Reforço no verão: INEM aumenta capacidade de resposta com oito ambulâncias sazonais

22/07/2020

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estabeleceu oito protocolos sazonais com vista ao reforço da capacidade de resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica em regiões do país que vêem a sua população aumentar no verão.

Estes protocolos prevêem uma disponibilidade adicional de oito ambulâncias de socorro em outras tantas Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e Corpos de Bombeiros do país.

A celebração destes protocolos decorre do planeamento efetuado pelo INEM e pelos seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica, com vista a garantir uma melhor resposta a situações de acidente ou doença súbita, em zonas do país que vêem a sua população aumentar no verão.

Com estes protocolos, as entidades parceiras comprometem-se a operar uma ambulância de socorro com a respetiva tripulação, 24 horas por dia, durante a vigência dos mesmos. Ao INEM caberá o correspondente pagamento às entidades parceiras.

As oito entidades que celebraram protocolos para este reforço sazonal são as seguintes:

Estes protocolos constituem um reforço sazonal ao Sistema Integrado de Emergência Médica, sendo que este sistema conta, já desde 2018, com pelo menos um Posto de Emergência Médica em todos os concelhos do país.

O Sistema Integrado de Emergência Médica é composto regularmente por 364 Postos de Emergência Médica. Às ambulâncias afetas a estes postos acrescem as 56 Ambulâncias de Emergência Médica e as 40 Ambulância de Suporte Imediato de Vida operadas diretamente pelo INEM.

O INEM recorda uma informação que pode salvar vidas: em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias