Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 24/06/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 114 | 24/06/2020

Relatório de Situação nº 114 | 24/06/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 114 | 24/06/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Instituto Ricardo Jorge disponibiliza programa de avaliação da qualidade laboratorial do diagnóstico do SARS-CoV-2

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza programa de avaliação da qualidade laboratorial do diagnóstico do SARS-CoV-2

24-06-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), passou a disponibilizar um novo programa de avaliação externa da qualidade (AEQ) para a deteção do vírus SARS-CoV-2, que permitirá avaliar o desempenho laboratorial dos laboratórios públicos e privados e propor recomendações. Podem participar neste programa todos os laboratórios com capacidade para o diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2.

O novo programa de AEQ disponibilizado pelo PNAEQ surge no cumprimento do disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo novo coronavírus (COVID-19), que prevê a avaliação do desempenho dos procedimentos para o diagnóstico laboratorial instalado nos laboratórios nacionais responsáveis pelo diagnóstico do SARS-CoV-2. Este programa é distribuído aos laboratórios públicos e privados que realizem a sua inscrição no PNAEQ.

Ao abrigo do consórcio em vigor com a Labquality, o PNAEQ integrou alguns dos seus participantes em dois estudos piloto no âmbito da avaliação da qualidade laboratorial para a deteção de SARS-CoV-2 para diagnóstico molecular e para testes serológicos. Em articulação com o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, o PNAEQ implementou também, simultaneamente, um programa piloto de AEQ para a deteção do vírus SARS-CoV-2 (RT-PCR).

Nos programas que disponibiliza, nomeadamente nas áreas pré-analítica, pós-analítica e segurança laboratorial, o PNAEQ inclui questões que permitiram avaliar a prática da colheita, manuseamento, transporte das amostras, bem como a emissão de resultados aplicados ao diagnóstico laboratorial SARS-CoV-2. A participação neste novo programa é, à semelhança de todos os outros programas disponibilizados pelo PNAEQ, voluntária e confidencial.

Os laboratórios clínicos desempenham um papel crucial na qualidade dos serviços de saúde prestados à população, uma vez que os resultados laboratoriais dão um contributo essencial para a decisão médica efetiva. Estima-se que entre 60% e 70% dos diagnósticos médicos sejam realizados com base em resultados laboratoriais, sendo por isso fundamental garantir a qualidade e fiabilidade desses resultados.

A participação em programas de AEQ permite o conhecimento da qualidade dos resultados laboratoriais através da utilização de amostras controlo, que simulam amostras de doentes e cujos valores analíticos são conhecidos da entidade que promove os programas de AEQ. Esta avaliação é retrospetiva e independente pelo que a monitorização do desempenho ao longo do tempo e a implementação de ações corretivas e preventivas permite a harmonização e melhoria dos resultados laboratoriais disponibilizados, contribuindo para um melhor diagnóstico clínico, tratamento e vigilância de doenças, com efeito na saúde das pessoas e da população.

Criado em 1978, o PNAEQ disponibiliza atualmente 272 programas nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. Promovido pela Unidade de Avaliação Externa da Qualidade do Departamento de Epidemiologia do INSA, o PNAEQ mantém consórcios e protocolos com entidades congéneres internacionais, além de contar com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para a avaliação de resultados e a emissão de pareceres técnicos.


Covid-19 | 54 anos Hospital Ovar

24/06/2020

Profissionais de saúde homenageados na cerimónia, dia 24 de junho

Os profissionais de saúde do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (Hospital de Ovar) foram homenageados esta quarta-feira, dia 23 de junho, pelo «dedicado, competente e humanista desempenho» durante o combate à pandemia da Covid-19, numa cerimónia que marcou as comemorações do 54.º aniversário da unidade.

«Fostes os mais lídimos representantes de um Serviço Nacional de Saúde, tantas vezes mal tratado e incompreendido e, de forma corajosa e abnegada, tendes estado na linha da frente de um dos maiores desafios da história contemporânea, inspirando todos os concidadãos da região para um esforço coletivo e necessário no combate à pandemia Covid-19», disse o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar, Carlos Pinto Ribeiro, instituição que quis perpetuar o momento com o descerramento de uma placa de homenagem aos trabalhadores e a plantação de uma oliveira no jardim.

