Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 29/04/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 058 | 29/04/2020

Relatório de Situação nº 058 | 29/04/2020

Relatório de Situação nº 058 | 29/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Nova edição da newsletter com resumo da informação da área COVID-19 – Infarmed

29 abr 2020

Está disponível nova edição da newsletter com o resumo da informação mais recentemente publicada na área COVID-19.
Clique na imagem para aceder.

Resumo da Informação COVID-19 28-04-202

Covid-19| Efeitos nas crianças

29/04/2020

Portugal sem casos de crianças com reação inflamatória rara

Em Portugal não foram registados casos de crianças com reação inflamatória rara no seguimento da Covid-19, revelou hoje a Diretora-Geral da Saúde, assegurando que autoridades de saúde mantêm-se atentas à situação verificada noutros países.

«Os pediatras acompanham esta situação, os médicos em geral, mas até à data não temos reporte de se ter verificado algumas destas situações em Portugal”, disse Graça Freitas no decurso da conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a pandemia em Portugal.

Estas declarações surgiram após notícias hoje divulgadas pela imprensa internacional, revelando que as sssociações de pediatria do Reino Unido, da Itália e de Espanha pediram aos médicos para estarem atentos a crianças que apresentem uma condição inflamatória rara porque a doença pode estar ligada ao novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Até ao momento, as crianças estão entre o grupo menos afetado pelo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde admitiu estar a tentar reunir mais informações sobre qualquer síndrome em crianças relacionada com o coronavírus através da sua rede global de médicos.


Covid-19 | Diagnóstico Laboratorial

29/04/2020

Laboratório da ULS Castelo Branco certificado para realizar testes

O Serviço de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco passou, no dia 26 de abril, a pertencer à Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da Covid-19.

O Serviço foi considerado apto, após realização de um ensaio inter-laboratorial em que foram processadas amostras de resultado desconhecido enviadas para o Laboratório de Referência Nacional – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

No Serviço de Patologia Clínica já estão a ser realizados testes para a deteção do vírus SARS-CoV-2, «pela metodologia de referência de rtPCR em tempo real, sendo previsível um aumento gradual do número de amostras processadas diariamente até à completa internalização das amostras recolhidas na área de Influência da ULS», revela a unidade hospitalar em comunicado divulgado.

Por outro lado a plataforma de diagnóstico molecular rápido GeneXpert® permite já adaptação da capacidade diagnóstica às situações clínicas de maior urgência, avança ainda a ULS de Castelo Branco.

O diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2 é realizado em laboratórios hospitalares da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico do SARS-CoV-2, na rede complementar de laboratórios privados, laboratórios de Universidades e Centros de Investigação, bem como noutros laboratórios habilitados para o efeito.

Para saber mais, consulte:

ULS de Castelo Branco > Notícias


Covid-19 | Violência Doméstica

29/04/2020

Proteção dos mais vulneráveis é uma das preocupações do Governo

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje, na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, que uma das preocupações do Governo é a proteção dos mais vulneráveis e que a violência doméstica não pode ficar esquecida em tempos de Covid-19.

António Lacerda Sales explicou que a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, em parceria com o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), está a desenvolver, desde o início de março, um plano de contingência de prevenção e de combate à violência doméstica em contexto de Covid-19.

A rede de casas de abrigo tem estado em funcionamento, cumprindo as regras de isolamento e distanciamento social, tendo acolhido, entre 6 e 27 de abril, 50 vitimas, afirmou o Secretário de Estado.

Adicionalmente, existem atualmente três linhas de apoio que, desde 19 de março, já receberam 308 pedidos de ajuda.

António Lacerda Sales sublinhou que em Portugal não existe um aumento do número de participações por violência doméstica e que as forças de segurança até detetaram um decréscimo em 39% relativamente ao mesmo período do ano passado, «o que nos compromete ainda mais na urgência de dar outras respostas».

A Coordenadora do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde, Daniela Machado, também presente na conferência, lembrou que a violência doméstica é um problema transversal a toda a sociedade, com elevados custos económicos e sociais.

A responsável afirmou que existem 452 equipas multidisciplinares (constituídas por psicólogos, médicos, técnicos de serviços social, enfermeiros) em todo o SNS, distribuídos nos cuidados de saúde primários e hospitalares em todo o país.

Daniela Machado lembrou que a Saúde pode ser uma porta de entrada para quem precisa de ajuda nesta área e que a vigilância por parte das equipas tem sido reforçada.

Afirmou também que está em curso uma orientação, que sairá em breve, acerca da abordagem das situações de violência, com criação de um algoritmo simples que permitirá a detenção precoce e encaminhamento para a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica.

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > 

Covid-19 | Retoma de consultas

29/04/2020

Hospital de Santo António no Porto vai retomar atividade programada

O Hospital de Santo António, inserido no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), vai retomar a atividade programada na próxima segunda-feira, dia 4 de maio.

O Diretor da consulta externa do CHUP, Fernando Castro Poças, afirmou à agência Lusa que os espaços físicos dedicados à consulta externa estão a ser “adaptados” com o objetivo de “ser assegurado um correto distanciamento social”.

A redução do número de admissões de doentes em simultâneo, bem como do número de doentes em espera nas diferentes salas, são outras das medidas preparadas. Já em todas as entradas dos edifícios será feito inquérito ao estado de saúde e medição da temperatura corporal.

Nas consultas só será permitida a entrada do doente, com exceção de crianças, adolescentes, pessoas com demências, doenças psiquiátricas ou com dificuldades de comunicação ou de locomoção, e ainda das que foram consideradas imprescindíveis pelo clínico.

O plano do CHUP inclui ainda a intensificação de protocolos de referenciação e de teleconsultas com os Agrupamentos de Centros de Saúde e a realização de consultas em novos gabinetes.

Para saber mais:

Centro Hospitalar Universitário do Porto > https://www.chporto.pt/


Covid-19 | Atividade programada

29/04/2020

CHTMAD recupera gradualmente atividade programada não-Covid

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) alocou mais tempos cirúrgicos no bloco operatório para a atividade programada e vai proceder, em meados de maio, à remarcação de consultas presenciais e ao reforço das teleconsultas, revelou o Conselho de Administração à agência Lusa.

O CHTMAD tem planeado o aumento da atividade clínica não urgente, de forma gradual e faseada, já a partir da próxima semana. Esta semana já foram alocados no bloco operatório mais tempos cirúrgicos para a atividade programada, no sentido da «recuperação progressiva».

No que diz respeito às consultas externas, a partir de meados de maio proceder-se-á à remarcação de consultas presenciais e também a um reforço de consultas não presenciais, o que, conjuntamente com a alteração da disposição física das cadeiras nas salas de espera, permitirá evitar a aglomeração de utentes.

O centro hospitalar explicou que «a definição das prioridades neste agendamento é realizada, em cada especialidade, de acordo com critérios clínicos».

O CHTMAD tem ainda definidos os circuitos para os doentes Covid-19 e não Covid-19, sendo asseguradas todas as condições de segurança quer para doentes, quer para profissionais. Será também dada «atenção à sensibilização para o uso das máscaras e dos dispositivos de desinfeção das mãos».

Visite:

CHTMAD – http://chtmad.com/


Covid-19 |Saúde e Trabalho

29/04/2020

DGS lança manual com as principais medidas de prevenção nas empresas

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através da Equipa do Programa Nacional da Saúde Ocupacional elaborou um manual com o objetivo de sistematizar as principais medidas de prevenção da Covid-19 que o empregador deve assegurar nos locais de trabalho, visando garantir o funcionamento das empresas/estabelecimentos e, simultaneamente, evitar o absentismo ao trabalho, a doença e as perdas económicas e de produção.

A pandemia da Covid-19 transformou o mundo laboral e trouxe profundas e rápidas mudanças no mercado de trabalho, nos modelos de negócio e na organização e gestão do trabalho. Assim, entendeu a DGS ser fundamental adotar medidas de prevenção da Covid-19 nos locais de trabalho que permitam (con)viver e trabalhar com saúde, segurança e bem-estar, até existir uma vacina ou um medicamento específico para esta doença.

Para saber mais, consulte:

DGS > Saúde e Trabalho – Medidas de prevenção da COVID-19 nas empresas


Covid-19 | Recursos humanos

29/04/2020

Governo contratou 1.864 profissionais de saúde para reforçar o SNS

Foram contratados 1.864 profissionais de saúde para reforçar o Sistema Nacional de Saúde (SNS) durante a epidemia de Covid-19, de acordo com o relatório sobre o segundo período do estado de emergência, divulgado hoje, 29 de abril.

Este documento, elaborado pelo Governo e entregue à Assembleia da República, revela que foram contratados 76 médicos, 618 enfermeiros, 896 assistentes operacionais, 124 assistentes técnicos, 10 farmacêuticos, 113 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e 27 técnicos superiores.

De acordo com o relatório, na fase de mitigação da pandemia exige-se a máxima mobilização de meios e recursos do SNS na abordagem de pessoas com suspeita de Covid-19 e na prestação de cuidados aos doentes infetados pelo novo coronavírus.

Assim, e para garantir que os serviços e estabelecimentos que integram o SNS se mantêm em pleno funcionamento, dispondo de todos os profissionais de saúde que se revelem necessários e indispensáveis, foi consagrado um regime excecional em matéria de recursos humanos, que possibilita a celebração de contratos de trabalho a termo resolutivo certo, por um período de 4 meses, podendo ser renovados por iguais períodos.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Relatório sobre a aplicação da 2.ª declaração do estado de emergência – 3 de abril de 2020 a 17 de abril de 2020


Covid-19 | Reação a medicamentos

29/04/2020

Infarmed apela à notificação de reações adversas a medicamentos

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e a Agência Europeia do Medicamento alerta os doentes com Covid-19, confirmada ou suspeita, para a importância de notificar a suspeita de reação adversa (RAM) ocorrida em associação com a toma de qualquer medicamento.

De acordo com o comunicado do Infarmed, esta notificação deve ser feita quer para os medicamentos para tratar a Covid-19, bem como para os medicamentos que toma habitualmente para tratar doenças crónicas pré-existentes.

O Infarmed lembra que o conhecimento sobre o novo vírus ainda é incompleto, desconhecendo-se possíveis interações medicamentosas que possam estar a ocorrer com a terapêutica destes doentes.

As informações fornecidas pelos doentes e profissionais de saúde, através das notificações de RAM, contribuirão para aumentar o conhecimento gerado pelos ensaios clínicos e por outros estudos, pelo que se reforça a importância de ser notificada diretamente ao Sistema Nacional de Farmacovigilância qualquer suspeita.

Os doentes devem falar com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico, se tiverem dúvidas sobre a suspeita de ocorrência de alguma reação adversa.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Circular Informativa N.º 089/CD/550.20.001