Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 03/06/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 093 | 03/06/2020

Relatório de Situação nº 093 | 03/06/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 093 | 03/06/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Nova edição da newsletter com resumo da informação da área COVID-19 – Infarmed

03 jun 2020

Está disponível nova edição da newsletter com o resumo da informação mais recentemente publicada na área COVID-19.
Clique na imagem para aceder.

Resumo da Informação COVID-19 03-06-202

Covid-19 | Testes de diagnóstico

03/06/2020

Cerca de 6.000 trabalhadores testados em empresas da zona de Lisboa

Aproximadamente 6.000 trabalhadores da zona de Lisboa, num total de 18.100, fazem esta quarta-feira, 3 de junho, testes à Covid-19, anunciou o Secretário de Estado da Saúde na conferência de imprensa diária para atualizar a informação relativa à pandemia em Portugal.

António Lacerda Sales sublinhou que «neste momento, há um plano de testagem em empresas da Grande Lisboa, a maioria na zona da Azambuja, tendo sido colhidas amostras em algumas dessas empresas, outras estão a acontecer durante o dia de hoje e as restantes com agendamento nos próximos dias».

O Secretário de Estado informou que, até ao momento, foram feitas mais de 3.800 colheitas para análise, das quais 2.800 realizadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e 1.000 pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Desde 1 de março foram realizados mais de 860.000 testes de diagnóstico de Covid-19 em Portugal, segundo António Lacerda Sales, acrescentando que «no mês de abril foi feita uma média de cerca de 11.500 testes por dia. Em maio, a média foi de 13.550 testes por dia e na última semana, ronda os 13.500 testes/dia».

Até à data, e relativamente apenas a hospitais do Serviço Nacional de Saúde, o Norte foi a região onde foram feitos mais testes (40%), seguido da Região de Lisboa e Vale do Tejo (25%). A região Centro efetuou 14% dos testes, sendo os restantes testes distribuídos pelas outras regiões do país.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 03/06/2020


Acompanhamento de proximidade

03/06/2020

ULS do Nordeste retoma atividade clínica programada nos CSP

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a proceder, de forma gradual, à retoma da atividade clínica programada nos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

De acordo com a ULS do Nordeste, o Departamento de Cuidados de Cuidados Primários manteve, mesmo durante o período de maior assistência à Covid-19, o acompanhamento à população.

Privilegiando o contacto telefónico e digital com os utentes, os Centros de Saúde da região têm disponibilizado assistência em áreas fundamentais como: situações de doença aguda; saúde materna (planeamento familiar e acompanhamento de grávidas); saúde infantil e juvenil (rastreios neonatais, vigilância e cumprimento do plano nacional de vacinação), cuidados de enfermagem; cuidados domiciliários em situação de doença aguda e de assistência clínica que careça de continuidade; vigilância de doentes crónicos e dos grupos vulneráveis da população.

A ULS do Nordeste destaca a realização, entre 1 de janeiro e 30 de abril, de 133.286 consultas médicas, das quais 53.313 em regime não presencial – sendo que, do total de agendamentos das consultas de Medicina Geral e Familiar de março e abril apenas 2,2% não foram realizadas;

À atividade dos CSP durante o mesmo período acresce a realização de 96.018 consultas de enfermagem, mais de 103 mil contactos também de enfermagem e ainda 3.600 consultas efetuadas por outros técnicos de saúde.

O plano de retoma da atividade assistencial presencial nos CSP na ULS Nordeste visa garantir o melhor acesso aos serviços de saúde, mas também que este seja feito com a necessária segurança dos utentes e dos profissionais, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Como garantia de segurança, os utentes, aquando da sua deslocação a qualquer das unidades de saúde da ULS Nordeste, deverão respeitar as seguintes medidas:

  • Alertar os serviços em caso de eventual presença de sinais e sintomas que possam indiciar infeção por Covid-19;
  • Desinfeção das mãos com solução alcoólica disponibilizada;
  • Circulação no interior do(s) edifício(s) com utilização de máscara cirúrgica;
  • Entrada nas instalações só é feita 10 minutos antes da hora agendada, devendo o utente permanecer na sala de espera até à chamada para a sua consulta ou ato;
  • Só é permitida a entrada de um acompanhante no caso de crianças ou utentes com incapacidade.

A ULS Nordeste salienta que o reagendamento e a subsequente realização de atividade assistencial em geral, e nos CSP em particular, decorrem na salvaguarda quer do cumprimento escrupuloso das regras de saúde pública, quer da manutenção da prontidão de resposta necessária a um eventual aumento da incidência de Covid-19 na sua área de abrangência.

Para saber mais, consulte:

ULS Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/