Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 03/07/2020: Relatório de Situação DGS, Orientação DGS (Espaços de Prática de Exercício Físico e Desporto, e Competições Desportivas de Modalidades Individuais sem Contacto), Notícias

Relatório de Situação nº 123 | 03/07/2020

Relatório de Situação nº 123 | 03/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 123 | 03/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 030/2020 de 29/05/2020 atualizada a 03/07/2020 – DGS

Orientação nº 030/2020 de 29/05/2020 atualizada a 03/07/2020

COVID-19: Atividade Física e Desporto – Espaços de Prática de Exercício Físico e Desporto, e Competições Desportivas de Modalidades Individuais sem Contacto


Atividade Física e Desporto

03/07/2020

DGS atualiza orientação para Espaços de Lazer e Atividade Física

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira, dia 3 de julho, uma atualização da orientação sobre espaços de prática de exercício físico e desporto, e competições desportivas de modalidades individuais sem contacto.

De acordo com o documento, pretende-se que estes espaços assegurem que todas as pessoas que nele trabalham e o frequentam estão sensibilizadas para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos, assim como das outras medidas de higienização e controlo ambiental.

A orientação refere que deve ser assegurada a implementação de um plano de contingência próprio para a Covid-19 e garantido o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários aos funcionários.

Devem ser afixadas, de forma acessível a todos, as regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos e normas de funcionamento das instalações.

Relativamente à organização do espaço, devem ser cumpridas as medidas de distanciamento físico, nomeadamente o distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas em contexto de não realização de exercício físico (receção, espaços de circulação, etc.), e pelo menos três metros durante a prática de exercício físico e desporto.

Podem existir situações que decorram da organização de competições de modalidades desportivas individuais sem contacto, bem como treinos de preparação para as mesmas que, face às caraterísticas específicas da modalidade, poderão requerer um distanciamento físico inferior a três metros. Nestes casos o distanciamento deverá ser sempre maximizado e o período de maior proximidade entre os atletas deverá ser o menor possível.

O uso de máscaras é obrigatório para funcionários, exceto durante as aulas que impliquem a realização de exercício físico. Já os utilizadores e atletas devem usar à entrada e saída das instalações, sendo dispensado o uso durante a realização de exercício físico e desporto.

Nos espaços e equipamentos para prática de exercício físico e de massagens, além da desinfeção das mãos à entrada e à saída da espaço, a marcação de lugares (por exemplo no chão) para garantir o distanciamento, os acessos devem ser controlados para evitar aglomerados, recomendando-se que marcação de vagas seja feita por meios digitais.

Quanto às aulas de grupo deve ser reduzido o número de participantes de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos 3 metros entre praticantes, tendo em conta a disposição e movimentos das pessoas ao longo das sessões. Recomenda-se a não retoma de sessões de grupo dedicadas a grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas, pelo risco acrescido que estas populações parecem apresentar.

No caso das piscinas, entre outros procedimentos, deve ser realizada a limpeza e desinfeção, substituindo a água e procedendo-se à cloragem (ou outro tipo de desinfeção química). Todos os responsáveis técnicos das piscinas devem manter registos atualizados dos resultados e testes de qualidade da água. Desta forma, devem ser reforçados os mecanismos de desinfeção do circuito de água das piscinas.

Os utilizadores devem higienizar as mãos na entrada do cais da piscina e é recomendado o uso de óculos de natação dentro da mesma e área circundante, de modo a evitar tocar com as mãos nos olhos.

Segundo a DGS, as saunas, banhos turcos, hidromassagem/jacuzzi e similares devem permanecer encerrados até indicação contrária. Relativamente à organização de competições desportivas de modalidades individuais sem contacto, a DGS recomenda a avaliação do risco da competição, considerando fatores tais como o número de participantes (atletas, staff, equipas técnicas, etc.), localização da competição, distanciamento entre atletas, entre outros.

O documento emitido pela DGS refere ainda que não é permitida a presença de público nos eventos desportivos, devendo reduzir-se ao mínimo o número de envolvidos em cada evento, de acordo com a legislação em vigor.

Consulte:

DGS > COVID-19: Atividade Física e Desporto – Espaços de Prática de Exercício Físico e Desporto, e Competições Desportivas de Modalidades Individuais sem Contacto


Combate à Covid-19 | Equipas

03/07/2020

Equipas multidisciplinares de Lisboa ultrapassam os 1.100 contactos

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 em cinco concelhos da área Metropolitana de Lisboa contactaram, nos últimos 3 dias, mais de 1.147 pessoas.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil / Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, por exemplo.

Entre 30 de junho e 2 de Julho, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitaram 250 famílias, bem como 579 indivíduos.

No total, 1.147 pessoas foram alvo desta intervenção. Além de contactar pessoas identificadas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população.

Visite:

ARS LVT – http://www.arslvt.min-saude.pt


Covid-19 | Testes de rastreio

03/07/2020

Saúde Ocupacional com mais de 1000 testes feitos a fucionários

A Saúde Ocupacional da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda já testou para a Covid-19 cerca de 50% dos funcionários da instituição, assinalando o teste número 1000.

De acordo com a ULS da Guarda, até à data apenas 3 funcionários deram positivo, (um Médico, um Assistente Técnico e um Assistente Operacional). Deram ainda positivo para a COVID-19, 3 profissionais no ato de admissão, pelo que foram tratados e só ingressaram após apresentarem teste negativo.

A ULS da Guarda informa que todos os elementos que sejam admitidos na instituição, nomeadamente para estágios ou início de novas funções são sempre testados. O mesmo procedimento será efectuado para todos os funcionários que regressem de férias e apresentem alguma sintomatologia.

Neste momento, estão a ser realizados testes serológicos aos profissionais, tendo sido realizados até ao momento 250.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda > Notícias


Retoma da atividade assistencial

03/07/2020

Hospital de Braga com indicadores positivos na retoma da atividade

Após a retoma da atividade assistencial, o Hospital de Braga registou indicadores positivos no que diz respeito à recuperação de consultas, cirurgias, sessões em Hospital de Dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

Desde 1 de maio e até 30 de junho foram realizadas 70.576 consultas (13.633 primeiras consultas e 56.943 consultas subsequentes), 3.556 cirurgias (2.011 em ambulatório e 1.545 em convencional), 10.764 sessões em Hospital de Dia e 425.687 meios complementares de diagnóstico e terapêutica contemplando diferentes especialidades.

Após um período em que a atividade clínica foi apenas a prioritária, o Hospital de Braga retomou a sua atividade programada, aumentando o número de consultas presenciais, sempre que clinicamente justificadas, com um alargamento de horário das consultas externas e implementação de regras de segurança que garantam o obrigatório distanciamento social.

A retoma progressiva das cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica teve, também, em conta a prioridade clínica e o tempo de espera.

Ainda que de forma pontual, em algumas especialidades, particularmente neurocirurgia, cirurgia plástica, ortopedia, oftalmologia e cirurgia vascular, a atividade programada encontra-se, também, a ser realizada através de produção adicional (depois das 20h e aos fins-de-semana). O mesmo acontece na área da imagiologia (apenas aos fins-de-semana), sendo esta uma medida em contínua monitorização.

Para se garantir a contínua segurança e proteção dos utentes e profissionais, mantêm-se os circuitos definidos para os doentes suspeitos ou com Covid-19, preservando-se também todos os cuidados aquando da entrada no Hospital, nomeadamente através da medição da temperatura corporal, desinfeção das mãos e a utilização generalizada de máscaras.

Em comunicado, o Hospital de Braga reitera que, a par da retoma progressiva da atividade assistencial programada, estão a ser escrupulosamente cumpridas as normas definidas pelas autoridades de saúde.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias