Lançada Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio

10/09/2020

O Ministério da Saúde apresentou esta quinta-feira, numa sessão online, o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio com o objetivo de reduzir a taxa de suicídio em Portugal.

A iniciativa foi lançada no dia em que se assinala o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dia 10 de setembro, e visa mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, aumentar a literacia em saúde mental e lutar contra o estigma e incentivar ao pedido de ajuda às pessoas em risco para reduzir o número de suicídios em Portugal.

A sessão de abertura do Webinar esteve a cargo da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, que sublinhou que “o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde assumem o suicídio e os comportamentos suicidários como um grave problema de saúde pública”. Importa referir, também que a saúde mental foi assumida pelo Governo com um compromisso para a próxima década.

A DGS, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, relança o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Na forma conseguida ou tentada, este  é um problema de saúde pública que representa um grande desafio em todo o mundo. Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica, alertaram os vários oradores presentes neste webinar que apresentaram três projetos que integram já a rede de parcerias do Plano.: setembro mês da prevenção do Suicídio, vocacionada para a prevenção na comunidade e promovida pela ARIS Planície, no Alentejo, o estudo sobre a Prevenção do Suicídio na Rede Ferroviária Nacional, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia, e o Plano de Prevenção do Suicídio que a Universidade do Porto promove junto da população académica.


Mês da prevenção do suicídio

10/09/2020

HESE assinala data e alerta para a importância da prevenção

Com o mote “(Re)pensar uns nos outros, uns pelos outros”, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) assinala mês da prevenção do suicídio.

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE assinala este mês alertando para alguns mitos que subsistem em relação ao suicídio e que interessa desmistificar para que as pessoas se ajudem mais e estejam mais atentas, com o slogan “(Re)pensar uns nos outros, uns pelos outros”.

A partir do dia 10 de setembro, dia que se assinala, a nível mundial, a prevenção do suicídio serão divulgadas nas redes sociais e no site do HESE várias mensagens sobre este tema.

Madalena Serra, Psiquiatra, Diretora do Departamento, realça que “é muito preocupante que, nos dias de hoje, haja pessoas que arrastem o seu sofrimento psíquico anos a fio, sem tratamento, verificando-se uma progressiva desesperança no processo de melhoria e perda de anos de vida saudáveis. É também igualmente preocupante que, nos dias de hoje, haja pessoas sem acesso a cuidados de saúde mental adequados.”

O Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) constitui uma estratégia e determina como objetivos “aumentar o acompanhamento de pessoas com ideação suicida, comportamentos auto-lesivos e actos suicidas; e aumentar o acesso a cuidados diferenciados através da criação de consultas especializadas em todos os distritos”. A aposta na qualidade e acessibilidade da prestação de serviços de saúde mental é certamente uma das formas mais estruturais de prevenção do suicídio.

Neste sentido e em cumprimento do estipulado no PNPS, o DPSM do HESE tem feito um investimento direcionado à intervenção na área do suicídio, tendo em funcionamento, há cerca de um ano, uma consulta específica de intervenção em crise, de modo a dar uma resposta célere a utentes com risco de suicídio ou de comportamentos auto-lesivos.

“Devemos estar atentos uns aos outros. Não devemos confundir distanciamento físico com distanciamento social e afetivo”, e a Diretora reforça ainda que “é fundamental dotarmos a sociedade onde nos inserimos de capacidade de avaliação técnica formal para uma identificação precoce dos fatores de risco de suicídio e, também, de situações de doença que condicionem o aparecimento de ideias de morte para delinear uma intervenção clínica eficaz. A depressão é uma dessas doenças.”

Para saber mais, consulte:

Voltar