CHOeste | Hospitalização Domiciliária: Unidade assistiu 285 doentes no 1.º ano de atividade

04/06/2020

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) assistiu 285 doentes no seu primeiro ano de aniversário, ontem comemorado. Esta prestação de cuidados diferenciada permitiu menos 3.022 dias de internamento convencional no hospital.

Desde o início da atividade, em 3 de junho de 2019, as equipas de Hospitalização Domiciliária percorreram um total de 90.849 quilómetros pelos concelhos da área de influência do CHOeste.

Dos 285 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,6 dias no internamento. Verificou-se, ainda, que 49% eram do género feminino e 51% do género masculino. A média de idades é de 70 anos (doente mais jovem 18 anos e o mais idoso 102 anos).

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHOeste, devido às suas especificidades geográficas, tem em funcionamento duas equipas, uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de 5 camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas. Abrange uma área de influência de Mafra até à freguesia de Benedita (concelho de Alcobaça).

De acordo com o comunicado divulgado, tendo em conta o universo de doentes que usufruíram do apoio das equipas de Hospitalização Domiciliária do CHOeste, 99% classificaram como «muito satisfeitos», enquanto que 1% classificou como «satisfeito».

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Para saber mais, visite:

Centro Hospitalar do Oeste > Notícias