INEM mantém dispositivo preparado para intervenção em incêndios rurais

06/08/2020

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) mantém em prontidão, para intervenção em incêndios rurais, um dispositivo composto por oito ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e a monitorização de todas as ocorrências relevantes através da Sala de Situação Nacional.

O plano de resposta do INEM, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) 2020, prevê um conjunto de medidas internas de antecipação, tais como a prontidão de meios de emergência pré-hospitalar, das equipas de apoio para integrar postos de comando operacionais no teatro de operações dos incêndios, a presença de oficiais de ligação nos Centros de Coordenação Distrital e/ou Nacional e Comando Nacional e/ou Distrital de Emergência e Proteção Civil.

Estão em prontidão, 24 horas por dia, quatro ambulâncias SIV, uma por delegação. As Delegações Regionais do Norte, Centro, Sul-Lisboa e Sul-Algarve dispõem ainda, durante 12 horas por dia, de uma ambulância SIV cada, preparada para intervir no âmbito do DECIR.

Nas últimas 24 horas, o INEM empenhou diversos meios de emergência pré-hospitalar e um total de 30 operacionais em vários teatros de operações de incêndios rurais. Estiveram envolvidos 14 enfermeiros, 13 técnicos de emergência pré-hospitalar, um médico, um coordenador e ainda um técnico superior.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias