CHULN | Cardiologia preventiva: Centro de Reabilitação Cardiovascular com certificação europeia

estetoscopio em forma de coracao

27/08/2020

O Centro de Reabilitação Cardiovascular, do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), tornou-se agora o primeiro centro em Portugal, e um dos primeiros da Europa, a obter a certificação europeia para prevenção secundária e reabilitação cardiovascular da European Association of Preventive Cardiology (EAPC).

O projeto do CHULN engloba também a Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL) e a Universidade de Lisboa,

Este programa de certificação, que inclui as categorias de «Prevenção Secundária e Reabilitação Cardíaca», «Tratamento e Prevenção do Risco Cardiovascular» e «Cardiologia Desportiva», pretende «estabelecer standards para a prática da Cardiologia Preventiva na Europa, de uma forma mais uniforme, melhorando a qualidade dos cuidados em saúde cardiovascular».

A explicação é dada pela por Ana Abreu, Coordenadora do Programa de Reabilitação Cardiovascular e anterior responsável pela Secção de Prevenção Secundária e Reabilitação Cardiovascular da EAPC, associação científica que integra a Sociedade Europeia de Cardiologia.

De acordo com a cardiologista, «este reconhecimento é um passo importante numa área-chave para o doente cardíaco. Para a equipa, a certificação representa uma maior responsabilidade, já que somos atualmente considerados Centro de Excelência, por cumprirmos os critérios definidos, mas acreditamos que alguns podem ainda ser otimizados.»

Para saber mais, consulte: