Dia Internacional do Enfermeiro

12/05/2020

Assinala-se esta terça-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, que tem como objetivo afirmar e reforçar a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população.

A efeméride foi criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Num ano marcado pela pandemia de Covid-19, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) agradece e reconhece o trabalho essencial que estes profissionais desempenham todos os dias.


Ser enfermeiro no IPO

12/05/2020

Homenagem prestada através dos retratos do quotidiano

Para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, o IPO de Lisboa divulgou hoje uma galeria de fotografias através da qual presta a homenagem a todos os profissionais. Retratos do quotidiano no ano de pandemia Covid-19, através da objetiva da Sandra Gonçalves, do Gabinete de Comunicação do IPO Lisboa.

«No IPO Lisboa, são mais de 550 os enfermeiros e enfermeiras que fazem a diferença no dia a dia dos nossos doentes e das suas famílias. Tratam, cuidam, confortam, encorajam, aliviam o sofrimento, atenuam a solidão, partilham as alegrias, são guarida nos momentos em que tudo à nossa volta parece desabar», lê-se na nota que acompanha a divulgação da iniciativa.

Homenagem aos profissionais do Instituto, através da objetiva da Sandra Gonçalves, do Gabinete de Comunicação do IPO Lisboa.

Este ano, devido à pandemia de COVID-19 e à necessidade de aplicar medidas que previnam a transmissão da infeção entre profissionais e doentes, a data é assinalada num contexto diferente. «Mais exigente para os enfermeiros, envoltos em equipamentos de proteção. Mais penoso para os doentes, habituados ao rosto afável, ao sorriso franco, ao toque e ao afago», reconhece o IPO Lisboa.

É a marca IPO. Estamos cá para os doentes e pelos doentes.

Para conhecer outros retratos consulte o site do IPO Lisboa.