Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 30/06/2020: Relatório de Situação DGS, Orientação DGS (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), Notícias

Relatório de Situação nº 120 | 30/06/2020

Relatório de Situação nº 120 | 30/06/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 120 | 30/06/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 033/2020 de 29/06/2020 – DGS

Orientação nº 033/2020 de 29/06/2020

COVID-19: Sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) nas Unidades de Prestação de Cuidados de Saúde


Covid-19 | Sistemas AVAC

30/06/2020

DGS publica orientação destinada às unidades de saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma Orientação com as recomendações para os profissionais de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) nas unidades de prestação de cuidados de saúde.

O documento destina-se exclusivamente às unidades prestadoras de cuidados de saúde do sistema de saúde e poderá ser atualizado consoante a disponibilização de nova evidência científica.

Entre as medidas, a Orientação estabelece que os serviços e espaços onde se encontram doentes infetados sejam, sempre que possível, mantidos em subpressão (pressão negativa) e que seja assegurada a ventilação permanente dos espaços através de introdução de 100% de ar exterior, com taxas de renovação não inferiores a 10 renovações por hora.

Nas instalações sanitárias, por exemplo, é recomendado que as tampas das sanitas estejam fechadas quando o autoclismo é descarregado, por forma a minimizar a libertação de gotículas e resíduos de gotículas no ar. Portanto, deve ser garantido que os utilizadores sejam advertidos para o uso das tampas.

Sobre os cuidados a adotar com a recirculação de ar interior, o documento define que, nos blocos operatórios para doentes Covid-19, mais concretamente nas salas de operações e salas de recobro, essa recirculação não deve ser realizada.

A orientação refere ainda os procedimentos a ter com a limpeza e higienização de unidades terminais e unidades centrais, referindo que apenas o pessoal qualificado, equipado com Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado e procedimentos bem definidos deverá fazê-lo.

Para saber mais, consulte:

DGS > Covid-19: Sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) nas Unidades de Prestação de Cuidados de Saúde


Covid-19 | Testes de despistagem

30/06/2020

Governo vai realizar testes aos bombeiros das 19 freguesias da AML

O Ministério da Administração Interna, em articulação com o Ministério da Saúde, decidiu realizar testes de despistagem à Covid-19 aos elementos que integram os corpos de bombeiros voluntários que atuam nas 19 freguesias em Situação de Calamidade da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

A realização dos testes será organizada entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Instituto Nacional de Emergência Médica.

A medida tem em conta o risco de exposição profissional ao coronavírus SARS-CoV-2 a que estão sujeitos os bombeiros, nomeadamente no transporte de doentes urgentes e não urgentes. Pretende-se, assim, minimizar o risco de contágio entre o efetivo, salvaguardando a saúde e segurança dos bombeiros e daqueles com quem estes contactam, bem como a capacidade de resposta operacional dos corpos de bombeiros.

A realização dos testes inicia-se esta semana e abrange todos os 944 operacionais dos quadros ativo e de comando, pertencentes a 16 Corpos de Bombeiros: Amadora (Município da Amadora), Ajuda, Beato e Penha de França, Cabo Ruivo, Campo de Ourique, Lisboa e Lisbonenses (Município de Lisboa), Camarate e Sacavém (Município de Loures), Caneças, Odivelas e Pontinha (Município de Odivelas), Agualva-Cacém, Algueirão-Mem Martins, Belas e Queluz (Município de Sintra).

Visite:

Portal do Governo- https://www.portugal.gov.pt/