Para o Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, Luís Miguel Ferreira, a iniciativa reveste-se de «um significado especial» e que «em boa hora a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar – associando-se às comemorações do aniversário da instituição – soube reconhecer o papel dos nossos profissionais».

«Agradeço o trabalho diário desenvolvido por cada um de vós, sendo para mim um orgulho enorme fazer parte desta família», vincou.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, destacou o trabalho desenvolvido pelo hospital «o sentido de comunidade» manifestado pelos seus colaboradores durante o período crítico que vivemos.

«Temos um hospital que nos orgulha e, por isso, estamos e estaremos sempre prontos para defender e apoiar um serviço de saúde de qualidade», fez questão de salientar o autarca.

Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar

Inaugurado em 24 de junho de 1966, pelo então Presidente da República, Américo Tomás, o edifício começou a ser construído em 1958 com a finalidade de assegurar na sua sub-região a assistência médica e cirúrgica que os seus meios lhe permitissem.

Presta assistência direta à população do município de Ovar e concelhos limítrofes, abrangendo uma população de cerca de 60.000 habitantes.

O equipamento é constituído por um edifício principal de quatro pisos (rés-do-chão, primeiro, segundo e terceiro andares) e por um conjunto satélite de cinco pequenos edifícios.

O Hospital de Ovar é uma unidade hospitalar classificada como Hospital Distrital de Nível I, desde 17 de fevereiro de 1983.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar – http://www.hovar.min-saude.pt/


Covid-19 | Reforço no SNS

24/06/2020

Mantém-se o investimento na reserva estratégica nacional

O Ministério da Saúde mantém o investimento efetuado “no reforço da reserva estratégica nacional, no reforço da capacidade laboratorial do país, no alargamento da rede de cuidados intensivos, no reforço dos meios de saúde pública, no reforço das redes de sistemas de informação em saúde, bem como mais recursos humanos à disposição do SNS”, revelou hoje a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, na conferência de imprensa de atualização dos dados da Covid-19.

Referindo-se aos desafios e adversidades que a pandemia tem obrigado o país a enfrentar, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde afirmou que o Governo avançou já “para a preparação da próxima época gripal, garantindo a maior compra de sempre de vacinas contra a gripe em Portugal”, com cerca de 2 milhões de vacinas, valor que representa um aumento de 38%.

“Hoje sabemos que não podemos perder o foco, nem esquecer que estamos no meio de uma pandemia”, acrescentou.

Por sua vez, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, referiu que o número de testes de diagnóstico da Covid-19 realizados em Portugal acompanha a evolução da situação epidemiológica, justificando o menor reforço da testagem com a diminuição do número de sintomáticos. “É natural que à medida que a nossa epidemia vai tendo menos pessoas que apresentam sintomas, sejam testados menos indivíduos do que estavam a ser testados antes”, explicou.

Questionada sobre o menor número de testes atualmente realizados em Portugal, a Diretora-Geral da Saúde esclareceu que as orientações internacionais vão no sentido de testar, com prioridade, todas as pessoas que apresentem sintomas, número que tem vindo a diminuir.

Sobre este tema, Jamila Madeira, acrescentou, ainda, que o país mantém uma forte capacidade de testagem que será ativada sempre que se mostre necessário.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 26/06/2020


Covid-19 | Centro de Apoio Militar

24/06/2020

ARSLVT e Estado Maior-General das Forças Armadas celebram protocolo

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) assinou recentemente um protocolo com o Estado Maior-General das Forças Armadas para o Centro de Apoio Militar (CAM) Covid-19 receber doentes com evolução clínica positiva e em fase final de tratamento.

A articulação entre a ARS, os hospitais da região/Serviço Nacional de Saúde e as entidades parceiras é uma realidade para esta e outras situações, mas atendendo à dinâmica da Covid-19, essa articulação tem sido reforçada, procurando antecipar cenários e uma resposta em rede.

No caso do acionamento do CAM, esta colaboração estava prevista há algum tempo e visa evitar a saturação das equipas de saúde e a capacidade de internamento hospitalar.

O CAM, que tem capacidade para receber até 30 doentes, admitiu os primeiros doentes no dia 17 de junho.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias


Covid-19 | SNS mais digital

24/06/2020

SPMS parceira em Programa de Aceleração Tecnológica na Saúde

Vai ser lançado na quinta-feira, dia 25 de junho de 2020, um projeto que pretende capacitar todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde para a utilização de ferramentas digitais.

Criado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em parceria com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Programa de Aceleração Tecnológica na Saúde «aposta na partilha de conhecimento e boas práticas, como forma de capacitar todos os intervenientes na área da saúde para a utilização das ferramentas digitais», referem os promotores da iniciativa, em comunicado.

«O contexto da Covid-19 trouxe uma oportunidade única de acelerar a utilização da telemedicina como forma de combater, não só as consultas perdidas, mas também de cumprir as listas de espera e os tempos de resposta para consultas», sublinham.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, as consultas de telemedicina aumentaram cerca de 35% entre janeiro e abril deste ano relativamente ao período homólogo de 2019, e só no mês de abril de 2020, aumentaram cerca de 50% face ao mesmo período do ano passado.

O projeto é dirigido a todos os hospitais e agrupamentos de centros de saúde do SNS e a todos os profissionais de saúde e de gestão e contempla uma componente formativa com módulos segmentados e dirigidos a cada público-alvo.

«O contexto atual impõe a criação de sinergias efetivas entre os atores da saúde»

Para o presidente da APAH, Alexandre Lourenço, «este é o momento certo para reforçar a aposta na telessaúde».

«A pandemia impôs a utilização imediata destes recursos e, por isso, é urgente dotar todos os intervenientes das ferramentas necessárias para que possam ser utilizadas de uma forma eficaz e efetiva. As boas práticas têm que ser partilhadas, de modo a que as mais-valias sejam claras para todos», afirma Alexandre Lourenço, no comunicado.

Por seu turno, o Presidente dos SPMS, Luís Goes Pinheiro, afirma que «o contexto atual impõe a criação de sinergias efetivas entre os atores da saúde, que permitam tirar proveito da capacidade instalada e potenciar a partilha de informação e conhecimento entre os diferentes profissionais».

Neste âmbito, sublinha Goes Pinheiro, «a tecnologia atuará como um dinamizador do encontro entre os profissionais de saúde e os cidadãos, contribuindo para a prestação de cuidados de qualidade e para a essencial equidade no acesso aos mesmos».

Sobre o programa

O programa é composto por duas mesas-redondas digitais, uma das quais visa «potenciar a colaboração em rede» e a outra «aumentar a proximidade através da telessaúde».

A segunda vertente do projeto envolve a «disponibilização, em acesso universal, na Academia Digital APAH de Programas de formação e-learning» para dotar os profissionais das ferramentas necessárias para potenciar o trabalho colaborativo e otimizar a proximidade com o cidadão através da telessaúde.

O projeto conta com o apoio da Novartis e da Microsoft, como parceiro técnico.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Reunião técnica

24/06/2020

Infarmed acolhe 9.ª reunião sobre situação epidemiológica em Portugal

Decorre esta manhã, no auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa, nova reunião de acompanhamento da “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, presidida pela Ministra da Saúde, Marta Temido, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Esta é a nona reunião técnica com epidemiologistas, para partilha de informação, em que participam também o Presidente da Assembleia da República e líderes de confederações patronais e centrais sindicais e ainda, por videoconferência, os conselheiros de Estado.


Covid-19 | Reforço cuidados primários

24/06/2020

ARS Algarve vai contratar 42 enfermeiros. Candidaturas decorrem até ao dia 29 de junho

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve abriu candidaturas para contratar 42 enfermeiros e reforçar as equipas dos centros de saúde da região, no âmbito das medidas e excecionais para combater a pandemia de Covid-19.

As candidaturas decorrem até ao dia 29 de junho de 2020. Os interessados devem formalizar as candidaturas através do preenchimento de formulário próprio, disponível no site da ARS Algarve.

De acordo com o aviso da oferta pública de emprego, divulgada no site da ARS, os 42 enfermeiros vão reforçar as equipas dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Barlavento, Central e Sotavento.

O contrato terá uma duração de quatro meses e será realizado ao abrigo das medidas excecionais relativas à pandemia da Covid-19.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Oferta pública de emprego