Dia da Higiene das Mãos | 5 de maio

Direção-Geral da Saúde assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos

Direção-Geral da Saúde assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), comemora esta terça-feira, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, promovido anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num contexto de pandemia como aquele em que se vive atualmente, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante. Por isso, a DGS quer dar ênfase à higiene das mãos integrada no conjunto das precauções básicas de controlo de infeção como uma medida de continuidade, quer em época de pandemia, quer depois da mesma, como um legado comportamental positivo.

Os cuidados limpos, incluindo as melhores práticas de higiene das mãos, e o papel central desempenhado pelos Enfermeiros na consecução deste objetivo são o foco da campanha de 2020 para o dia 5 de maio. A ideia foi associar-se às comemorações do Ano do Enfermeiro que a OMS declarou para 2020 e reconhecer o seu contributo crucial para o fortalecimento dos sistemas de saúde de qualidade.

Para mais informação consultar:


Dia da Higiene das Mãos | 5 de maio

05/05/2020

Em 2020, «Salva Vidas: Lava as tuas mãos» dão o mote às comemorações

Comemora-se esta terça-feira, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, promovido anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano, 2020, o tema da campanha «Salva vidas: Lava as tuas mãos» (Save lives: Clean Your Hands) está alinhada com o «Ano dos Enfermeiros e Parteiras» e tem como objetivo reconhecer o papel dos enfermeiros na prevenção e controlo de infeção.

No contexto de pandemia como aquele que se vive atualmente, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), associa-se às comemorações dando ênfase à higiene das mãos integrada no conjunto das precauções básicas de controlo de infeção como uma medida de continuidade, quer em época de pandemia, quer depois da mesma, como um legado comportamental positivo.

Na comemoração da data, a DGS vai divulgar informação que realça o papel relevante dos enfermeiros e das restantes precauções básicas de controlo de infeção.

Também a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda comemora o Dia Mundial de Higiene das Mão associado à celebração do “Ano dos Enfermeiros e Parteiras”, estas últimas designadas no nosso país como enfermeiros de saúde materna e obstétrica. Assim, na semana de 4 a 8 de maio, lança os seguintes apelos:

  • Enfermeiros: «cuidados limpos e seguros começam por si»
  • Enfermeiros de Saúde Materna e Obstétrica: «as suas mãos fazem toda a diferença para mães e bebés»
  • Profissionais de Saúde: «cuidados limpos estão nas vossas mãos»
  • Gestores da Unidade de Saúde: «aumentar a dotação de profissionais de saúde para prevenir infeções e melhorar a qualidade dos cuidados»
  • Doentes e famílias: «cuidados seguros para si, consigo»

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinalou a data com a elaboração de um vídeo que mostra os profissionais na sua atividade diária, explicando o que as mãos fazem, onde tocam, como trabalham, e como se higienizam, de forma a garantir toda a segurança dos utentes. O vídeo será divulgado internamente por todos os profissionais e estará, futuramente, no canal interno de televisão, a CHL-TV.

Para saber mais, consulte: