Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 26/06/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 116 | 26/06/2020

Relatório de Situação nº 116 | 26/06/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 116 | 26/06/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

 

Covid-19 | Rede do SNS

26/06/2020

Ministra da Saúde garante que SNS tem capacidade de resposta

A Ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem capacidade para responder às necessidades mas, alertou, que isso “não pode, nem deve, fazer baixar a guarda”.

Na conferência de imprensa para a atualização dos dados da Covid-19, Marta Temido acrescentou que “mesmo que todos estejam cansados, os profissionais do SNS continuam a estar lá, a saúde pública está a fazer o seu trabalho, os hospitais estão a fazer o seu trabalho e os cuidados de saúde primários estão a fazer o seu trabalho”.

Marta Temido afirmou que nem sempre têm explicações evidentes para a evolução das doenças, mas “aos serviços de saúde e ao sistema de saúde, mais do que todo o resto, incumbe dar resposta às necessidades assistenciais e, isso, está a ser feito e continuará a ser feito”, reforçou.

“A rede de SNS tem capacidade de garantir o que dela se precisar neste momento, mas isso não nos deve e não nos pode fazer baixar a guarda e podem estar certos de que não a baixaremos”, concluiu.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 26/06/2020


Covid-19 | Cuidados preventivos

26/06/2020

Ministra alerta para espaços fechados e comportamentos de risco

A Ministra da Saúde, Marta Temido, recordou hoje que a Covid-19 só desaparecerá quando surgir uma vacina ou tratamento, sublinhando que «contactos físicos e espaços fechados e muito frequentados» são comportamentos e lugares de risco.

«Recordo que, como todos sabemos, que a Covid-19 só desaparecerá das nossas vidas quando surgir uma vacina ou tratamento eficaz, logo o facto de Portugal ter tido uma situação epidemiológica melhor, mais favorável, menos dura do que a de outros países e de, agora, enfrentar números consistentes em algumas freguesias é um motivo para reforçar o nosso esforço articulado ao nível da saúde pública, solidariedade social, emprego, economia, habitação, transportes e trabalho com autarquias e sociedade civil», disse na conferência de imprensa de balanço da pandemia em Portugal.

A Ministra sublinhou que este trabalho é de paciência e de elevada complexidade que todos vão ter de continuar a fazer.

Dizendo que as pessoas não podem parar as suas vidas, Marta Temido vincou, contudo, que lidar com uma doença infecciosa e de elevada contagiosidade, tal como a Covid-19, implica cuidados que, de maneira nenhuma, podem ser descurados.

Por esse motivo, a Ministra chamou à atenção para o facto de contactos físicos e espaços fechados e muito frequentados serem comportamentos e lugares de risco, logo as medidas básicas devem ser cumpridas.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 26/06/2020


Covid-19 | INEM

26/06/2020

Instituto efetuou 488 colheitas entre 15 e 21 de junho

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) continua empenhado na resposta à Covid-19. Entre os dias 15 e 21 de junho, as equipas do INEM realizaram 488 colheitas de amostras para análise e foram realizados 1.506 transportes de casos suspeitos no mesmo período.

De acordo com o INEM, durante a terceira semana de junho foram realizadas na área de influência da Delegação Regional do Norte (DRN) quatro colheitas, cinco na Delegação Regional do Centro (DRC), 428 na Delegação Regional do Sul e 40 colheiras na Delegação Regional do Sul- Algarve (DRS- Algarve).

Estas equipas trabalham em articulação com as Autoridades de Saúde, fazendo a recolha de amostras para análise de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus. As equipas são constituídas por dois enfermeiros(as) que efetuam a recolha de material biológico no local onde se encontram os utentes, reduzindo as deslocações e, consequentemente, a possibilidade de novos contágios.

Na mesma semana foram realizados 1.506 transportes de casos suspeitos de COVID-19 para as diversas unidades de saúde, mais 53 transportes que na semana anterior. Qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) é considerada suspeita de Covid-19, obrigando os profissionais de emergência médica pré-hospitalares a cuidados redobrados. Todos estes transportes obrigam a que os operacionais das ambulâncias utilizem o equipamento de proteção individual (EPI) adequado à situação clínica do utente e adaptem os procedimentos técnicos a instituir aos utentes assistidos.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Portugal adquire dois milhões de vacinas contra a gripe – INSA

imagem do post do Portugal adquire dois milhões de vacinas contra a gripe

25-06-2020

Portugal garantiu a aquisição de dois milhões de vacinas contra a gripe, revelou, dia 24 de junho, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia de Covid-19. Trata-se da “maior compra de sempre de vacinas contra a gripe em Portugal”, assegurou Jamila Madeira.

“Avançámos para a preparação da próxima época gripal, garantindo a maior compra de sempre de vacinas contra a gripe em Portugal: dois milhões de vacinas, mais 38% de aquisição”, referiu a responsável, acrescentando que, desta forma, o Governo salvaguarda “que mais portugueses, numa circunstância também de maior risco, estarão protegidos no próximo inverno”, com o foco nos mais vulneráveis.

“Continuamos a investir no reforço da reserva estratégica nacional, no reforço da capacidade laboratorial do país, no alargamento da rede de cuidados intensivos, no reforço dos meios de saúde pública, no reforço das redes de informação em saúde, bem como nos recursos humanos”, destacou também Jamila Madeira.

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde sublinhou ainda que “este SNS a que todos pertencemos, com a valiosa ação de todos os profissionais, deve e continuará a ser a muralha que nos defende e protege, a rede insubstituível, o instrumento de igualdade e segurança para todos os portugueses, no qual continuamos a acreditar e a confiar, em cada região, em cada bairro, em cada rua”.