A vacina contra a gripe sazonal é gratuita na época 2020-2021 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde

«Despacho n.º 5978/2020

Sumário: Determina que a vacina contra a gripe sazonal é gratuita na época 2020-2021 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde.

Considerando que a gripe é uma doença transmissível que pode evoluir com complicações e que pode ser prevenida ou atenuada através da vacinação;

Considerando que a vacina é recomendada para determinados grupos populacionais, nomeadamente para aqueles em maior risco de sofrerem complicações, e que deve ser administrada anualmente;

Considerando que os vírus da gripe podem apresentar variações que implicam alterações anuais na composição da vacina;

Considerando que as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são as mais vulneráveis às complicações da doença:

Determina-se:

1 – A vacina contra a gripe sazonal é gratuita na época 2020/2021 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde.

2 – A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E., desenvolve os procedimentos para aquisição das respetivas vacinas, tendo em atenção indicações da Direção-Geral da Saúde sobre a cobertura vacinal desejável e as previsões de necessidades apresentadas pelas Administrações Regionais de Saúde, I. P.

3 – O presente despacho produz efeitos à data da sua assinatura.

20 de maio de 2020. – O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.»


Vacinação contra a gripe sazonal

02/06/2020
Vacina gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos

A vacina contra a gripe sazonal vai ser gratuita na época 2020-2021 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos prioritários definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde, refere o despacho publicado hoje, 2 de junho, em Diário da República.

O despacho sublinha que a vacina é recomendada para determinados grupos populacionais, nomeadamente para aqueles em maior risco de sofrerem complicações, e que deve ser administrada anualmente, lembrando que as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são as mais vulneráveis às complicações da doença.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 5978/2020 – Diário da República n.º 107/2020, Série II de 2020-06-02
Saúde – Gabinete do Secretário de Estado da Saúde
Determina que a vacina contra a gripe sazonal é gratuita na época 2020-2021 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde


Vacinação contra a gripe sazonal gratuita para idosos – DGS

Vacinação contra a gripe sazonal gratuita para idosos

A vacina contra a gripe sazonal será gratuita na época 2020-2021 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde, de acordo com o despacho publicado hoje em Diário da República.

O documento refere “a gripe é uma doença transmissível que pode evoluir com complicações e que pode ser prevenida ou atenuada através da vacinação”.

“A vacina é recomendada para determinados grupos populacionais, nomeadamente para aqueles em maior risco de sofrerem complicações, e que deve ser administrada anualmente”, lê-se no despacho, que diz que “as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são as mais vulneráveis às complicações da doença”. Para esta época prevê-se a aquisição de dois milhões de doses de vacinas, mais 500 mil do que na anterior época gripal.

É a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. quem desenvolve os procedimentos para aquisição das respetivas vacinas, tendo em atenção indicações da Direção-Geral da Saúde sobre a cobertura vacinal desejável e as previsões de necessidades apresentadas pelas Administrações Regionais de Saúde.

Mais informações aqui.