Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 15/09/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 197 | 15/09/2020

Relatório de Situação nº 197 | 15/09/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 197 | 15/09/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Dadores de plasma sanguíneo convalescente

15/09/2020

Para determinar os níveis de anticorpos neutralizadores do novo coronavírus

Cerca de 700 potenciais dadores estavam inscritos, no final de agosto, no programa nacional de transfusão de plasma sanguíneo convalescente, para tratar doentes com covid-19, segundo revelou o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

Em declarações à agência Lusa sobre o ponto de situação dos ensaios clínicos com plasma de doentes covid-19 recuperados, o IPST referiu que os inscritos “já tinham sido contactados” por um médico, para efeitos de seleção, tendo já sido enviadas amostras para o Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa, para serem determinados os níveis de anticorpos neutralizadores do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença respiratória covid-19.

O registo de dadores é feito voluntariamente pelos interessados através da página na internet do IPST.

Em maio, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação anunciou o arranque da recolha de plasma sanguíneo de doentes recuperados para ensaios clínicos. Uma vez que o uso de plasma convalescente é uma terapêutica experimental para a covid-19, a sua eficácia e segurança têm de ser testadas.

O grupo de trabalho para desenvolver a proposta do Programa Nacional de Transfusão de Plasma Convalescente Covid-19 foi constituído em maio, tendo o relatório com a sugestão de medidas sido apresentando à tutela em 17 de junho. O IPST adiantou que, em 21 de julho, foi criado um grupo de peritos que “acompanha tecnicamente a organização e o desenvolvimento do processo de investigação clínica, a realizar nos termos da lei de investigação clínica”.

O tratamento com plasma sanguíneo de doentes recuperados, recomendado pela OMS, tem sido aplicado em vários países a outros pacientes, em situações muito específicas e graves, em que as defesas do corpo (sistema imunitário) estão muito debilitadas.


Covid-19 | Equipas multidisciplinares

15/09/2020

Mais de 11.900 pessoas contactadas na Área Metropolitana de Lisboa

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 11 de setembro, um total de 11.940 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 11 de setembro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 11.940 pessoas foram alvo desta intervenção.

*Recorde-se que as equipas dos ACES Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida entraram em atividade em agosto.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias


Covid-19 | Doentes oncológicos

15/09/2020

IPO Lisboa define regras para transporte não urgente de doentes

Para reduzir o risco de transmissão da Covid-19, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) definiu um conjunto de regras que devem ser garantidas no transporte não urgente de doentes do instituto.

O documento «Recomendações Covid-19: transporte de doentes oncológicos» apresenta as medidas que devem ser garantidas pelos profissionais e agentes envolvidos no transporte não urgente de doentes e pelos próprios doentes, durante todo o trajeto.

Em caso de transporte múltiplo, o agente transportador deve reduzir a lotação máxima da viatura (por exemplo, numa viatura de nove lugares só devem ser transportados três doentes); utilizar barreiras físicas entre bancos ou deixar um banco de intervalo entre doentes; garantir a ventilação reforçada do veículo, incluindo a abertura dos vidros; fazer uma gestão e monitorização equilibrada dos agrupamentos e respeitar a hora de marcação do transporte e do ato clinico que o doente tem programado.

Além do cumprimento destas regras, doentes, acompanhantes e tripulantes devem cumprir as medidas de precaução básicas de controlo de infeção, nomeadamente higienização das mãos, etiqueta respiratória, utilização de máscara cirúrgica, distanciamento social e desinfeção da viatura.

O IPO Lisboa lembra que desde o início da pandemia foram implementadas um conjunto de medidas preventivas e de contenção da infeção pelo novo coronavírus que tem permitido garantir a prestação dos cuidados de saúde aos doentes oncológicos em condições de segurança e com o menor impacto possível no funcionamento do instituto.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Notícias