Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 05/05/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 064 | 05/05/2020

Relatório de Situação nº 064 | 05/05/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 064 | 05/05/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19| Testes a funcionários de lares

05/05/2020

Centro Hospitalar de Leiria está a colaborar com a Comunidade Intermunicipal

O laboratório de patologia clínica do Hospital de Santo André está a colaborar com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) na realização dos testes a cerca de 3.000 funcionários de lares, aumentando a capacidade de resposta.

«As equipas dos ACES fazem a recolha, entregam no hospital, que fazem a análise. São efetuados 50 testes por dia, que se juntam aos 96 que o Politécnico de Leiria já faz. Desta forma, passamos a testar de forma mais rápida», explicou à agência Lusa o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes.

Os testes serão efetuados apenas aos funcionários, no âmbito de uma medida do Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social [MTSSS], em colaboração com os Ministérios da Saúde e da Ciência, mas, «se algum colaborador testar positivo, todos os utentes do lar serão também testados», revelou o mesmo responsável.

O laboratório do hospital de Leiria realiza testes à covid-19 desde o dia 19 de março. Desde então, já efetuou cerca de 5.000 testes.

De acordo com Ricardo Castro, diretor de serviço de Patologia Clínica do CHL, o laboratório foi adaptado para iniciar os testes covid-19. A zona onde estão concentrados todos os equipamentos e se realizam as análises está confinada ao final da sala. Toda a segurança individual está assegurada nas várias etapas: desde a chegada das amostras até à sala de testes.

O responsável explicou que existem três tipos de testes rápidos: biologia molecular, imunológicos ou antigénicos. “Um teste rápido imunológico até com uma picada no dedo dá para fazer. Ainda é cedo para o fazer, porque só há uma pequena percentagem da população imunizada. O teste rápido de biologia molecular identifica o material genético do vírus. E realiza-se a duas velocidades”, disse Ricardo Castro.

Para montar o laboratório com área covid-19, o CHL investiu, para já, cerca de 420 mil euros. «O investimento em equipamento foi relativamente modesto, cerca de 20 mil euros. A grande fatia de despesa são os reagentes e os materiais laboratoriais de manuseamento das amostras. Já gastámos cerca de 400 mil euros, nestes dois meses, em reagentes, e temos um concurso para a compra de reagentes para o segundo semestre, que ultrapassa 1,1 milhão de euros», revelou à Lusa o presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho.

Este responsável anunciou ainda a criação de uma unidade de colheita para os doentes externos, no piso térreo. «Em três dias criámos uma solução que nos permite fazer colheitas a doentes que estão em ambulatório, sem virem muito dentro do hospital. Alargámos o horário de colheita para que as pessoas não se concentram todas no mesmo local», concluiu.


Ministra da Saúde inaugura unidade de cuidados intensivos

05/05/2020

Nova ala da ULS Matosinhos construída em 20 dias

A Ministra da Saúde inaugurou hoje, dia 5 de maio, a nova unidade de cuidados intensivos do Hospital Pedro Hispano, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Este projecto construído em 20 dias representa um investimento de 700 mil euros.

No decurso da visita à nova unidade de Matosinhos, Marta Temido, afirmou que Portugal aumentou a resposta para doentes com necessidade de cuidados intensivos.  «Temos cerca de 620 camas de cuidados intensivos tipo 3. E depois temos unidades de cuidados intensivos pediátricos, neonatais, de queimados. Portanto, camas gerais de cuidados intensivos ultrapassam já as 620», revelou.

Este reforço da resposta ajuda Portugal a aproximar-se da média europeia. «Trata-se de uma resposta no sentido de mais um passo que devemos fazer: ter em Portugal capacidade de resposta em medicina intensiva que esteja em linha com a da União Europeia: ou seja, mais de 11 camas por cada cem mil habitantes», afirmou Marta Temido.

Portugal está a «investir para melhorar» e a Ministra da Saúde elogiou a «capacidade da Unidade Local de Saúde de Matosinhos [USLM] de, em conjunto com a comunidade, num tempo extraordinariamente difícil e curto, não só responder à atividade assistencial necessária, mas preparar uma nova resposta de 11 camas adicionais com condições adequadas a duplicar a resposta do serviço».

Na sua intervenção, a governante sublinhou que «os tempos que aí vêm vão ser complicados, mas precisamos de nos reinventar enquanto Serviço Nacional de Saúde (SNS). Precisamos de manter o orgulho e a confiança por parte dos portugueses».

«Este é um desafio ao estímulo à humanização de cuidados» assegurou ainda a Ministra.

«Muito do sucesso radica na competência técnica do SNS, dos cidadãos portugueses e de todas as empresas que ajudaram o Estado a fazer o seu papel. Nesta fase em que o SNS tem de garantir a resposta não Covid só terá êxito se contar também com o apoio do setor social e privado» destacou a Ministra da Saúde. «Sei que estão cansados, mas o sucesso nesta segunda fase depende de cada um de nós», concluiu a governante.

Com um investimento de cerca de 700 mil euros, suportado por mecenas, entre os quais se encontram a Câmara Municipal de Matosinhos e empresas locais, a nova Unidade de Cuidados Intensivos tem acesso ao atual Serviço de Medicina Intensiva e foi instalada no espaço relvado junto à entrada de pessoal do Hospital Pedro Hispano.

«Sei que estão cansados, mas o sucesso nesta segunda fase depende de cada um de nós», concluiu a governante.

Participaram também na visita às novas instalações a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, e o presidente da ULS Matosinhos, António Taveira Gomes.


Covid-19 | Testes de diagnóstico

05/05/2020

Portugal já realizou mais de 459 mil testes de diagnóstico à Covid-19

Portugal já fez mais 459 mil testes de diagnóstico desde o início da pandemia da Covid-19, correspondendo a uma média de 44 mil testes por milhão de habitantes, adiantou esta terça-feira o Secretário de Estado da Saúde, António Sales, na conferência de imprensa de atualização diária dos dados.

António Sales salientou que o número e a média de testes realizados coloca Portugal “numa posição confortável em termos europeus”.

“O dia em que se fizeram mais testes foi em 30 de abril, com mais de 15 mil testes”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, referindo que aos fins de semana se têm realizado menos testes, “não porque haja uma menor oferta, que se mantém constante, mas porque há uma diminuição da procura, como, aliás, se compreende”.

António Sales destacou, também, que tem havido “um reforço constante e estabilizado do nível de testagem” apesar de flutuações nos números diários.

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 05/05/2020


Covid-19 | Reforço de recursos humanos

05/05/2020

Mais de 2.300 profissionais de saúde foram contratados durante pandemia

Mais de 2.300 profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, foram contratados durante a pandemia de Covid-19 para reforçar o Sistema Nacional de Saúde (SNS), afirmou hoje o Secretário de Estado da Saúde, António Sales, na conferência de imprensa diária.

“Durante a pandemia foram contratados mais de 2.300 profissionais de saúde pelas instituições do SNS, cujos Conselhos de Administração, como sabem, têm autorização para contratar diretamente no âmbito da Covid-19”, revelou hoje o Secretário de Estado da Saúde.

“Estamos a falar de cerca de 750 enfermeiros, mais de 100 médicos, cerca de 1.100 assistentes operacionais, 150 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, e 150 assistentes técnicos, afirmou António Sales, agradecendo-lhes pela “disponibilidade e pelo meritoso e inestimável trabalho que têm vindo a desenvolver”.

No decurso da conferência de imprensa sobre o ponto de situação da pandemia provocada pela Covid-19, o Secretário de Estado da Saúde sublinhou ainda que, o Governo vai “continuar a reforçar, a preparar e a robustecer o SNS, para que dê respostas a quem dele precisa, seja no parto, na prevenção de doenças, no diagnóstico ou nos tratamentos”.

“Continuamos a contar com todos e com cada um. A responsabilidade individual é maior a cada dia que passa e só juntos conseguimos ultrapassar este desafio”, concluiu.

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 05/05/2020


Máscaras e gel desinfetante com IVA reduzido

05/05/2020

Presidente da República promulga diploma da Assembleia da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta segunda-feira, dia 4 de maio, o Diploma da Assembleia da República, com origem numa proposta do Governo, que diminui o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aplicado à compra de máscaras de proteção respiratória e gel desinfetante para a taxa reduzida.

Segundo a nota divulgada no portal da Presidência da República na internet, Marcelo Rebelo de Sousa tomou esta decisão “tendo em conta que o regime aprovado consagra, com efeitos temporários, uma isenção de IVA para as transmissões e aquisições intracomunitárias de bens necessários para combater os efeitos do surto covid-19” por parte do Estado, organismos públicos e organizações sem fins lucrativos e “a aplicação da taxa reduzida de IVA às importações, transmissões e aquisições intracomunitárias de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo”.

Para saber mais, consulte:

Presidência da República > Notícias