Exames sem papel: Hospital de Ovar adere a projeto no âmbito do processo de desmaterialização

02/06/2020

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (Hospital de Ovar) aderiu à plataforma de pequenos prestadores convencionados, realizando a primeira efetivação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), enquadrada no projeto «Exames Sem Papel».

«O Hospital de Ovar tem sido pioneiro no processo de desmaterialização e esta iniciativa insere-se, precisamente, nesse contexto de transformação digital que iniciámos, em 2017, com o lançamento projeto-piloto e estruturante HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel», destaca o Presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira, em comunicado.

Segundo o mesmo responsável, que assistiu ao primeiro lançamento na referida plataforma, «esta importante iniciativa do Ministério da Saúde, além de possibilitar uma maior segurança para todos os intervenientes, contribui para a desmaterialização do processo de prescrição e realização de MCDT, potencializando a aproximação do médico ao cidadão».

Exames Sem Papel

Inserido no Registo de Saúde Eletrónico, o projeto «Exames Sem Papel», sob a responsabilidade da SPMS-Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de MCDT, bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital.

À semelhança da «Receita sem Papel», em que o utente se dirige à sua farmácia com o serviço de mensagens escritas (SMS) com os dados da prescrição médica que lhe permite aviar uma receita, este processo associado aos «Exames sem Papel» permite que, por exemplo, o médico de família prescreva análises através do envio de SMS para o utente que, no hospital, efetiva, realiza e paga o exame sem recurso ao papel.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar > Notícia