Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 02/09/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 184 | 02/09/2020

Relatório de Situação nº 184 | 02/09/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 184 | 02/09/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Manual para a reabertura das escolas está a ser ultimado – DGS

Manual para a reabertura das escolas está a ser ultimado

A Ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta quarta-feira que está a ser preparado um documento “com regras mais específicas” para as escolas, sendo o “princípio geral” que as atividades escolares e letivas sejam “interrompidas o mínimo possível”.

“Estamos a ultimar estas regras mais específicas destinadas a dar resposta muito práticas, sendo que o princípio geral é este, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos aponta: atividades escolares e letivas interrompidas o mínimo possível, encerramentos o mais limitados possíveis, o mais localizados possíveis, o mais limitados no tempo e dirigidos a situações de controlo do risco bem identificados”, disse aos jornalistas Marta Temido.

A ministra falava na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de COVID-19 em Portugal, após ter sido questionada sobre as regras que estão a ser definidas para as escolas.

A governante explicou que os ministérios da Saúde e da Educação têm estado a trabalhar “desde há longas semanas” na preparação do arranque do ano letivo, marcado para 14 a 17 de setembro, frisando que Portugal “procura acompanhar aquilo que é a preparação e a evidência” de outros países”.

A ministra sublinhou que, na passada segunda-feira, decorreu uma reunião com a OMS Europa e onde os vários países trocaram as suas aprendizagens, planos e experiências.

Segundo Marta Temido, dessa reunião saiu um conjunto de orientações e “o primeiro objetivo central” da Organização Mundial da Saúde é que “as necessidades escolares e educativas deverão ser o mínimo afetadas e interrompidas”, sendo neste “contexto difícil” que Portugal está a trabalhar.

“As nossas preocupações devem ser em primeira mão com a segurança das crianças e da comunidade educativa e em segunda mão com o controlo da transmissão e da infeção”, precisou, sustentando que é nesta lógica que se está a “preparar o documento que será conhecido dentro de alguns dias”.

Marta Temido admitiu que se trata de um “tema bastante complexo e ramificado”.

Por sua vez, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu que a DGS enviou a 03 de julho para as escolas as regras que permitem a preparação do ano letivo. “As grandes orientações para as escolas se organizarem e abrirem no dia 14 com medidas de segurança foram divulgadas para todas as escolas em julho”, disse a especialista em saúde pública.

De acordo com a Diretora-Geral, estas orientações permitem “abrir as escolas dentro da normalidade possível” e dotar os estabelecimentos de ensino de “mecanismos preventivos de segurança”.

Graça Freitas explicou que a DGS está a ultimar um “referencial que permite atuar com uma cadeia de comunicação simples perante um caso suspeito, um caso confirmado ou um surto” numa escola.


Há 23 lares de idosos com surtos ativos em Portugal – DGS

Há 23 lares de idosos com surtos ativos em Portugal

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta quarta-feira que existem 23 lares com surtos ativos no país, sendo que a maioria ficam situados na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

De acordo com a especialista em saúde pública, 19 surtos estão na região de Lisboa e Vale do Tejo e quatro na região Norte.

“No total do país, lares com surtos ativos são 23, incluindo o surto de Reguengos de Monsaraz”, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de covid-19 em Portugal

De acordo com o relatório de situação da Direção-Geral da Saúde, Portugal regista hoje mais 390 casos e três mortos por COVID-19, o que eleva para 58.633 o número total de casos de infeção confirmados e 1.827 o número de mortes relacionados com a pandemia.

Do total de novos casos, 184 foram notificados na região Norte, 168 na região de LVT, 23 no Centro, 11 no Algarve e dois no Alentejo.


Covid-19 | Balanço

02/09/2020

Ministra da Saúde faz balanço dos últimos seis meses de pandemia

No dia em que se assinala os seis meses desde os primeiros dois casos registados no país, a Ministra da Saúde, Marta Temido, fez um breve balanço, destacando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os seus profissionais e toda a rede de serviços com os quais o SNS colabora “garantiram a resposta às necessidades assistenciais a todos os residentes em Portugal”.

Na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia, a Ministra da Saúde observou que Portugal, assim como resto da Europa, tem um “contexto complexo” pela frente, mas que “hoje estamos melhor preparados para enfrentar um eventual recrudescimento da pandemia”.

A governante acrescentou ainda que, atualmente, “temos mais recursos, organização, experiência e conhecimento” e que “valeu a pena investir em meios materiais e em meios humanos”.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa de 02/09/2020