INEM | Informação Antivenenos

21/08/2020

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, no mês de junho de 2020, 2.288 consultas telefónicas, uma média de 76 consultas diárias.

De acordo com o INEM, este número encontra-se em linha com a média mensal registada ao longo do últimos anos. Em 2019, o CIAV realizou um total de 29.472 consultas telefónicas, a que corresponde um média mensal de 2.456 chamadas relacionadas com intoxicações.

Sobre o CIAV

O CIAV é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação.

O CIAV presta informações referentes ao diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos em intoxicações agudas ou crónicas sobre todos os produtos existentes, desde medicamentos a produtos de utilização doméstica ou industrial, produtos naturais, plantas ou animais.

Funciona ao longo das 24 horas do dia, 7 dias por semana, sendo o serviço assegurado por pessoal médico especializado, disponível através de uma linha telefónica exclusiva – 800 250 250 (chamada gratuita).

Em caso de intoxicação, ligue 800 250 250. Colabore com o médico(a) do CIAV e responda às perguntas que lhe são colocadas, seguindo depois as instruções fornecidas.

Para saber mais, consulte: