Dia Internacional da Juventude

12/08/2020

Criado por resolução da Organização das Nações Unidas, em 1999, celebra-se anualmente, em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude.

Este ano, a efeméride tem como mote «Envolvimento Juvenil para uma Ação Global» («Youth Engagement for Global Action») e tem como objetivo destacar as diversas maneiras pelas quais é possível a atuação dos jovens a nível local, nacional e global, e como isso enriquece instituições e processos nacionais e multilaterais.

Este envolvimento é particularmente relevante numa fase em que é necessário fortalecer a capacidade do sistema internacional para agir em conjunto e implementar soluções para desafios e ameaças urgentes, tais como conflitos e emergências humanitárias, bem como desafios globais, como o surto de Covid-19 e as alterações climáticas.

A grande maioria destes desafios exigem uma ação global concertada e um envolvimento e participação significativos dos jovens para serem enfrentados de forma eficaz.

Assim, o principal objetivo do Dia Internacional da Juventude 2020 passa por sublinhar a necessidade de permitir o envolvimento dos jovens, tornando as instituições locais, nacionais e globais mais inclusivas, com o propósito de fortalecer sua capacidade (e relevância) para alcançar uma ação global.

Para saber mais, consulte:

Organização das Nações Unidas > Dia Internacional da Juventude (em inglês)