CH Oeste inicia teleconsultas de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação

teleconsulta_650

16/06/2020

O Centro Hospitalar do Oeste (CH Oeste) passou a disponibilizar aos seus utentes teleconsultas de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação.

De uma forma mais próxima, mais cómoda e mais fácil, o utente pode ser observado por um médico através de computador, smartphone ou tablet, evitando a deslocação ao hospital. A observação do doente à distância permite o despiste de algumas situações, e de algumas patologias com o pedido de exames complementares de diagnóstico, que venham a ser necessários para uma futura consulta presencial de seguimento.

De acordo com o comunicado divulgado, no inicio de junho, realizou-se pela primeira vez uma teleconsulta de Ortopedia. Neste caso, existiu uma parceria com o Centro de Saúde de Mafra (ACES Oeste Sul), onde estava presencialmente um médico de Medicina Geral e Familiar com um doente, tendo sido realizada uma teleconsulta em tempo real com um médico Ortopedista do CH Oeste.

A teleconsulta de Ortopedia Infantil teve o seu início, simbolicamente no dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança, e é realizada por um Ortopedista diretamente com o utente sem a intermediação do médico de família.

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação iniciou, de igual modo, a atividade de teleconsulta com recurso à utilização de comunicações interativas, com a presença do utente junto do seu médico de família (neste caso em parceria com o ACES Oeste Norte). Em 11 de maio iniciaram-se, na Unidade de Torres Vedras, os teletratamentos na área da Terapia da Fala. E em 1 de junho iniciaram-se, na Unidade de Caldas da Rainha, os teletratamentos na área de Fisioterapia, em algumas patologias crónicas, nomeadamente, escolioses na idade pediátrica.

Segundo o Conselho de Administração do CH Oeste, o objetivo passa por disponibilizar estas práticas aos doentes das três unidades hospitalares: Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.

Para saber mais, visite:

Centro Hospitalar do Oeste > Notícias