Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 02/04/2020: Relatório de Situação, Norma DGS (Oncologia), Infarmed, Notícias

Relatório de Situação nº 031 | 02/04/2020

Relatório de Situação nº 031 | 02/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL

 

Norma nº 009/2020 de 02/04/2020

Norma nº 009/2020 de 02/04/2020

COVID-19: Fase de Mitigação – Reconfiguração dos Cuidados de Saúde na Área da Oncologia


Informação para as farmácias comunitárias e hospitalares – Perguntas frequentes – Infarmed

01 abr 2020

Foi publicada, na área COVID-19, nova informação dirigida às farmácias comunitárias e hospitalares, em formato de “Perguntas frequentes”.


Nova newsletter resume informação disponível na área COVID-19 – Infarmed

02 abr 2020

O Infarmed disponibiliza uma nova newsletter com o resumo da informação que vai sendo publicada na área COVID-19.

Clique na imagem para aceder.


Covid-19 | Informação do Infarmed

02/04/2020

Infarmed pede disponibilidade continua de oxigénio e dispositivos médicos

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alertou fabricantes e distribuidores para a necessidade de disponibilidade continua de oxigénio e dispositivos médicos tanto à casa dos doentes como aos hospitais, incluindo os de campanha, no contexto da pandemia de Covid-19.

Em nota publicada no site, o Infarmed chama a atenção para a necessidade de «assegurar a permanente disponibilidade de gases medicinais [como o oxigénio, por exemplo] e dispositivos médicos com qualidade, tendo em conta os planos de contingência, as necessidades acrescidas de abastecimento e os novos intervenientes que possam surgir neste contexto de pandemia, como hospitais de campanha».

O Infarmed lembra ainda que, no âmbito da pandemia de Covid-19, «foi determinado, em termos de Saúde Pública, sem prejuízo de outras prioridades, que o abastecimento e transporte de algumas categorias de medicamentos como os gases medicinais, e o transporte de algumas categorias de dispositivos médicos, como concentradores de oxigénio e ventiladores, são importantes e essenciais tanto para hospitais e outras instituições de saúde, como para o domicílio dos doentes e pessoas mais vulneráveis».

Para garantir o abastecimento contínuo do mercado e evitar o alastrar da pandemia, o Infarmed pede aos fabricantes e distribuidores de gases medicinais e de dispositivos médicos para assegurarem que «as instalações e equipamentos, o pessoal adstrito às diversas operações, bem como a estrutura e organização internas se encontram adequados e suficientes, de forma a disponibilizar eficazmente e com rapidez as quantidades de medicamentos e de dispositivos médicos que os clientes precisam».

Recomenda também que adotem as medidas adequadas e necessárias com vista à proteção da saúde de todo o pessoal (incluindo os motoristas), tais como a formação eficaz relativamente às instruções de higiene e fardamento, verificando o seu cumprimento.

O Infarmed alerta ainda para a necessidade de adotarem medidas cautelares adicionais, para evitar que os motoristas, técnicos e o pessoal de distribuição contactem com os colaboradores e doentes das entidades onde entregam e/ou instalam estes produtos, incluindo nos domicílios de utentes, «privilegiando a utilização de sistemas eletrónicos e permanecendo apenas o tempo considerado necessário naqueles locais».

Devem igualmente «comunicar e sensibilizar as autoridades de segurança e rodoviárias de que a prossecução da sua atividade de distribuição é essencial à Saúde Pública, tendo disponíveis em cada camião ou carrinha toda a documentação comprovativa necessária para apresentar e justificar a necessidade de passagem», acrescenta.

O Infarmed refere também que os distribuidores domiciliários de medicamentos gases medicinais e de dispositivos médicos devem igualmente garantir «o retorno imediato aos respetivos fornecedores de todo o material usado e vasilhame vazio que detenham» e assegurar uma gestão adequada das equipas com formação adequada.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > www.infarmed.pt


Covid-19 | Hospital de campanha

02/04/2020

Hospital de retaguarda de Santárém recebeu 100 camas

A Câmara Municipal de Santarém recebeu hoje, dia 2 de abril, 100 camas, metade cedidas pela Proteção Civil e outra metade pelo Exército, para começar a montar o hospital de retaguarda na Escola Básica 2/3 Alexandre Herculano, solicitado pelo Hospital Distrital de Santarém (HDS).

As camas estão divididas por duas zonas distintas: 50 camas no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica Alexandre Herculano e outras 50 em dois blocos de salas de aulas, “para serem utilizadas, em caso de necessidade de deslocar doentes do HDS com outras patologias para este espaço, de modo a que o hospital dê resposta, no seu espaço, aos casos de Covid-19 que surgirem”, lê-se no site do município.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/


Covid-19 | Hospital de campanha em Ovar

02/04/2020

INEM colabora na montagem de hospital de campanha em Ovar

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colaborou com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e com as autoridades locais na montagem de um hospital de campanha em Ovar.

O hospital vai ficar instalado no pavilhão Arena de Ovar e servirá para complementar as estruturas existentes na assistência aos cidadãos com Covid-19.

Para fazer face ao aumento expectável de utentes com Covid-19, as autoridades locais solicitaram apoio ao INEM para a montagem de um hospital de campanha.

O INEM disponibilizou uma tenda de triagem, uma sala de emergência e colaborou na definição dos circuitos internos deste hospital, uma vez que possui profissionais com experiência na montagem deste tipo de estruturas.

Este hospital vai ser operacionalizado pela ARS do Centro que definirá igualmente os critérios para a sua utilização.

