Barómetro de Internamentos Sociais: CHBM participa em iniciativa para caracterizar internamentos no SNS

08/05/2020

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai participar no Barómetro de Internamentos Sociais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que tem como objetivo monitorizar e caracterizar o número de internamentos inapropriados existentes nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

O prolongamento do internamento hospitalar, além do período clinicamente necessário, expõe os utentes a riscos e complicações de saúde evitáveis, de que são exemplos as infeções nosocomiais, a malnutrição, as depressões, entre outros. Além disso, a ocupação de camas hospitalares por estes doentes pode ter impacto nos tempos de espera para cirurgias programadas e no congestionamento dos serviços de urgência.

Este problema com que se depara o Serviço Social das unidades hospitalares está frequentemente relacionado com a dificuldade das famílias em se reorganizarem para acolherem o utente, bem como com a falta de respostas sociais na comunidade em tempo adequado.

Tendo em consideração o contexto atual, a edição deste ano vai ainda incluir um «Barómetro de Internamentos Sociais» destinado exclusivamente a doentes com Covid-19. De acordo com a APAH «o objetivo é analisar o número de internamentos inapropriados associado a doentes com Covid-19 que estão internados, com ausência de sintomatologia e elegíveis para alta clínica, não apresentando motivos de saúde que justifiquem a sua permanência em ambiente hospitalar».

Os resultados dos dois barómetros serão divulgados através de um webinar, a decorrer após 20 de maio de 2020.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques