INEM: mais de 16.000 cidadãos com formação de Mass Training em Suporte Básico de Vida

09/07/2020

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) formou, em 2019, um total de 16.120 cidadãos através de 267 ações de Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) realizadas de norte a sul do país.

As ações de Mass Training em SBV promovidas pelo INEM tiveram como objetivo formar cidadãos de todas as idades e possibilitar que estas pessoas adquiram conhecimentos sobre como atuar caso se deparem com um vítima em Paragem Cardiorrespiratória.

De acordo com os dados do INEM, 16.120 cidadãos formados em 2019 significa um aumento de 205 em relação ao ano de 2018, embora reduzindo-se o número de ações de Mass Training em SBV, de 296 em 2018 para 267 em 2019. Estas ações de Mass Training em SBV estão a cargo dos três Centros de Formação do Instituto, que integram as Delegações Regionais do Norte, Centro e Sul do INEM.

As ações de Mass Training têm a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias centenas de pessoas, uma vez que as ações são coordenadas por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema de multimédia para que todos tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. Segue-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.

Segundo o INEM, no final de uma ação de mass training é expectável que os participantes consigam reconhecer uma Paragem Cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de SBV.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias