ULSBA: ampliação do serviço de urgência de Beja

21/08/2020

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) ampliou o serviço de urgência geral e o serviço de urgência pediátrica, com área dedicada à Covid 19, no Hospital José Joaquim Fernandes em Beja, com o objetivo de disponibilizar à população e aos profissionais as melhores condições possíveis para prestação de cuidados de saúde.

Esta decisão surgiu no âmbito da pandemia de Covid-19, que criou grandes desafios às unidades prestadoras de cuidados de saúde, não só decorrentes do volume acrescido de trabalho, mas também da necessidade de alterar estruturas funcionais e físicas, alterar e duplicar circuitos de profissionais e doentes, de criar novos fluxos de trabalho, de alterar práticas e rotinas, bem como ao nível da própria organização do trabalho, com o objetivo de manter a qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde a profissionais e utentes.

O serviço de urgência pediátrica não estava dimensionado da ULSBA nem tinha condições de adaptabilidade na estrutura física existente para cumprir as normas exigíveis para a prestação de cuidados face ao desafio da pandemia. O serviço de urgência geral também não estava dimensionado para esta nova realidade.

Assim, o Conselho de Administração da ULSBA teve que procurar uma solução que, não só melhorasse substancialmente as condições físicas, como permitisse o estabelecimento de circuitos completamente separados, com as dimensões adequadas, garantindo assim a qualidade e segurança necessárias para profissionais e utentes.

Atualmente encontra-se concluída a instalação da urgência de pediatria em módulos contentorizados, salvaguardando todas as condições necessárias. Tendo iniciado o seu funcionamento em julho de 2020.

Estão em curso os trabalhos de instalação e montagem da estrutura modular de ampliação do serviço de urgência geral, que deverá ficar disponível no final do mês de agosto.

A nova estrutura tem espaços individualizados de triagem, consulta, Serviço de Observação, sala de espera, entre outros, o que permite assegurar a resposta à situação de pandemia e de temperaturas extremas com qualidade e segurança para todos.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo – http://www.ulsba.min-saude.pt/