

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) procedeu à deslocalização da Urgência Geral do Hospital de Santo André para o edifício da Consulta Externa e criou, na zona onde até agora funcionava a Urgência Geral, um serviço de urgência exclusivo para tratar utentes com patologia respiratória, entre os quais os que estiverem infetados com COVID-19.

A nova configuração dos serviços de urgência do CHL surge como prevenção e salvaguarda de utentes e profissionais, na atual fase de mitigação da pandemia, e pretende evitar o cruzamento de doentes infetados por COVID-19 e não infetados, através da separação de áreas e criação de circuitos exclusivos.

Na urgência para tratamento de patologia respiratória, os doentes serão todos admitidos como casos suspeitos de infeção por COVID-19 e serão testados em função de critérios clínicos. Os utentes que tenham resultado negativo, podem ter alta ou ser internados numa área para doentes respiratórios não infetados por COVID-19.

Os doentes diagnosticados com COVID-19, consoante os sintomas, podem ser enviados para recuperação em casa, devidamente acompanhados, ou poderão ser internados na área exclusiva para doentes com COVID-19.  Todos os utentes que se desloquem ao HSA por patologia não respiratória devem dirigir-se ao edifício da Consulta Externa, onde passa a funcionar a Urgência Geral, devidamente apetrechada de todo o equipamento necessário, e dotada de profissionais preparados para garantir o seu normal funcionamento.

No mesmo edifício continuam a realizar-se as consultas presenciais não adiadas ou adaptadas para realização à distância, por manterem caráter urgente.

No local onde até agora funcionava a Urgência Geral Pediátrica passa a funcionar a Urgência Pediátrica para atendimento de doentes com patologia respiratória, e, à semelhança da Urgência Geral, também a Urgência Geral Pediátrica passa a funcionar no edifício da Consulta Externa, nas instalações da consulta externa de Pediatria.

Por sua vez, a Urgência Ginecológica e Obstétrica mantém-se no mesmo local. Porém em caso de doença respiratória, independentemente de estarem grávidas, as utentes deverão dirigir-se à urgência para tratamento de patologia respiratória.

Os utentes que forem aos serviços de urgência básica (SUB) do Hospital Distrital de Pombal e do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, e apresentem doença respiratória, serão encaminhados para o HSA. Os SUB do HDP e do HABLO passam assim a funcionar exclusivamente para os doentes sem patologia respiratória.

Todas as urgências estarão a funcionar durante 24 horas/dia, com equipas específicas dedicadas a cada uma delas em exclusivo, com circuitos próprios e áreas de internamento específicas para evitar o cruzamento de doentes infetados por COVID-19 e doentes não infetados.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria > Notícias


Covid-19| CHUSJ realiza rastreio sistemático

30/03/2020

Hospital de São João realiza rastreio sistemático a todos os doentes com internamento programado ou urgente

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, passou a realizar um rastreio sistemático à Covid-19 a todos os doentes com internamento programado ou urgente naquele centro hospitalar.

De acordo com o comunicado do CHUSJ, “tendo em conta o atual contexto de pandemia a SARS-CoV-2 foi decidido realizar rastreio sistemático a todos os doentes com internamento programado ou urgente no Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E.”

A decisão foi tomada “dado o risco associado a eventual contágio de doentes e profissionais por utentes eventualmente infetados, mas assintomáticos”, lê-se no documento.

Para o CHUSJ, esta decisão é “excecional e terá efeitos apenas enquanto a situação epidemiológica o justificar”, sendo “fundamental que os profissionais de saúde mantenham uma vigilância apertada, regular e sistemática de todos os doentes internados, no sentido de identificar precocemente quaisquer doentes com eventual infeção por SARS-CoV-2”.

Segundo as normas anunciadas, o rastreio dos doentes admitidos (exceto para cirurgia) através do serviço de urgência será feito “no momento em que se decida admissão a internamento”, devendo a colheita “ser realizada em sala específica no Serviço de Urgência de Adultos e Pediátrico”.

Estes testes devem ser considerados prioritários e o seu resultado imediatamente comunicado de modo a ser promovida transferência do doente para o serviço adequado. No que se refere aos doentes admitidos para cirurgia urgente através do serviço de urgência, efetuam o rastreio em sala específica daquele serviço.

“Se a cirurgia não puder ser protelada para aguardar resultado de rastreio, devem ser tomadas as precauções preconizadas pela UPCIRA para doente com suspeita de covid-19. Se a cirurgia puder aguardar resultado do rastreio, devem ser internados no respetivo serviço, mas ficarão fisicamente em enfermaria própria para o efeito, no piso 5, até à cirurgia”, esclarece o comunicado.

Nos doentes em que o resultado pré-cirúrgico seja positivo, a cirurgia deverá “decorrer em sala específica Covid-19 do bloco operatório e ficarão depois internados em área dedicada”.

Relativamente aos doentes transferidos de outros hospitais e que não realizaram teste Covid-19 na instituição de origem, “passam a ser internados no respetivo serviço, mas ficarão fisicamente no Serviço de Otorrinolaringologia (com possibilidade de alargamento para o Serviço de Oftalmologia, quando tal for justificado) nos casos não cirúrgicos, ou em enfermaria própria para o efeito, no piso 5 nos casos cirúrgicos, até se saber o resultado do teste”.

Já os doentes não cirúrgicos admitidos de forma programada deverão realizar rastreio no Hospital de Dia do Centro de Ambulatório (CAM) antes da admissão, sendo que os que à hora de fecho do CAM não têm ainda resultado serão internados no respetivo serviço, mas ficando fisicamente no Serviço de Otorrinolaringologia (com possibilidade de alargamento para o Serviço de Oftalmologia).

Tratando-se de doentes admitidos para cirurgia programada, passam a ser internados no respetivo serviço, mas ficarão fisicamente em enfermaria própria para o efeito, no piso 5, devendo a admissão do doente deve ocorrer 24 horas antes do momento previsto para a cirurgia, de forma a permitir o conhecimento atempado do resultado do rastreio.

Nos casos em que o resultado seja positivo e a cirurgia for considerada inadiável, a operação decorrerá em sala específica covid-19 do bloco operatório e ficarão depois internados em área dedicada.

As normas prevêem ainda que os doentes admitidos para o Serviço de Medicina Intensiva e que apresentem suspeita de infeção por SARSCoV-2 serão transferidos para a unidade adequada daquele serviço para realização da colheita e que os doentes admitidos para unidades específicas (Unidades Coronária, AVC ou Queimados) sejam também transferidos para a unidade adequada para rastreio.

No que respeita aos doentes da área pediátrica, “os procedimentos serão semelhantes aos dos adultos”, existindo uma área para despiste de suspeitos enquanto se aguarda o resultado, sendo que “os doentes das áreas de referência de outros hospitais podem ser transferidos enquanto aguardam o resultado do teste”.

No caso da área obstétrica, nos internamentos pelo serviço de urgência o rastreio será efetuado em sala específica e, após o parto, as puérperas positivas ficarão internadas no internamento de adultos Covid-19. Já nos internamentos programados deverão ser feitas colheitas no CAM 24 horas antes da programação da intervenção.

Fonte: Lusa



Covid-19 | Centro de rastreio em Vila Real

30/03/2020

Vila Real já tem centro drive-thru com 100 testes diários sem sair do carro

Vila Real conta, com um centro para a despistagem da Covid-19, com capacidade para a realização de 100 análises diárias e que permite fazer o teste sem ser preciso sair do carro.

Instalado no centro de formação dos Bombeiros da Cruz Verde, esta unidade permite, segundo afirmações do Presidente da Câmara de Vila Real, “duplicar a capacidade de resposta neste concelho”.

“Com este centro de rastreio, duplicamos a capacidade de fazer testes no concelho de Vila Real. O hospital pode fazer cerca de 100 testes diários e aqui também 100 testes diários”, referiu o autarca Rui Santos.

Neste centro de rastreio, as pessoas podem ir fazer o teste a pé ou de carro, sem ser preciso sair da viatura, e o processo demora apenas cerca de cinco minutos.

Estas instalações estão abertas das 8 às 17 horas, de segunda-feira a domingo.

O autarca realçou que “apenas poderão recorrer a este centro de testes as pessoas que para ele sejam encaminhadas, quer pela Linha SNS 24 quer por indicação médica”.

O projeto resulta de uma parceria do município com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão e Douro Norte e a corporação dos bombeiros da Cruz Verde e pode servir os concelhos limítrofes.

Em Vila Real, também o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) está credenciado como centro de testes Covid-19.

“O concelho de Vila Real e a região ficam assim com uma capacidade acrescida de despistagem de covid-19, numa altura em que o combate à pandemia tem vindo a ser reforçado”, salientou o autarca.

Fonte: Lusa


Covid-19 | Estrutura de urgência dedicada

30/03/2020

Hospital de Santa Maria inaugurou estrutura dedicada a doentes suspeitos ou já com infeção confirmada

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, inaugurou no dia 28 de março, uma estrutura do serviço de urgência exclusivamente dedicada a doentes suspeitos ou já com infeção confirmada de Covid-19.

“Esta infraestrutura vai permitir manter sob vigilância no serviço de urgência os casos de doentes suspeitos ou com infeção já diagnosticada que necessitem de maiores cuidados. É, sobretudo, um espaço que vai permitir alocar doentes acamados ou que tenham alguns critérios de gravidade perante a suspeita de infeção por SARS-CoV-2”, afirmou a Diretora do serviço, Anabela Oliveira.

A estrutura, erguida em cerca de uma semana no antigo corredor de entrada desta unidade hospitalar, onde funcionava a central de consultas, contempla 16 ‘boxes’, incluindo uma que prevê a possibilidade de receber grávidas com suspeita de infeção pelo novo coronavírus e que apresentem sintomas que justifiquem o seu acompanhamento na urgência.

Para a responsável do serviço, a criação do espaço surgiu como uma jogada de “antecipação” para o previsível aumento de casos com maior gravidade, sublinhando que essa situação “já se verifica desde o fim de semana”, com maior número de doentes com pneumonia grave.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Lisboa Norte > Notícias