Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 20/04/2020: Relatório de Situação DGS, Norma DGS (Saúde Mental), DGAEP (Guia para a segurança e saúde em teletrabalho), Notícias

Relatório de Situação nº 049 | 20/04/2020

Relatório de Situação nº 049 | 20/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação.


Norma nº 011/2020 de 18/04/2020 – DGS

Norma nº 011/2020 de 18/04/2020

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Saúde Mental


17-04-2020 A DGAEP disponibiliza no mini site COVID 19 informação relativa à Segurança e Saúde no Trabalho.

Consultar a nova área informativa no mini site COVID-19:

  • Guia para a segurança e saúde em teletrabalho na administração pública

SICAD reforça Linha VIDA

20/04/2020

O período de atendimento foi alargado em duas horas por dia

O Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD) reforçou o funcionamento da Linha VIDA 1414, alargando o período de atendimento em duas horas diárias. A equipa de atendimento foi aumentada com mais três profissionais experientes, para uma maior eficácia nas respostas de aconselhamento e encaminhamento que incluem, agora, as dúvidas sobre a COVID-19 e os comportamentos aditivos e dependências.

O contacto pode, também, ser feito através de formulário disponível em www.sicad.pt/PT/Cidadao/LinhaVida/Duvidas/Paginas/default.aspx.

A Linha VIDA 1414 funciona de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00, é gratuita e tem como propósito responder a questões relacionadas com os comportamentos aditivos e dependências, com e sem substâncias, que sejam colocadas por cidadãoscom problemas, familiares e/ou amigos e também para técnicosda área.


Covid-19 | Cuidados intensivos

20/04/2020

Portugal tem taxa de ocupação dos cuidados intensivos de 54%

Portugal regista uma taxa de ocupação nos cuidados intensivos de 54%, anunciou esta segunda-feira o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, avançando que 66 ventiladores que chegaram a Portugal no domingo vão ser «de imediato» distribuídos por todo o país.

Na conferência de imprensa diária para divulgação do boletim epidemiológico da Covid-19, António Lacerda Sales afirmou que chegaram no domingo a Portugal 66 ventiladores vindos da China e que vão ser «distribuídos de imediato por todo o país».

Segundo o Secretário de Estado, 40 ventiladores vão ficar na região Norte e Centro e os restantes 23 vão ser distribuídos por unidades de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

O governante disse também que 63 dos ventiladores foram adquiridos pela Administração Central dos Sistemas de Saúde e os outros três pelas autarquias.

A repartição regional, explicou, é feita «de acordo com os critérios de distribuição definidos pela comissão de acompanhamento da resposta nacional em medicina intensiva», que é sempre feita com equidade.

«Portugal regista uma taxa de ocupação em unidade de cuidados intensivos de 54%», vincou o Secretário de Estado.

Estes 66 ventiladores fazem parte dos 508 que Portugal comprou à China para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde em cuidados intensivos.

Fonte: Lusa


Covid-19 | Equipamento de proteção

20/04/2020

Infarmed distribui proteções individuais a instituições sociais

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde vai levantar e distribuir, esta segunda-feira, 20 de abril, 49 paletes de equipamentos de proteção individual que se encontram à guarda do Laboratório Militar e têm como destino instituições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Em comunicado, o Infarmed refere que o evento vai contar com a presença dos Ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e da Defesa Nacional, João Cravinho, e da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

No âmbito do combate à pandemia Covid-19, cabe ao Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos o armazenamento, gestão e distribuição da Reserva Estratégica de Medicamentos em coordenação com o Infarmed que, em função das necessidades, dá indicação dos locais e das quantidades a abastecer.

Fonte: Lusa


Covid-19 | Comunicação de doentes

20/04/2020
idosa apoiada por pessoa

ULS Guarda recebe tablets para doentes internados comunicarem com familiares

A Fundação “la Caixa”, em estreita articulação com o Ministério da Saúde, ofereceu tablets à Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, com o objetivo de facilitar a comunicação de doentes internados (com Covid-19 e sem Covid-19, mas com doença avançada) que estão impossibilitados de receber visitas de familiares.

A gestão dos mesmos ficará ao cargo da Equipa de Apoio Psicossocial.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda > Notícias


Covid-19 | Testes diagnósticos

20/04/2020

Perto de 70% dos testes diagnósticos foram realizados em abril

Dos cerca de 249 mil testes de diagnóstico para Covid-19 efetuados desde o dia 1 de março, 68% realizaram-se em abril, revelou a Ministra da Saúde, na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia em Portugal, dia 19 de abril.

Marta Temido referiu que na última semana foram entregues 6,7 milhões de máscaras, o que demonstra a “intensificação dos testes diagnósticos nos últimos 19 dias”, referindo que desde 1 de abril a média diária de testes se situa nos 9.800.

Ainda sobre os testes de diagnóstico para Covid-19, a Ministra da Saúde afirmou que “o dia em que terão sido realizados mais testes terá sido na quarta-feira, com cerca 13.300 testes”.

“Relativamente a abastecimentos, Marta Temido disse que, “na última semana foram entregues 5,5 milhões de máscaras cirúrgicas e 1,2 milhões de máscaras respiradoras, as FFP2 e FFP3, para além de batas, toucas e outros equipamentos de proteção individual”. “As nossas maiores dificuldades estão agora na entrega de batas”, acrescentou.

Na lista de abastecimentos da última semana, Marta Temido referiu ainda a entrega de “900 mil kits de teste PCR e 334 mil zaragatoas”.

Sobre o SNS 24, a Ministra da Saúde referiu que a linha “continua a funcionar com regularidade”, tendo atendido no sábado 7.700 chamadas e tendo tido um “tempo médio de espera é de cerca de 28 segundos”, concluiu.


Covid-19 | Saúde Mental

19/04/2020

Informação relevante sobre Saúde Mental disponibilizada a partir de hoje

Numa época em que a Saúde Mental assume especial relevância no bem-estar global da população e das comunidades, o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional para a Saúde Mental disponibiliza, a partir de hoje, um microsite dedicado à área da saúde mental com toda a informação relevante sobre o tema.

No âmbito da atual situação de pandemia determinada pela COVID-19, esta ferramenta tem como objetivo facilitar o acesso a informação relevante sobre os recursos disponíveis e sobre a organização dos Serviços de Saúde Mental do Serviço Nacional de Saúde para responder às necessidades dos cidadãos. Nesta página online é possível encontrar os contactos dos serviços disponíveis por cada região. Existem, também, apoios telefónicos a estruturas e organismos externos ao Serviço Nacional de Saúde, como é o caso de autarquias, segurança social, lares de idosos, cuidados continuados ou estruturas regionais de apoio às vítimas de violência doméstica.

Além das perguntas e respostas relacionadas com a saúde mental, a página online dedica uma área aos profissionais de saúde com estratégias para a manutenção do bem-estar numa altura em que se podem estar a sentir sobrecarregados, que não estão a fazer tudo o que deviam, nem suficientemente bem, ou exaustos.

Pode consultar toda a informação disponível em: https://saudemental.covid19.min-saude.pt/