CHBM vai ter Hospital de Dia de Psiquiatria

12/08/2020

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) lançou o concurso para realizar a intervenção que irá permitir instalar o Hospital de Dia de Psiquiatria nas antigas instalações do Serviço de Medicina Interna do Hospital do Montijo. Este investimento rondará os 200 mil euros.

Com a criação deste Hospital de Dia pretende-se garantir a continuidade dos cuidados assistenciais aos doentes após a alta do internamento de Psiquiatria, contribuindo para que possam melhorar o seu estado de saúde permanecendo inseridos junto das suas famílias e comunidade. Destina-se também a doentes com possibilidade de reabilitação, em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica, que necessitem de uma intervenção diária e intensiva.

Esta nova valência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental irá contar com uma equipa multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social.

A criação do Hospital de Dia está inserida na candidatura, desenvolvida em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, do projeto «Intervenção Comunitária em Saúde Mental» ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este tem como objetivo assegurar elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência no SNS, colocando os cidadãos e famílias no centro das intervenções de todos os profissionais e serviços.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques