CHMT investe na eficiência energética das três unidades hospitalares

18/06/2020

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai avançar com investimento de 4 milhões de euros que irá abranger as três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas, e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2021.

”Esta instalação marca o início da revolução verde no Centro Hospitalar do Médio Tejo”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, na apresentação da obra de instalação de painéis fotovoltaicos, na Unidade Hospitalar de Torres Novas. Uma visita acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira.

A instalação na Unidade Hospitalar de Torres Novas permitirá uma diminuição de cerca de 5.500 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de 18 mil árvores por ano.

O parque de 770 painéis representa um investimento superior a 300 mil Euros, aos quais acresce o investimento na reconversão de iluminaria interna do edifício, que incluí instalação de sensores de movimento,  e ainda a instalação de novos sistemas de aquecimento e arrefecimento do edifício.

O total de investimento, agora concretizado na Unidade Hospitalar de Torres Novas, atinge quase um milhão de euros.

“Começámos em Torres Novas esta reconversão energética que nos permitirá reduzir os custos com consumo de energia. Este edifício gasta 430 mil euros em eletricidade por ano. Conseguiremos atingir uma poupança de mais de 80 mil euros com a produção da energia solar. Um valor que será transferido para ser utilizado naquela que é a principal função de um hospital, que é na prestação de cuidados de saúde”, esclareceu Carlos Andrade Costa.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo – http://www.chmt.min-saude.pt/