Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 22/04/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 051 | 22/04/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 051 | 22/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação.


Nova edição da newsletter com resumo da informação da área COVID-19

22 abr 2020

Está disponível nova edição da newsletter com o resumo da informação mais recentemente publicada na área COVID-19.
Clique na imagem para aceder.

Resumo da Informação COVID-19 22-04-2020

Covid-19 | SNS24 com nova funcionalidade

22/04/2020

Língua Gestual Portuguesa disponível para cidadãos surdos através do SNS24

Os cidadãos surdos já dispõem de uma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS24. Esta linha entrou em funcionamento esta terça-feira, 21 de abril, e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.

O site do SNS24 dispõe já de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.

De sublinhar que o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de cada pessoa.

Além de garantir o acesso destes cidadãos a esta linha, esta funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.

Atualmente,  está disponível um canal de conversação no site do SNS24,que funciona através de uma caixa de chat online. A videochamada será, assim, um novo recurso ao dispor das pessoas surdas.

A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

O Governo tem vindo a desenvolver trabalho na inclusão das pessoas surdas, como é o caso da linha de emergência 112, que ficou acessível a estes cidadãos na anterior legislatura.

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, sublinha que esta é uma “iniciativa muito importante para estas pessoas, que agora poderão aceder de forma plena a este serviço. O Governo continua empenhado em garantir que os cidadãos surdos disponham de acessibilidade aos restantes serviços públicos”.

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destaca ainda que “a disponibilização desta nova ferramenta vem reforçar aquele que é o espírito do próprio SNS: prestar um serviço de qualidade e equidade, acessível a todos os cidadãos, que não deixa ninguém para trás”.

Lisboa, 22 de abril de 2020


Covid-19 | Testes rápidos

22/04/2020

Hospital de São João começou a fazer testes rápidos de diagnóstico

O Hospital de São João, no Porto, começou a fazer testes moleculares rápidos (cerca de 50 minutos) de diagnóstico à infeção por Covid-19, num esquema de «disponibilidade limitada» e por prioridades definidas, revelou esta quarta-feira o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

O Serviço de Patologia Clínica do CHUSJ começou na terça-feira a realizar testes «de biologia molecular para o diagnóstico da infeção pelo SARS-CoV-2, que possuem um tempo de execução significativamente mais rápido» do que «o teste clássico», estando em causa «cerca de 50 minutos, a acrescer ao tempo de colheita, transporte, processamento da amostra e validação do resultado», explica-se em comunicado.

Este teste rápido vai ser usado nos doentes dos serviços de urgência (adultos, pediatria ou obstetrícia/ginecologia) que «necessitem de procedimento urgente» ou que tenham «suspeita de infeção» por Covid e «critérios de internamento», bem como, quando se justifique a «doentes internados em que surja a suspeita» de infeção pelo novo coronavírus.

«A disponibilidade destes testes é de momento limitada, pelo que importa, neste contexto, definir prioridades para o seu uso», justifica o CHUSJ.
Foram definidas como «situações em que será utilizado o teste molecular rápido de diagnóstico» os casos de doentes do Serviço de Urgência «a necessitar de procedimento urgente (potencialmente gerador de aerossol) em que seja clinicamente aceitável aguardar o tempo expectável de realização do teste».

Exemplos disso são, de acordo com o CHUSJ, casos de «cirurgia com anestesia geral ou loco-regional, endoscopia digestiva, broncofibroscopia, mulher em trabalho de parto, entre outros».

«Em situações em que não seja possível esperar pelo resultado do teste, o procedimento será realizado com EPI [Equipamento de Proteção Individual] adequado ao risco clínico, de acordo com as recomendações da UPCIRA [Unidade Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos]», acrescenta o CHUSJ.

No caso dos testes rápidos usados para diagnosticar doentes do Serviço de Urgência (adultos, pediatria, obstetrícia/ginecologia) «com suspeita de infeção por SARS-CoV-2 e critérios de internamento», o hospital explica que a intenção é «evitar o internamento em coorte [grupo de pessoas] de suspeitos (medicina intensiva ou enfermaria)».

Os rastreios rápidos vão também ser aplicados a doentes internados «em que surja a suspeita de Covid-19» e se «justifique a realização de teste diagnóstico de forma a minimizar o tempo de isolamento de contacto e de gotícula» num «ambiente onde se encontram doentes sem infeção por SARS-CoV-2».

De acordo com o CHUSJ, nestes testes, «a colheita da amostra com zaragatoa é realizada nos mesmos moldes que para o teste clássico».

Fonte: Lusa


Covid-19 | Equipamento de imagiologia

22/04/2020

Unidade Hospitalar de Bragança dispõe de um novo raio-X portátil

A Unidade Local de Saúde do Nordeste dispõe de um novo raio-X portátil e de um Sistema de Aquisição Digital de Imagem Direta, que permite reforçar o Serviço de Imagiologia e melhorar a resposta nesta área aos utentes do distrito de Bragança.

Este equipamento, instalado dia 20 de abril, na Unidade Hospitalar de Bragança, foi doado pelas Juntas de Freguesia do concelho de Bragança, no âmbito da pandemia de Covid-19, tendo em vista o aumento da capacidade de resposta das unidades de saúde relativamente às necessidades adicionais da população associadas à atual situação epidemiológica.

O raio-X portátil dispõe de um sistema moderno, de utilização fácil e com capacidade extra de flexibilidade. Por sua vez, o Sistema de Aquisição Digital de Imagem Direta, sem fios, é uma tecnologia inovadora, que permite produzir imagens com elevada definição e enviá-las diretamente para o processo clínico do doente. Este sistema adapta-se a qualquer sistema de raio-X convencional, funcionando com qualquer tipo de aparelho, quer seja fixo ou portátil. E conta ainda com uma consola portátil, com o mesmo software e funções de uma estação fixa, que pode ser acoplada ao aparelho de raio-X portátil.

Estes equipamentos, que representam um investimento na ordem dos 50 mil euros, são essenciais no tratamento de doentes que necessitam de realizar exames radiológicos, entre os quais doentes com infeções respiratórias graves, pelo que têm uma importância vital perante a atual pandemia de Covid-19.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Nordeste > Notícias


Covid -19| Contacto com familiares

22/04/2020

São João disponibiliza tablets e smartphones para usufruto dos doentes internados

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) divulga que vão ser disponibilizados tablets e smartphones aos utentes internados CHUSJ, como meio de reduzir o impacto das medidas restritivas criadas pela pandemia Covid-19, obrigando a um isolamento social com a ausência de visitas a doentes internados.

Esta iniciativa contou com o apoio das empresas Decunify e iSystems que de forma solidária ofereceram os dispositivos ao CHUSJ.

O Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação do CHUSJ preparou os equipamentos para que pudessem ser cedidos pelo Serviço Clínico ao utente internado, em que é disponibilizado um tablet ou smartphone para videochamada utilizando as aplicações Skype ou Whatsapp para que os doentes possam manter o contacto com os seus familiares.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias