Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 08/06/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 098 | 08/06/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 098 | 08/06/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

 

Instituto Ricardo Jorge disponibiliza dados sobre curva epidémica e parâmetros de transmissibilidade da Covid-19

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza dados sobre curva epidémica e parâmetros de transmissibilidade da Covid-19

06-06-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) passou a disponibilizar no seu website um relatório com as estimativas da curva epidémica da infeção por SARS-CoV-2 por data de início de sintomas e as estimativas dos parâmetros de transmissibilidade R0 (número básico de reprodução) e R(t) (número de reprodução efetivo em função do tempo). Além da evolução a nível nacional, são também apresentadas estimativas para as regiões com mais casos reportados.

Este relatório, que passará a ser divulgado semanalmente aqui, é elaborado com base em dados recebidos da Direção-Geral da Saúde (DGS) com a data de início de sintomas e a data de confirmação laboratorial de casos de COVID-19 ou infeção por SARS-CoV-2, extraídos do SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica). Juntamente com este relatório, serão também disponibilizados dados nacionais e regionais sobre o R(t).

O R(t) é o número médio de casos secundários resultantes de um caso infetado, medido em função do tempo. Ao contrário do R0, que é um indicador da transmissibilidade da infeção que deve ser calculado apenas na fase inicial da epidemia, ainda sem todas as medidas de contenção e atraso implementadas, o R(t) deve ser calculado ao longo da epidemia, podendo ser usado para medir a efetividade das medidas de contenção e atraso.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, o INSA, através do seu Departamento de Epidemiologia, e em colaboração com a DGS, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem elaborado relatórios com o objetivo de informar os decisores e técnicos do Ministério da Saúde diretamente envolvidos na gestão da epidemia e no planeamento das medidas de mitigação.


Covid-19 | Curva epidémica

08/06/2020
pessoas na rua saude

INSA disponibiliza relatório semanal com dados sobre curva epidémica

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) passou a disponibilizar no seu site um relatório com as estimativas da curva epidémica da infeção por SARS-CoV-2 por data de início de sintomas e as estimativas dos parâmetros de transmissibilidade R0 (número básico de reprodução) e R(t) (número de reprodução efetivo em função do tempo)

Além da evolução a nível nacional, são também apresentadas estimativas para as regiões com mais casos reportados.

Este relatório, que passará a ser divulgado semanalmente, é elaborado com base em dados recebidos da Direção-Geral da Saúde (DGS) com a data de início de sintomas e a data de confirmação laboratorial de casos de Covid-19 ou infeção por SARS-CoV-2, extraídos do SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica). Juntamente com este relatório, serão também disponibilizados dados nacionais e regionais sobre o R(t).

O R(t) é o número médio de casos secundários resultantes de um caso infetado, medido em função do tempo. Ao contrário do R0, que é um indicador da transmissibilidade da infeção que deve ser calculado apenas na fase inicial da epidemia, ainda sem todas as medidas de contenção e atraso implementadas, o R(t) deve ser calculado ao longo da epidemia, podendo ser usado para medir a efetividade das medidas de contenção e atraso.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, o INSA, através do seu Departamento de Epidemiologia, e em colaboração com a DGS, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem elaborado relatórios com o objetivo de informar os decisores e técnicos do Ministério da Saúde diretamente envolvidos na gestão da epidemia e no planeamento das medidas de mitigação.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Isolamento

08/06/2020

Centenas de pessoas realojadas em estruturas de apoio

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, explicou hoje, na conferência de imprensa diária, que “várias centenas de pessoas” tiveram se ser realojadas em estruturas de apoio, como pousadas de juventude, por não terem condições habitacionais para cumprirem o isolamento devido à infeção por Covid-19.

“Tivemos mais de mil camas disponíveis e preparadas […] e foram várias centenas de pessoas que tiveram de ser realojadas nestes locais”, salientou.

As autoridades de saúde prepararam, desde o início, vários edifícios, como as pousadas de Juventude de Lisboa, de Oeiras, de Almada, de Setúbal o Inatel da Foz do Arelho, o Inatel de Almada, a base militar da Ota, a Base Naval do Alfeite e o Hospital de Belém.

“Nenhuma destas estruturas ficou completamente cheia, portanto continuam disponíveis caso existam determinações por parte das autoridades de saúde pública para realojamento seja de doentes positivos, seja de doentes negativos, quando os positivos ficam em casa”, sublinhou o Secretário de Estado da Saúde.

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 08/06/2020


Covid-19 | Estabelecimentos de ensino

08/06/2020

DGS sublinha que reabertura das escolas e creches tem sido pacífica

A reabertura das escolas e das creches tem sido pacífica, havendo apenas reporte de situações individuais de Covid-19 que são alvo de uma «intervenção muito rápida» das autoridades de saúde, considerou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

«Até agora, a situação de abertura de estabelecimentos escolares, incluindo as creches, tem sido pacífica do ponto de vista de casos», afirmou Graça Freitas, sublinhando que, perante a identificação de casos isolados, existe uma atuação em conformidade e não se têm verificado cadeias de transmissão.

«Temos tido reporte de situações individuais. Um caso numa escola, numa turma, por exemplo, seja de um aluno seja de um educador e isso tem levado a uma intervenção muito rápida das autoridades de saúde com uma indicação muito clara neste momento: em meninos mais crescidos vai a turma toda para casa, ficam em isolamento», explicou.

Além da turma, são feitos testes a todos os contactos próximos que possam existir, adiantou a Diretora-Geral da Saúde.

Relativamente às crianças que frequentam creches, Graça Freitas disse que não são testados, a não ser que desenvolvam sintomas, mas também ficam em isolamento 14 dias.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 08/06/2020


Covid-19 | Mais equipamentos

07/06/2020

Portugal está a preparar nova reserva estratégica de equipamentos

Portugal está «a preparar uma nova reserva estratégica» de equipamentos e materiais para responder à Covid-19, porque não pode «baixar a preparação para a doença», revelou este domingo, 7 de junho, a Ministra da Saúde na conferência de imprensa diária sobre a situação da pandemia no país.

Marta Temido adiantou ainda que «continuam a estar previstas entregas de equipamentos de proteção individual ao longo das próximas semanas» e que na manhã de 8 de junho chega a Portugal mais um voo com «cerca de 20» ventiladores.

No total, Portugal comprou 1.151 ventiladores, dos quais 717 já estão em território nacional ou em trânsito nas embaixadas e 434 estão por entregar.

A Ministra informou ainda que, desde o início da pandemia, foram distribuídas 57 milhões de máscaras cirúrgicas e 11 milhões de máscaras FFP2 e FFP3.

«Estamos a preparar uma nova reserva estratégica, porque não podemos desguarnecer a nossa atenção a estes aspetos», frisou Marta Temido, reiterando que Portugal «não pode baixar a preparação para a doença», que passa por três fatores: equipamentos de proteção individual, rede de referenciação em medicina intensiva e capacidade laboratorial.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 07/06/2020