IPO do Porto cria programa de entrega de medicamentos no domicílio

08/06/2020

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) disponibiliza, a partir desta semana, um serviço autónomo e gratuito de entrega de medicação ao domicílio.

Esta medida, que pretende assegurar um circuito de entrega em casa sem intermediários nem lacunas, destina-se a utentes que se encontrem impossibilitados de providenciar por meios próprios o levantamento da sua medicação junto da Farmácia de Ambulatório.

A entrega de medicamentos ao domicílio faz parte de um conjunto de medidas tomadas pelos Serviços Farmacêuticos para minimizar o risco associado à deslocação dos doentes aquando do levantamento da sua medicação. Outra medida importante traduz-se na redução das deslocações ao IPO Porto para levantar a medicação habitual, que era mensal e passou agora a ser bimestral e semestral, dependendo do tipo de medicação a ceder.

«Dada a vulnerabilidade e necessidade dos doentes oncológicos, este era um projeto que já estava em cima da mesa antes da pandemia, mas que agora se tornou eminente. A Farmácia de Ambulatório do IPO do Porto dispensa medicação mensalmente a cerca de 2500 doentes, num total de 3000 prescrições médicas”, explica a diretora dos Serviços Farmacêuticos, Florbela Braga.

O cumprimento do plano terapêutico e a garantia de uma maior segurança aos utentes do IPO Porto são os dois grandes objetivos deste projeto, que conta com o apoio de diversos parceiros, nomeadamente na área da distribuição. O IPO Porto garante que os serviços de entrega cumprem a legislação em matéria de certificação de transporte de medicamentos, com todas as garantias de segurança envolvidas.

Para solicitar este serviço será necessário verificar se tem critérios, efetuar a candidatura através do preenchimento de um formulário disponível no site do IPO Porto e enviar para o email ambulatoriofarmacia@ipoporto.min-saude.pt.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/