Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 10/09/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

 

Relatório de Situação nº 192 | 10/09/2020

Relatório de Situação nº 192 | 10/09/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 192 | 10/09/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

 

 
 
10-09-2020 COVID-19: Novas FAQ

A DGAEP atualizou o conjunto de FAQ disponíveis no mini site dedicado ao COVID-19.


Covid-19 | Hospital de Braga

10/09/2020

Hospital de Braga está preparado para eventual aumento de procura

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga afirmou hoje que aquela unidade hospitalar está “preparada” para um eventual aumento de procura, mas realçou que “muito importante” é “não haver relaxamento” nas medidas de prevenção no combate à Covid-19.

Em declarações à agência Lusa sobre o programa “Braga Fecha a Porta à Covid-19”, lançado pelo Hospital de Braga, a Universidade do Minho, Câmara Municipal de Braga e os Agrupamentos de Centros de Saúde, João Porfírio Oliveira afirmou que houve um “significativo” reforço de meios e de pessoal no Hospital.

De acordo com o responsável, o Hospital de Braga está a reforçar a equipa médica com nove clínicos, tem 175 camas para doentes com Covid-19, passou a capacidade de 40 para 45 internamentos em cuidados intensivos, criou mais circuitos para doentes com o novo coronavírus e aumentou a capacidade para realizar testes de despistagem.

“Esta é uma iniciativa que está a ser preparada há mais de um mês. O hospital e os nossos parceiros achámos por bem, considerando o panorama que se adivinha com o inverno, a chegada das gripes, das constipações, das infeções respiratórias, de termos um papel interventivo na prevenção e informação”, justificou João Porfírio Oliveira.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Covid-19 | Capacidade de testagem

10/09/2020

Aumento da capacidade de testagem é prioritário para Portugal

O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou hoje que Portugal vai aumentar de forma “significativa” a sua capacidade de testagem, tanto no Serviço Nacional de Saúde (SNS), como no privado, considerando decisivo que para uma resposta rápida a casos suspeitos de Covid-19.

A informação foi avançada hoje por António Costa no final do Conselho de Ministros, onde apresentou as medidas que vão ser aplicadas a partir de 15 de setembro, dia em que Portugal continental vai entrar em situação de contingência para fazer face à pandemia de Covid-19.

O aumento da capacidade de testagem tem sido uma das maiores prioridades de Portugal e continuará a sê-lo até ao final do ano. “Só assim poderemos verificar a existência de novos casos, e detetar e isolar pessoas infetadas”, disse o Primeiro-Ministro, sublinhando que Portugal só está atrás da Dinamarca, do Reino Unido, do Chipre e da Lituânia em número de testes por milhões de habitantes.

Portugal já superou a barreira de dois milhões de testes e António Costa salientou que no dia 8 de setembro foi estabelecido um novo máximo, com 20527 testes realizados.

Este valor vai ao encontro do esforço que tem vindo a ser feito para aumentar a capacidade de testagem do País e que, de acordo com o Primeiro-Ministro, atingirá os 21 mil testes por dia através dos investimentos previstos nas próximas semanas pelo Programa de Estabilização Económica e Social. O número mais do que duplica a capacidade inicial verificada de 10 mil testes por dia.

António Costa sublinhou também a importância do trabalho em rede com a academia e com laboratórios privados, destacando que neste momento há já 102 laboratórios privados acreditados para a realização de testes quando em abril eram apenas 50.

Na ocasião, o Primeiro-Ministro adiantou também que está a ser concluído um protocolo com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e com o Instituto de Medicina Molecular que vai permitir aumentar ainda mais a capacidade de testagem.

«Isto é decisivo: temos de ter a capacidade de assim que houver caso suspeito, testá-lo, ter uma resposta rápida, e determinar o universo de contactos sem que isso conduza à paralisação de uma turma inteira, de uma escola inteira, de uma empresa inteira», justificou o governante.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Controlar a Pandemia – Conselho de Ministros de 10 de setembro de 2020


Covid-19 | Situação de contingência

10/09/2020

Conheça as medidas que vão entrar em vigor no dia 15 de setembro

O Primeiro-Ministro, António Costa, apresentou hoje as medidas que vão ser aplicadas a partir de 15 de setembro, dia em que Portugal continental vai entrar em situação de contingência para fazer face à pandemia de Covid-19.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa sublinhou que as medidas apresentadas têm como objetivo evitar um aumento exponencial de contágios com a gradual retoma da atividade.

«É absolutamente decisivo manter a pandemia controlada. Não podemos dar este jogo por ganho, porque não está ganho», afirmou o primeiro-Ministro, lembrando que a batalha contra a Covid-19 «continua e depende fundamentalmente de cada cidadão».

«O acompanhamento desta pandemia exige uma leitura dinâmica de forma a permitir aquilo que é essencial: Manter a pandemia controlada, possibilitando a recuperação económica e social do país», referiu o governante.

Medidas para Portugal continental

  • Ajuntamentos limitados a 10 pessoas;
  • Estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h (com exceções);
  • Horário de encerramento dos estabelecimentos entre as 20h e as 23h, por decisão municipal;
  • Em áreas de restauração de centros comerciais, limite máximo de 4 pessoas por grupo;
  • Proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço e, a partir das 20h, em todos os estabelecimentos (salvo refeições);
  • Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública;
  • Regresso às aulas em regime presencial, entre 14 e 17 de setembro:
    • Readaptação do funcionamento das escolas à nova realidade sanitária;
    • Planos de contingência em todas as escolas;
    • Distribuição de EPIs;
    • Referencial de atuação perante caso suspeito, caso positivo ou surtos;
  • Nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300m das escolas, limite máximo de 4 pessoas por grupo;
  • Brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos em lares;
  • Recintos desportivos continuam sem público.

Medidas para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto

  • Equipas em espelho:
    • Escalas de rotatividade entre teletrabalho e trabalho presencial;
  • Desfasamento de horários obrigatório:
    • Horários diferenciados de entrada e saída;
    • Horários diferenciados de pausas e refeições;
  • Redução de movimentos pendulares.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Controlar a Pandemia – Conselho de Ministros de 10 de setembro de 2020


Covid-19 | Área Metropolitana de Lisboa

10/09/2020

Equipas multidisciplinares ultrapassam os 11.500 contactos

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 8 de setembro, um total de 11.561 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença. 

Assim, entre 30 de junho e 8 de setembro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 11.561 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias