Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 01/04/2020: Relatório de Situação, Infarmed, Notícias

Relatório de Situação nº 030 | 01/04/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 030 | 01/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL


Prioridade no abastecimento, transporte e circulação em território português de medicamentos gases medicinais e dispositivos médicos relativos a patologias do foro respiratório, por entidades licenciadas

    01 abr 2020

    Para: Divulgação geral

    Contactos

    • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

    Circular Informativa N.º 079/CD/100.20.200 Data: 01/04/2020

    Nesta situação de pandemia por COVID-19, e tendo em conta o Estado de Emergência decretado, existem várias restrições acionadas de deslocação e de transporte instituídas, bem como cercos sanitários que estão a ser supervisionados pelas Autoridades de Segurança, Saúde e Rodoviárias, para proteção dos cidadãos.

    Foi determinado, em termos de Saúde Pública, sem prejuízo de outras prioridades, que o abastecimento e transporte de algumas categorias de medicamentos como os gases medicinais, e o transporte de algumas categorias de dispositivos médicos como concentradores de oxigénio e ventiladores, são importantes e essenciais tanto para hospitais e outras instituições de saúde, como para o domicílio dos doentes e pessoas mais vulneráveis.

    Nesse sentido, as entidades licenciadas ou reconhecidas pelo INFARMED, I.P. que procedem a esta distribuição em território nacional português, ao serem consideradas transportes prioritários, devem assegurar que em cada viatura de transporte detêm e possuem todos os respetivos documentos comprovativos necessários que demonstrem esta sua atividade, que a mercadoria que transportam se insere nestas categorias acima descritas, assim como as corretas moradas de carga e descarga dos produtos e os seus destinos finais.

    De igual forma, estas entidades devem ter uma especial atenção à identificação civil e condição de saúde dos seus profissionais de saúde, técnicos e motoristas ao serviço, que transitam em zonas condicionadas e/ou de cerco sanitário, assegurando que utilizam os meios de proteção essenciais e têm formação adequada sobre o modo de atuação nestas situações.

    A documentação referida nos parágrafos acima, assim como a cópia desta Circular Informativa (que descreve esta atividade como sendo prioritária neste Estado de Emergência) devem existir, preferencialmente, em formato eletrónico, e estar prontamente disponíveis para apresentação a quaisquer Autoridades de Segurança, Saúde e Rodoviárias, ou Força de Segurança que as solicitem.

    O Presidente do Conselho Diretivo

    Rui Santos Ivo


    Orientações relativas ao circuito e pedidos de importação-exportação de medicamentos contendo substâncias controladas, no atual contexto de pandemia COVID-19 – Infarmed

    01 abr 2020

    Para: Fabricantes, Titulares de AIM, Distribuidores por grosso de medicamentos, Farmácias, Hospitais, Associações, Ordem dos Farmacêuticos

    Contactos

    • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

    Circular Normativa N.º 004/CD/100.20.200 Data: 31/03/2020

    No âmbito das medidas que estão a ser desencadeadas para fazer face à pandemia da doença COVID-19, bem como das orientações já emanadas por esta Autoridade, e de modo a assegurar o acesso dos medicamentos a todos utentes e agilização das atividades desenvolvidas pelas diversas entidades do circuito do medicamento, informa-se que excecionalmente poderão ser substituídos os registos e documentos manuais referentes aos medicamentos contendo substâncias controladas das tabelas I a IV, anexas ao Decreto-Lei n.º 15/93, de 22 de janeiro, na sua atual redação, por registos e documentos eletrónicos, devidamente validados e contendo a mesma informação prevista nos registos manuais, como por exemplo o registo da informação através de email.

    Mais se informa que, as regras aplicáveis ao circuito de distribuição destes medicamentos poderão ser simplificadas, nomeadamente no que respeita à obrigatoriedade de preenchimento do Anexo VII e Anexo X da Portaria n.º 981/98, de 18 de setembro, podendo estes documentos serem emitidos, posteriormente à aquisição dos referidos medicamentos, pelas entidades do circuito do medicamento, devendo, contudo, ficar assegurada a rastreabilidade das referidas operações, designadamente no que respeita ao tipo de operação (encomenda, prescrição, administração, dispensa), medicamento, quantidades, fornecedores, utentes/doente, responsáveis do serviços

    Neste âmbito, informa-se ainda que o INFARMED, I.P. irá proceder à emissão por meios eletrónicos dos certificados de importação e exportação de medicamentos contendo substâncias controladas, não procedendo à emissão dos atuais modelos em vigor, em suporte físico, pelo que estes pedidos deverão ser solicitados ao INFARMED,I.P. através do email: dil-lic@infarmed.pt .

    O Presidente do Conselho Diretivo

    Rui Santos Ivo


    Covid-19 | Linha apoio emocional pediátrica

    01/04/2020

    CHUC cria linha de apoio para a população pediátrica da região Centro

    O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) ativou esta qurta-feira, dia 1 de abri, uma linha de apoio emocional pediátrica destinada aos filhos dos seus profissionais de saúde e à população pediátrica da região Centro, na sequência da pandemia da covid-19.

    A linha telefónica de apoio está disponível através do número de telemóvel 967 070 130, de segunda a sexta-feira, entre as 13 e as 17 horas.

    De acordo com CHUC, no contexto da pandemia da Covid-19, «torna-se fundamental implementar estratégias de suporte não só à população adulta, como também à população infantojuvenil».

    O Serviço de Pedopsiquiatria do CHUC esclarece que a linha tem como finalidade «disponibilizar uma intervenção de suporte, levada a cabo pelas equipas de psicologia, enfermagem e pedopsiquiatria, responsáveis pelo atendimento e orientação através de suporte emocional».

    O objetivo, segundo a estrutura hospitalar, consubstancia-se na intervenção nos problemas emocionais dos filhos dos profissionais de saúde do CHUC e da população pediátrica da região centro ou dos cuidadores no desempenho deste papel

    Apoio Psico-Emocional

    Há cerca de duas semanas que o CHUC tem disponíveis linhas telefónicas de atendimento para «Apoio Psico-Emocional» à população adulta, asseguradas através de um grupo de profissionais constituído por psicólogos da Unidade de Psicologia e psiquiatras do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria.

    Trata-se de equipas «que, otimizando recursos, se propuseram dar apoio psicoemocional de suporte aos profissionais do CHUC, através de uma linha dedicada, e aos doentes com covid-19 e seus familiares, pessoas em vigilância e à população em geral, através de uma linha disponível diariamente entre as 9 e as 23 horas, através do contacto de telemóvel 969 325 220.

    Para saber mais, consulte:

    CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/


    Covid-19 | Reforço na Linha SNS 24

    01/04/2020

    Secretário de Estado da Saúde destaca que a Linha SNS 24 atende mais de 18 mil chamadas diárias

    O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, enalteceu hoje, na declaração inicial da conferência de imprensa diária sobre o Covid-19, a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia Covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 mil chamadas diárias.

    Na ocasião, reconheceu a forma “extraordinária” como os portugueses têm reagido a esta situação de pandemia para a qual ninguém estava preparado: “Os cidadãos adaptam-se às novas rotinas em suas casas, os profissionais de saúde adaptam-te à prática clínica e o Governo adapta-se sistematicamente” às mudanças que todos os dias vão surgindo e que “nem sempre são previsíveis”, sublinhou.

    Assumindo o seu “orgulho no Serviço Nacional de Saúde”, o Secretário de Estado destacou “uma das ferramentas do SNS que mais se transformou”: a “Linha SNS 24, que “atende mais de 18 mil chamadas por dia”. Quando surgiram os primeiros casos de infeção em Portugal, no início do mês passado, a Linha SNS24 teve dificuldades em dar resposta às chamadas, tendo havido um reforço de profissionais, apontou.

    O Secretário de Estado agradeceu também todo o trabalho voluntário que tem sido feito para dar resposta à epidemia e as diversas doações de equipamento de proteção individual. Uma das organizações que tem dado apoio é a Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses (APDP), que hoje esteve representada na conferência através do seu Presidente,José Manuel Boavida.

    O Presidente da APDP sublinhou ainda que, entre doentes e familiares, esta é uma doença que atinge “mais de um terço da população portuguesa”. No entanto, apesar de serem um grupo de risco, José Manuel Boavida sublinhou que “não há qualquer evidência que as pessoas com a diabetes sejam mais atreitas a ser infetadas”.

    Relativamente às amostras para diagnóstico da Covid-19, o Secretário de Estado disse que já foram processadas «mais de 69 mil amostras desde o dia 1 de março» e que, só na semana passada, este número chegou quase às 40 mil, representando mais do dobro relativamente à semana anterior. António Sales acrescentou, porém, que não é possível testar toda a gente, com critério clínico, «no mesmo dia e ao mesmo tempo».


    Covid-19 | Apoio a crianças e jovens

    01/04/2020

    CHUCB cria linha de apoio para crianças e adolescentes em isolamento

    O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, criou uma linha de apoio e promoção da saúde mental para crianças e adolescentes em isolamento, no âmbito da pandemia da Covid-19.

    Em comunicado, o CHUCB lembra que, «face à situação de pandemia, que a todos impõe restrições e a obrigatoriedade do cumprimento de medidas excecionais de saúde pública», se torna «fundamental o desenvolvimento de medidas de promoção da saúde mental, para ajudar crianças, adolescentes e seus cuidadores, neste momento de particular exigência».

    Com esta medida de apoio à população mais jovem, o CHUCB visa diminuir o impacto psicológico que a repentina e prolongada alteração de rotinas escolares e sociais pode ter nas crianças ou nos adolescentes, gerando neles sentimentos de medo, stress, frustração, ansiedade, irritação ou tédio.

    A linha especial de apoio e promoção de saúde mental será dinamizada pela equipa de pedopsiquiatria do CHUCB e estará disponível todos os dias da semana, entre as 9 e as 12 horas, através do número 969 111 031.

    O CHUCB destaca ainda que a situação dos filhos dos profissionais de saúde, até aos 18 anos, também se encontra acautelada e que estes podem dispor de consultas especializadas via telefone, previamente agendadas através do correio eletrónico psiqchcbcovid@gmail.com.

    Para saber mais, consulte:

    CHUCB – http://www.chcbeira.pt/


    Covid-19 | CoronaKids

    01/04/2020

    Site pretende informar crianças e jovens sobre o novo coronavírus

    CoronaKids é um site lúdico-pedagógico criado pela editora Ideias com História, em parceria com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), que o objetivo de informar crianças e jovens sobre esta doença que se está a espalhar pelo mundo, provocada pelo novo coronavírus.

    A imagem pode conter: texto

    Neste site, podemos encontrar novas notícias todos os dias, informações úteis sobre a Covid-19, curiosidades, jogos, vídeos e atividades para as crianças desenvolverem neste período em que estão em casa, de forma divertida.

    Para saber mais, consulte:

    Espaço Criança no Microsite Covid-19> Site Coronakids


    Covid-19 | Rastreio móvel

    01/04/2020

    Centro de despistagem instalado e a funcionar em Gondomar

    Entrou em funcionamento esta terça-feira, dia 31 de março, o centro de despistagem à Covid-19 criado pelo Município de Gondomar, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte e o laboratório Unilabs Portugal.

    Trata-se de um centro de rastreio móvel localizado no estacionamento do pavilhão multiusos, que funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 18 horas, destinando-se a cidadãos suspeitos de infeção, previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde e com marcação prévia através do laboratório Unilabs.

    «A colheita de amostras para rastreio da doença tem como objetivo testar doentes, complementando os serviços hospitalares existentes, em condições de conforto e segurança, num modelo drive-thru», descreve a autarquia.

    A Câmara de Gondomar especifica ainda que, através deste sistema, quem se desloque ao centro de rastreio não entra em contacto direto com outras pessoas.

    «O objetivo é reduzir o risco de infeção aos profissionais envolvidos nos testes. Os resultados são depois enviados diretamente para o paciente e para as autoridades de saúde publica», conclui a autarquia.

    Fonte: Lusa


    Covid-19 | Mais equipamento de proteção individual

    01/04/2020

    Portugal recebeu novo carregamento com várias toneladas de material para o SNS

    Chegou ao Porto, na noite de terça-feira, dia 31 de março, mais um avião com várias toneladas de equipamento de proteção individual para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para ajudar ao combate da pandemia de Covid-19.

    O carregamento consiste em 3,5 milhões de máscaras cirúrgicas, cerca de 300 mil toucas, 100 mil batas entre outros equipamentos de proteção individual.

    O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, referiu ontem, na conferência de imprensa diária, que este material, “será distribuído pelo País conforme as necessidades” e que “é fundamental para proteger os profissionais de saúde”.

    Também a reposição deste tipo de equipamento está ser permanentemente efetuada “para garantir que a prestação dos cuidados se faz com segurança”, acrescentou o Secretário de Estado.


    Covid-19 | Tratamento e vacina

    01/04/2020

    Infarmed afirma que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

    O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde assegurou, em comunicado, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a Covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia no combate à doença.

    De acordo com o comunicado «À data, existem várias iniciativas que estão a decorrer, relativas a potenciais tratamentos da covid-19. Contudo, à presente data e mediante os dados preliminares, nenhum medicamento se demonstrou ainda eficaz no tratamento da Covid-19.»

    Sublinhando a importância da «sinergia de esforços, cooperação internacional e medidas de suporte para as empresas», o Infarmed referiu que está «em articulação» permanente com a Agência Europeia do Medicamento.

    Em relação às possíveis terapêuticas sobre as quais já decorrem ensaios clínicos, o Infarmed destacou as seguintes: remdesivir (medicamento experimental utilizado na infeção pelo vírus Ébola), lopinavir/ritonavir (associação autorizada para o tratamento da infeção pelo VIH), cloroquina e hidroxicloroquina (autorizados a nível nacional como tratamentos para a malária e algumas doenças autoimunes), interferões sistémicos, nomeadamente o interferão beta (autorizado para a esclerose múltipla); e anticorpos monoclonais.

    O Infarmed salienta que «estão já a decorrer ensaios clínicos de fase I para duas vacinas», admitindo ser «complexo fazer uma previsão sobre o tempo que levará até que estas vacinas estejam efetivamente aptas para aprovação».

    «Com base na experiência do desenvolvimento de outras vacinas, considera-se que todo o processo demorará pelo menos um ano até que uma vacina para Covid-19 possa estar preparada para a aprovação e disponível em quantidades suficientes para garantir uma utilização em larga escala», refere o Infarmed.

    Para saber mais, consulte:

    Infarmed > Comunicado de Imprensa



    Covid-19 | Área dedicada em Beja

    01/04/2020

    ULSBA já tem a funcionar no Centro de Saúde uma área dedicada à pandemia

    A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tem uma área dedicada à Covid-19, designada ADC-Comunidade, a funcionar no Centro de Saúde de Beja.

    Esta ADC-Comunidade é organizada na sequência da entrada de Portugal na fase de mitigação da pandemia de Covid-19, cumprindo, assim, a norma da DGS relativa a esta fase, por forma a garantir a prestação de cuidados de saúde e a implementação das medidas de saúde pública adequadas.

    A área dedicada à Covid-19, criada a 30 de março, no Centro de Saúde de Beja (junto à Segurança Social), destina-se apenas a atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus, encaminhados pela Linha SNS 24 ou triados nos Centros de Saúde.

    Trata-se de um espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de Covid-19. Este espaço é composto por áreas diferenciadas para receção, espera e observação de doentes suspeitos de Covid-19 e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes.

    A equipa de saúde é constituída por médico, enfermeiro, assistente operacional, assistente técnico e uma equipa de limpeza.

    A ADC-Comunidade de Beja vai funcionar todos os dias, das 8 às 20 horas.

    Para saber mais, consulte:

    ULSBA – http://www.ulsba.min-saude.pt/


    Covid-19 | Cuidados Intensivos

    01/04/2020

    ULS Matosinhos vai construir Unidade de Cuidados Intensivos em 20 dias

    A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos vai construir no Hospital Pedro Hispano uma nova Unidade de Cuidados Intensivos com 11 quartos em 20 dias, para responder à «pressão» crescente causada pela pandemia Covid-19.

    Segundo a ULS de Matosinhos, o projeto está orçado em cerca de 700 mil euros, verba suportada por mecenas, entre os quais a Câmara Municipal de Matosinhos e empresas locais.

    «O objetivo é criar condições de tratamento efetivo de doentes e de segurança para os profissionais, assumindo que esta nova ala faz parte de um plano integrado de resposta local e regional que nos permite receber muitos doentes, mas de modo a garantirmos as condições de tratamento adequadas», salienta o Presidente do Conselho de Administração da ULS, Taveira Gomes.

    O responsável aponta que o país «está agora numa fase em que a pressão de tratamento de doentes críticos é crescente», uma realidade que acontece «na ULS de Matosinhos como em toda rede de medicina intensiva», razão pela qual foi decidido avançar com este projeto.

    A nova Unidade de Cuidados Intensivos terá acesso ao atual Serviço de Medicina Intensiva e ficará instalada no espaço relvado junto à entrada de pessoal do Hospital Pedro Hispano, começando a ser construída «nos próximos dias».

    A nova ala terá 11 quartos com pressão negativa, sendo objetivo «aumentar a capacidade de ajudar mais doentes e elevar a segurança dos profissionais».

    «Aqui, como noutras áreas, o esforço tem sido muito elevado. A medicina intensiva, com a excelente colaboração da UCIP [Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente] e do Departamento de Anestesiologia, fica assim mais capacitada para responder a uma procura que se antevê muito elevada», concluiu Taveira Gomes.

    Fonte: Lusa


    Covid-19 | Unidade móvel

    01/04/2020

    ULS da Guarda conta com segunda unidade móvel para diagnósticos

    A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda colocou em funcionamento, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, a segunda unidade móvel Covid-19, para realização de testes diagnósticos na sua área de abrangência.

    Este posto móvel irá deslocar-se aos locais onde for necessário proceder à realização de testes diagnósticos ao coronavírus. A viatura, devidamente identificada, poderá deslocar-se a Lares, Instituições de pessoas com necessidades especiais ou ao domicílio de utentes com dificuldade de deslocação. Poderá também ter de se deslocar à residência de doentes Covid-19 em isolamento domiciliário para confirmação de cura.

    A viatura deslocar-se-á às instituições de acordo com plano pré-estabelecido pela Unidade de Saúde Pública em articulação com a Comissão para a Covid-19 da ULS da Guarda e os Bombeiros Voluntários da Guarda.

    Para saber mais, consulte:

    ULS Guarda > Notícias