O INEM envolveu nesta operação 10 profissionais.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Covid-19 | Linha de apoio

02/04/2020

ACES Alentejo Central cria linha telefónica de apoio psicológico

De forma a dar resposta a necessidades psicológicas, sociais e ao esclarecimento de dúvidas diversas na área da saúde, a todos os utentes e profissionais da área de abrangência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, foi criada uma linha telefónica de apoio.

A linha telefónica de apoio está disponível através do número 266 758 774 , de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias


Covid-19 | Atendimento drive-thru

02/04/2020

Unidade Local de Saúde da Guarda abre segundo centro de testes

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai colocar em funcionamento um segundo centro de testes à Covid-19, que irá operar em regime de drive-thru.

Segundo um comunicado da ULS, o novo centro de testes, que resulta de uma parceria com a Associação Empresarial da Região da Guarda – NERGA, funcionará nas instalações daquela associação que tem sede no Parque Industrial da cidade.

Ao centro de testes ao Covid-19 em regime de drive-thru têm acesso pessoas sinalizadas e com contacto prévio expresso da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda/Direção-Geral da Saúde, e que sejam encaminhadas através da Linha SNS24 (808 24 24 24) ou das quatro Áreas Dedicadas Covid (ADC-Comunidade): Guarda, Trancoso, Pinhel e Seia.

De acordo com a ULS da Guarda, o teste «não é efetuado a quem não preencher» os requisitos referidos. O acesso ao novo centro deve ser feito através da entrada que está devidamente sinalizada, sendo que os utilizadores não devem sair do veículo (uma vez que o teste é efetuado com as pessoas no seu interior) e também não poderão deslocar-se para fora da zona limitada ao centro de testes, por questões de segurança.

A ULS da Guarda tem a funcionar outro centro de testes em regime de drive-thru no quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda.

Fonte: Lusa


Covid-19 | Reforço no CHMT

02/04/2020

Novo horário de atendimento no Serviço de Urgências Básicas

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai alterar horários e reforçar a partir de domingo as equipas de profissionais de saúde na unidade hospitalar de Abrantes, onde centraliza o combate ao novo coronavírus, antevendo uma maior afluência de casos infetados com Covid-19.

No comunicado, o CHMT refere que, no âmbito do reforço e planeamento que tem efetuado nas últimas semanas, irá alocar profissionais de saúde às diferentes áreas de internamento, de esterilização e de meios complementares de diagnóstico, assim como reforçar a capacidade de rotação das várias equipas.

De acordo com o CHMT, esta medida, tomada no âmbito da atual pandemia pelo SARS-CoV2, decorre por se esperar uma maior afluência de casos infetados a partir dos próximos dias, sendo que, acrescenta, para que este reforço seja possível, vai encerrar o serviço noturno nos Serviços de Urgências Básicas de Tomar e Torres Novas, que passam assim a ter um novo horário de atendimento, encerrando os mesmos nos períodos noturnos, entre as 00h00 e as 8h00, encerrando a admissão de doentes a essas mesmas Urgências Básicas às 21 horas.

Estes novos horários entrarão em funcionamento no dia 5 de abril, próximo domingo.

Os utentes que necessitem de recorrer ao Serviço de Urgência do CHMT, EPE, entre a 00h00 e as 08h00, devem dirigir-se ao Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica.

O encerramento noturno dos dois Serviços de Urgência Básica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE não compromete a assistência à população, uma vez que se mantêm em funcionamento, 24h00 sobre 24h00, o Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, o Serviço de Urgência Pediátrica e o serviço de Urgência de Obstetrícia.

Importa realçar que no último mês de março o acesso da população aos serviços de urgência diminui de forma muito expressiva.

Comparativamente ao mês de março do ano de 2019, no mês de março de 2020  houve menos 4.554 atendimentos de doentes na totalidade das urgências no CHMT, EPE.

Apesar do decréscimo de atendimentos também na Urgência Pediátrica do CHMT, EPE, com menos 1.325 atendimentos em março de 2020, face março de 2019, o Conselho de Administração mantém o funcionamento desta Urgência Pediátrica nas 24/dia por ser a única Urgência Pediátrica no vastíssimo território da Região do Médio Tejo.

A prestação de cuidados assistências em todas as suas vertentes por parte do CHMT e no contexto da atual pandemia, far-se-á com a integração e preparação dos profissionais de saúde, dos várias grupos profissionais, o que permitirá manter de forma contínua a resposta assistencial a todos os doentes com situações clinicas mais frágeis, sem pôr em causa a concentração de esforços no combate ao Covid-19.

Segundo o CHMT, estes novos horários serão revertidos no momento em que seja possível, pois tão-só se manterão em vigor durante o atual plano de contingência devido à pandemia provocado pelo novo coronavírus.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Covid-19 | Solidariedade

02/04/2020

SES destaca «onda solidária» para combater a Covid-19

O Secretário de Estado da Saúde (SES), António Lacerda Sales, destacou a enorme «onda solidária individual e coletiva» da sociedade civil para robustecer a capacidade de resposta à pandemia provada pela Covid-19.

Na conferência de imprensa diária para fazer o ponto da situação da Covid-19 em Portugal, ocorrida na quarta-feira, dia 1 de abril, o governante deu como exemplo a Associação Portuguesa de Bancos que adquiriu, «há bem pouco tempo, cem ventiladores e cem monitores para o Serviço Nacional de Saúde».

O Secretário de Estado agradeceu também todo o trabalho voluntário que tem sido feito para dar resposta à epidemia e as diversas doações de equipamento de proteção individual.

Apelando à redução máxima dos contatos sociais, António Sales afirmou que «continua a ser crucial que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo» e que todos têm «a obrigação de fazer uma gestão criteriosa dos nosso recursos de saúde».

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Notícias