Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 28/04/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 057 | 28/04/2020

Relatório de Situação nº 057 | 28/04/2020

Relatório de Situação nº 057 | 28/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


DGS participa no workshop da Joint Action SHARP sobre colaboração multissetorial no âmbito da preparação e resposta a emergências de Saúde Pública

DGS participa no workshop da Joint Action SHARP

 A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP), participa no workshop da Joint Action SHARP, a decorrer, dia 28 e 29 de abril sobre colaboração multissetorial no âmbito da preparação e resposta a emergências de Saúde Pública. A DGS participou, também, na organização do workshop, em conjunto com o Rijksinstituut voor Volksgezondheid en Milieu (RIVM, Holanda).

Este workshop tem como finalidades: melhorar a compreensão do estado atual da colaboração multissetorial em contextos nacionais e recolher ferramentas e instrumentos internacionais relevantes relativos à preparação e resposta multissetoriais.

A Joint Action europeia SHARP (Strengthened International HeAlth Regulations and Preparedness in the EU) foi implementada, em abril de 2019, para reforçar a implementação do Regulamento Sanitário Internacional e a preparação e resposta a ameaças sanitárias. Esta Joint Action conta com a participação de 30 países, sendo que Portugal participa em diferentes Grupos de Trabalho.

This conference, was funded by the European Union’s Health Programme (2014-2020).


Covid-19 | Testes de despistagem

28/04/2020

Laboratório de Patologia Clínica do CHUCB aumenta capacidade de testagem

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) e o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior assinaram um protocolo para a realização de testes de despistagem da Covid-19, junto da população mais vulnerável da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Resultante desta parceria, o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e o CHUCB criaram nas instalações do Hospital Pêro da Covilhã, que integra o CHUCB, uma sala laboratorial, dedicada exclusivamente à análise das amostras provenientes do centro móvel de colheitas da Cova da Beira (drive-through), e de estruturas residenciais para idosos e serviços de apoio domiciliário da região, o que irá permitir o aumento considerável da capacidade de testagem da população e de mitigação da pandemia.

Após análise das amostras por parte dos técnicos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o processo é finalizado com a validação dos testes pelos médicos patologistas do CHUCB, sendo também por estes efetuado o registo dos resultados, no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Comitiva governamental visita Laboratório de Patologia Clínica

No âmbito da assinatura do protocolo, iniciativa apoiada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, uma comitiva governamental visitou, no passado dia 24 de abril, as instalações do Laboratório de Patologia Clínica do CHUCB.

Composta por Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e ainda os secretários de Estado João Paulo Rebelo (Juventude e Desporto) e Isabel Ferreira (Valorização do Interior) a comitiva foi recebida no hospital pelo Presidente do CHUCB, João Casteleiro, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, pelo Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, pelo Reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, pela Vice-Presidente da FCS, Ana Paula Duarte e pela responsável do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior , Sílvia Socorro.

Visite:

CHUCB – http://www.chcbeira.pt/


Covid-19 | HESE e Exército colaboram

28/04/2020

Com o objetivo de criar uma unidade de internamento

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) estabeleceu uma parceria com o Exército, com o objetivo de criar uma Unidade de Internamento em instalações da Unidade de Saúde Militar de Évora, no âmbito do atual estado de emergência e do combate à Covid-19.

A nova Unidade de Internamento destina-se a doentes já com alta clínica e que aguardam vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

De acordo com o HESE, até ao momento, foram transferidos seis doentes os quais contam com o apoio de equipas de enfermagem e de assistentes operacionais.

«O Hospital do Espírito Santo de Évora salienta e o Centro de Saúde Militar de Évora, antigo Hospital Militar, têm um histórico de excelentes relações institucionais e a proximidade entre as instalações destas instituições é também uma mais-valia para a população», salienta o hospital.

Para saber mais, consulte:

HESE > Notícia


Covid-19 | Apelo à vacinação

28/04/2020

Secretário de Estado da Saúde reitera pedido de vacinar as crianças

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, reiterou o apelo aos pais para que «não descurem a vacinação» das crianças, bem como às pessoas com doenças crónicas para que «não deixem de procurar os cuidados médicos de que necessitam».

Na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia da Covid-19 em Portugal, António Lacerda Sales afirmou que «inicia-se agora um processo de recuperação de confiança das pessoas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e temos apelado aos pais que não descurem a vacinação dos filhos e às pessoas com doenças crónicas que não deixem de procurar os cuidados médicos de que necessitam para manter as suas patologias controladas».

O Secretário de Estado lembrou que desde a identificação dos primeiros casos Covid-19 em Portugal, em 2 de março, «o SNS já se vinha a preparar para a pandemia», tendo «adaptado a sua resposta às diferentes fases epidemiológicas num processo flexível, dinâmico, proporcional e transversal».

O governante salientou, ainda, que a «criação de circuitos Covid e não-Covid dentro das unidades de saúde foi determinante», mas «não podemos ignorar que toda a atividade assistencial foi afetada por esta pandemia.»

«Sem ter a situação estabilizada no âmbito da propagação do novo coronavírus, não se consegue dar uma resposta adequada às outras patologias”, referiu o António Lacerda Sales.

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > Conferência de imprensa 28/04/2020


Covid-19 | Saúde Mental

28/04/2020

Ansiedade e insónia lideram contactos das linhas de apoio da ARSLVT

Mais de um mês após ter início a intervenção em Saúde Mental em contexto de catástrofe, o Gabinete de Crise da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) faz um balanço positivo da operação.

Desde 15 de março que, no âmbito da pandemia de Covid-19, foram criadas consultas específicas de apoio aos utentes e profissionais de saúde dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Cuidados de Saúde Primários e Serviços de Psiquiatria estão envolvidos de forma articulada, numa intervenção em que todos os grupos profissionais da saúde dão respostas locais e de continuidade, permitindo o acompanhamento regular, da forma necessária e a quem dela precisa.

Ansiedade, insónia e manifestações somáticas do stress e ansiedade são as manifestações mais relatadas por aqueles que recorrem a este serviço. «O nosso mundo mudou e há uma grande incerteza quanto ao futuro. É normal ter medo, mas o importante é tentar encontrar estratégias para lidar com ele», acrescenta Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARSLVT.

De acordo com a psiquiatra, «apesar de utentes e profissionais estarem a demonstrar grande resiliência, estas consultas são fundamentais e neste primeiro mês foram acompanhadas centenas de profissionais e milhares de utentes».

Os utentes da região que nesta fase sintam necessidade de apoio em Saúde Mental devem solicitá-lo junto dos seus centros de saúde, preferencialmente através de contacto telefónico e de email.

A intervenção em Saúde Mental na Região de Lisboa e Vale do Tejo inclui ainda todo um trabalho de articulação em termos regionais com a Saúde Pública, a área das Dependências, os Cuidados Continuados, bem como na área da Violência Doméstica e Núcleos de Apoio a crianças e jovens.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT – http://www.arslvt.min-saude.pt


Covid-19 | CHMT Unidade de Apoio

28/04/2020

Nova área em Abrantes só para utentes de lares que testem positivo à Covid-19

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) criou uma área no Hospital de Abrantes destinada a receber idosos que testem positivo à Covid-19, que estejam assintomáticos e cujos lares não consigam assegurar o isolamento profilático.

De acordo com o centro hospitalar, a nova área, designada Unidade de Apoio à Covid-19, que tem capacidade para acolher 26 utentes, vai funcionar «como reserva estratégica para o distrito de Santarém» e conta com o «apoio de uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos, assistente social e, se necessário, psicólogo».

Esta medida pretende colmatar as dificuldades que algumas instituições residenciais e lares de idosos têm em isolar casos positivos por SARS-Cov2. «Elimina-se, assim, o risco de transmissão da doença a outros residentes ou funcionários dessas mesmas instituições, evitando-se uma eventual contaminação alargada», revela o CHMT.

A referenciação dos utentes para esta nova Unidade de Apoio à Covid-19 é realizada pela Segurança Social do Distrito de Santarém, sob o comando operacional da Proteção Civil Distrital de Santarém, que fará o encaminhamento dos idosos das instituições para o CHMT.

Com uma área de influência que engloba 15 concelhos, servindo uma população de cerca de 266 mil habitantes, o Centro Hospitalar do Médio Tejo integra três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Covid-19 | Programa Eu e os Outros

28/04/2020

SICAD cria história sobre situação de confinamento resultante da pandemia

Criado em 2007, o Programa Eu e Outros promovido pelo Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD) tem como objetivo a prevenção universal dos problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas. Neste programa, as substâncias são abordadas de uma forma integrada com outras temáticas ligadas ao dia-a-dia dos adolescentes.

Agora, o SICAD criou uma nova história, de livre acesso, dirigida em especial à situação de confinamento resultante da pandemia pela Covid-19, cruzando-a com os riscos associados aos comportamentos aditivos.

Esta história estará disponível a partir do site do SICAD, podendo servir de base a uma sessão de jogo em família, a uma aula sobre o tema ou até como suporte ao apoio psicológico online proporcionado por alguns técnicos.

Neste programa, as histórias são contadas através de um texto que segue rumos diferentes, consoante as escolhas de quem o lê. Foram construídas várias histórias, cada uma com um personagem diferente, que abordam temas ligados à adolescência. O leitor deve explorar a história colocando-se no lugar do personagem principal e pensando «o que é que ele faria nesta situação».

Para saber mais, consulte:

SICAD > Eu enfrento o Covid com os Outros


Inquérito Serológico Nacional

28/04/2020
INSA_Sede651

Arranca em maio a primeira fase do estudo para conhecer a imunidade dos portugueses ao novo coronavírus

A primeira fase do inquérito piloto para conhecer o nível de imunidade ao novo coronavírus em Portugal vai arrancar já em maio e envolve 2.070 pessoas, entre as quais 350 crianças até aos 10 anos. De acordo com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA) a amostra desenhada pretende representar a população portuguesa de todas as idades de modo a obter estimativas nacionais, estratificadas por região de saúde e por grupos etários específicos.

O inquérito sorológico tem como finalidade conhecer a percentagem de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2. Os investigadores do INSA consideraram que seria “muito importante” estudar também “as crianças abaixo dos 10 anos porque é um grupo que não tem sido muito atingido por esta pandemia e, portanto, importa perceber se isso se reflete no maior tipo de anticorpos ou não”. O estudo conta com a colaboração de uma rede de cerca de 120 laboratórios de análises clínicas ou hospitais parceiros do projeto.

O INSA irá realizar uma série de estudos transversais, de acordo com a evolução da epidemia de modo a monitorizar a evolução do nível de anticorpos contra SARS-CoV-2 na população portuguesa.