Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 08/07/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 128 | 08/07/2020

Relatório de Situação nº 128 | 08/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 128 | 08/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Nova edição da newsletter com resumo da informação da área COVID-19 – Infarmed

Resumo da Informação COVID-19 08-07-2020

08 jul 2020

Está disponível nova edição da newsletter com o resumo da informação mais recentemente publicada na área COVID-19.
Carregue na imagem para aceder.


Covid – 19 | Medicamentos

08/07/2020

Grupo de trabalho vai analisar dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias

“Decidimos criar um grupo de trabalho liderado pelo Infarmed, que vai apresentar uma proposta a respeito de uma eventual transferência de determinados medicamentos, com prova de eficácia e segurança e já com genéricos comercializados, para potencial alteração da dispensa em farmácia hospitalar para dispensa em farmácia comunitária”, anunciou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, no decurso da conferência de imprensa para atualização dos dados relativos à pandemia por Covid-19 em Portugal .

Este grupo de trabalho terá 60 dias para apresentar a proposta que permitirá a dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias.

“Logo na primeira hora implementámos regimes de dispensa de medicamento hospitalar, que facilitaram – pela proximidade e simplificação – a vida dos doentes”, acrescentou Jamila Madeira. Entre 17 de março e 27 de maio, mediante os diferentes modelos adotados pelos hospitais, foi possível “servir um total de 152.061 utentes”, referiu.

O grupo de trabalho analisará ainda casos de medicamentos em que deva manter-se a gestão hospitalar, mas cuja dispensa possa ser descentralizada.

“Temos a noção de que isto permitiu um melhor conforto e um mais fácil acesso, com a segurança necessária àquilo que o medicamento hospitalar impõe aos doentes, particularmente aos doentes crónicos”, concluiu a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 08/07/2020


Covid-19 | 10.ª reunião técnica

08/07/2020

Infarmed acolhe reunião sobre situação epidemiológica em Portugal

Decorre esta quarta-feira, no auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa, nova reunião de acompanhamento da “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”.

A reunião técnica, presidida pela Ministra da Saúde, Marta Temido, conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Esta é a décima reunião com epidemiologistas, para partilha de informação, apresentações técnicas, em que participam também representantes de partidos e parceiros sociais, e ainda, por videoconferência, os conselheiros de Estado.


Deixa a Covid-19 fora-de-jogo

08/07/2020

DGS e Liga vão lançar campanha de sensibilização

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vão lançar a campanha “Não facilites – Deixa a Covid-19 fora-de-jogo”, durante a 31.ª jornada da I Liga, para o cumprimento das medidas de proteção da Covid-19.

De acordo com o comunicado, as duas entidades sublinham que “contando com o mediatismo do futebol profissional, cabe à LPFP e às sociedades desportivas alavancar a mensagem que se pretende passar: não facilitar no cumprimento das medidas de proteção da Covid-19”.

Neste âmbito, as 18 equipas que competem no principal escalão do futebol profissional português e as equipas de arbitragem vão vestir camisolas alusivas ao combate à Covid-19, no início dos jogos da 31.ª jornada, que decorrem entre quarta-feira e sábado.

Para saber mais, consulte:

DGS > Notícias