Curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias”: inscrições até 2 de outubro – INSA

imagem do post do Curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias”: inscrições até 2 de outubro

19-08-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do Departamento de Doenças Infeciosas, promove, de 12 de outubro a 16 de novembro, o curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias”. A formação destina-se a todos os licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde e é composta por duas componentes independentes (teórica e prática), podendo os interessados optar apenas por uma. A componente teórica (de 12 de outubro a 6 de novembro) realiza-se em formato e-learning, na Plataforma do INSAforma+.

O curso tem como objetivo a promoção das competências nos domínios das técnicas clássicas e de biologia molecular de diagnóstico laboratorial da tuberculose e de micobacterioses. O programa é constituído por sete módulos e aborda temas como a biossegurança, a genética das micobactérias, o diagnóstico laboratorial da tuberculose ou a epidemiologia molecular da tuberculose. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição até 2 de outubro, através do preenchimento do seguinte formulário.

A tuberculose continua a ser um problema de Saúde Pública em todo o mundo. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da tuberculose e o laboratório assume assim cada vez maior importância na confirmação dos casos de tuberculose, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos antibacilares. A introdução de metodologias moleculares para o diagnóstico constituiu uma ferramenta essencial para a identificação rápida dos casos de tuberculose e de tuberculose multirresistente, o que veio permitir implementar precocemente medidas de controlo.