Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 30/04/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 059 | 30/04/2020

Relatório de Situação nº 059 | 30/04/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 059 | 30/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Máscaras FFP2

30/04/2020

Portugal tem mais de sete milhões de máscaras para profissionais de saúde

Portugal tem atualmente cerca de 7,1 milhões de máscaras FFP2 para profissionais de saúde, adiantou hoje o Secretário de Estado Saúde, António Sales, na conferência diária sobre a pandemia Covid-19 em Portugal.

“Relativamente às máscaras, temos uma encomenda de 12,3 milhões de máscaras FFP2. Destas, foram já entregues cerca de 5,2 milhões”. “Pensamos que é um número que nos deixa confortáveis”, afirmou o Secretário de Estado Saúde.

Em resposta aos jornalistas, António Sales acrescentou, ainda, que as medidas de aquisição são “progressivas” pelo que poderão ser adquiridas mais máscaras “se houver algum défice ou falha”.

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > Conferência de imprensa 30/04/2020


Covid-19 | Medidas de prevenção

30/04/2020

Fim do estado de emergência obriga a alerta redobrado

O Secretário de Estado Saúde, António Lacerda Sales, afirmou, na conferência de imprensa de hoje sobre o ponto de situação da pandemia Covid-19 em Portugal, que o mês de maio «é determinante» na luta contra a doença provocada pelo novo coronavírus.

«Com o desconfinamento progressivo temos responsabilidades acrescidas de seguir ainda de forma mais premente as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS)», alertou António Lacerda Sales, lembrando que no microsite Covid-19 e nas redes sociais institucionais existem diversos materiais que demonstram o comportamento a ter em casa, transportes, locais públicos fechados, entre outros.

O Secretário de Estado da Saúde afirmou que «é importante que as pessoas tenham em linha de conta que as máscaras não as protegem se não forem usadas corretamente e se não forem seguidas as regras de higienização das mãos, que não deixam de vigorar com o fim do estado de emergência».

António Lacerda Sales disse que já foram emitidos 202 certificados para permitir a produção nacional de máscaras de proteção, 71 dos quais para produção de máscaras comunitárias, 46 destas reutilizáveis. Até ao momento, sublinhou, existem 60 empresas certificadas para produzir máscaras.

O governante salientou que as máscaras, «sendo importantes, não anulam a importância das restantes medidas com vista e evitar novas infeções».

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, lembrou que o «desconfinamento não nos isenta de continuarmos a seguir medidas de prevenção e controlo da infeção», acrescentando que é precisa muita atenção às características distintas das máscaras comunitárias, porque existem algumas de uso único e outras reutilizáveis.

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > Conferência de imprensa 30/04/2020


Covid-19 | CHL facilita contacto

30/04/2020

Todos os utentes internados podem receber ou fazer videochamadas

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai disponibilizar aos doentes, famílias e cuidadores ferramentas digitais que lhes permitam contactar entre si, «já que não é possível estarem juntos», revela o centro hospitalar.

O CHL tem ao dispor de todos os doentes internados telefones portáteis e equipamentos informáticos (tablets) que permitem a realização de videochamadas.

«Esta possibilidade visa minimizar o impacto das medidas tomadas que impedem a permanência de acompanhantes e a realização de visitas, permitindo que todos os doentes internados, seja em que serviço for, possam contactar as suas famílias, através de telefone ou videochamada, reduzindo assim a preocupação, o stresse e ansiedade provocados pela separação», destaca o centro hospitalar.

O objetivo é, assim, apoiar as famílias e cuidadores de doentes que enfrentam uma situação única por restrição de contacto imposto pela pandemia da Covid-19, ou por não poderem estar em contacto direto com o seu familiar doente e com as equipas assistenciais, dotando os profissionais de saúde de ferramentas de comunicação, de modo a aliviar o sofrimento de doentes e familiares.

Os equipamentos, doados pelas empresas Incentea, Altice, e pela Fundação La Caixa,  estão disponíveis no Hospital de Santo André, no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, revela ainda o centro hospitalar.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Covid-19 | Consultas presenciais

30/04/2020

CHULN quer aumentar em 50% as consultas presenciais em maio

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) pretende aumentar em 50% o número de consultas presenciais a serem realizadas em maio, tendo em conta a estabilidade na evolução da epidemia no nosso país e o melhor interesse da preservação da saúde dos portugueses.

De acordo com o comunicado divulgado pelo CHULN, “o objectivo é promover um crescimento cauteloso e progressivo, cumprindo um rigoroso plano de segurança para evitar contágios”.

Entre as medidas que vão ser adotadas destaca-se uma triagem pela equipa de enfermagem, ao doente e ao acompanhante – sempre que a sua presença seja imprescindível –, que constará da avaliação da temperatura corporal e realização de inquérito sintomático e de risco epidemiológico, em todos os espaços de consulta, antes da admissão do doente e da entrada na sala de espera.

Na convocatória aos doentes, feita pelo telefone, serão também reforçadas as regras da consulta: desincentivar a presença de acompanhante, admitindo exceções por incapacidade física ou por limitações na capacidade de comunicação com o médico, a admissão na consulta com apenas com 30 minutos de antecedência e a recusa de doentes que não se encontrem presentes na consulta à hora marcada.

Em abril, o CHULN efetuou uma média de 1.600 consultas diárias, entre presenciais e à distância, tendo realizado mais de 35 mil consultas, das quais cerca de 13 mil foram presenciais.

Visite:

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte  – http://www.chln.min-saude.pt/


Covid-19 | Atividade assistencial

30/04/2020

Centro Hospitalar de Leiria retoma gradualmente atividade assistencial

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deu início à retoma gradual da atividade assistencial não urgente, garantindo que se mantém a segurança de profissionais e utentes nesta nova fase.

Assim, no dia 28 de abril, o Serviço de Urgência Geral regressou à sua localização habitual, onde até agora funcionava em exclusivo a Urgência Covid-19, libertando o espaço da Consulta Externa, Medicina Física e de Reabilitação e Cirurgia de Ambulatório, unidades que foram totalmente desinfetadas e higienizadas por equipas especializadas da Guarda Nacional Republicana, no âmbito de um protocolo com a Proteção Civil.

Até esta quinta-feira, 30 de abril, são também repostas as equipas de enfermagem e as equipas médicas com escalas na Urgência, que regressam aos seus serviços de origem, são restruturados os serviços de internamento, e são libertados os gabinetes da Consulta Externa ocupados com as colheitas do Serviço de Patologia Clínica.

A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de maio, serão retomadas as marcações de primeiras consultas presenciais, bem como o agendamento das consultas subsequentes sem a presença do doente, por telefone, nas situações em que esta opção seja possível. As consultas serão realizadas de forma descentralizada, nas três unidades do CHL – Leiria, Pombal e Alcobaça – e serão remarcados os exames de diagnóstico e terapêutica desmarcados por causa da Covid-19.

A partir desta data passarão também a ser realizadas cirurgias convencionais e de ambulatório no bloco operatório central e no bloco operatório da Cirurgia de Ambulatório do Hospital de Santo André. As cirurgias serão igualmente retomadas no bloco operatório do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, aumentando em duas vezes e meia a capacidade instalada antes da pandemia da Covid-19.

O plano de retoma gradual da atividade assistencial será avaliado ao fim de 15 dias de forma a definir a abordagem a adotar no mês de junho.

Para saber mais, consulte:

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Covid-19 | CHTS retoma atividade programada

30/04/2020

Centro hospitalar retoma atividade suspensa, reforça valências e assegura comunicação de doentes internados

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) divulga o reforço de mais valências em Amarante, com a retoma nas próximas semanas da atividade suspensa, devido à Covid-19.

O CHTS, que serve uma população de cerca de 520 mil pessoas, localizadas em 12 concelhos de quatro distritos, integra o Hospital de São Gonçalo, em Amarante, e o Hospital Padre Américo, em Penafiel.

De acordo com o centro hospitalar, as cirurgias de ambulatório do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, subiram das 2.738 realizadas em 2015, para as 6.219 feitas em 2019.

A informação foi divulgada esta quarta-feira, dia 29 de abril, data em que o centro hospitalar assinalou o 7.º aniversário do Hospital de São Gonçalo, com o registo do que tem sido a «crescente intervenção deste hospital na atividade de todo o CHTS».

De acordo com os dados, relativamente à unidade de Amarante, os doentes saídos de internamento (agudos) subiu dos 1.721, em 2015, para os 1.985, em 2019.

Ao nível das consultas médicas, a evolução no mesmo período foi das 45.886 para as 52.445.

«Gradualmente e de modo consolidado, o Hospital de São Gonçalo tem vindo a ser incluído no roteiro da atividade do CHTS, nas mais diversas valências, havendo cada vez mais especialidades que ali realizam consultas e outros procedimentos», revela o centro hospitalar, em comunicado.

O CHTS revela que para este ano está previsto o reforço de atividades na unidade de Amarante, dando sequência ao que ocorreu em 2019, com a abertura do polo da clínica do pé diabético e as consultas diferenciadas de pediatria.

Covid – 19: Videochamadas encurtam distâncias

De acordo com o comunicado, a atribuição de tablets «consolida possibilidade de videochamadas entre doentes e familiares impedidos de visitar durante pandemia Covid-19».

O centro hospitalar destaca que, recentemente, e «em pleno período de pandemia, se começaram a realizar videochamadas entre os doentes e os familiares que estavam impedidos de fazer visita, situação que se vai agora consolidar ainda mais com a atribuição de tablets para que em cada ala haja essa solução ainda mais disponível, para melhoria da humanização na prestação dos cuidados».

Para saber mais, consulte:

CHTS – http://www.chts.min-saude.pt/