Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 18/09/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 200 | 18/09/2020

Relatório de Situação nº 200 | 18/09/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 200 | 18/09/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Linha de Atendimento Covid-19

18/09/2020

CHULN realizou mais de 10 mil chamadas a utentes em seis meses

A equipa de enfermagem da Linha de Atendimento Covid-19 do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) realizou mais de dez mil chamadas de acompanhamento a utentes, em seis meses.

De acordo com o CHULN, só nos meses de julho e agosto, as enfermeiras responsáveis por este serviço asseguraram perto de 4500 chamadas para comunicar resultados de testes, bem como esclarecer questões sobre o que fazer durante o período da quarentena ou isolamento, em caso de rastreio positivo. Orientações que têm recebido testemunhos muito positivos dos doentes e familiares.

No último mês, a equipa acompanhou também vários utentes estrangeiros. No geral, em agosto os grupos etários mais testados foram os dos 81 aos 90 anos e dos 21-30 anos.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Inovação

18/09/2020

CHUSJ cria sistema eletrónico que reduz erro na partilha de resultados

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) criou, em parceria com duas outras unidades do norte do país, um sistema eletrónico que permite reduzir possibilidades de erro na partilha de resultados de análises à Covid-19.

De acordo com o CHUSJ, em causa está a criação de um procedimento com “integração eletrónica interlaboratorial” que visa quer o pedido de análises, quer o envio de resultados.

O procedimento eletrónico foi criado pelo CHUSJ, enquanto hospital recetor dos pedidos, em parceria com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que são hospitais requisitantes.

O CHUSJ revelou que quer alargar este novo sistema de processamento aos restantes hospitais da região Norte. Assim, as unidades hospitalares parceiras definiram requisitos para que fosse desenvolvida uma “integração aplicacional” que junta os diferentes laboratórios, sendo objetivo conseguir via eletrónica que o pedido de requisição realizado num dos hospitais requisitantes possa ser integrado diretamente no sistema do CHUSJ.

A nova aplicação também permite que o resultado será remetido eletronicamente ao hospital requisitante. “Com a pandemia, o acréscimo do número de análises clínicas, requisitadas ao Serviço de Patologia Clínica do CHUSJ por outros hospitais, aumentou substancialmente a carga administrativa no registo de entrada destes pedidos”, esclarece o CHUSJ.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Vacina da gripe antecipada

18/09/2020

Campanha de vacinação começa mais cedo e para os grupos prioritários

Este ano, a campanha de vacinação para a gripe vai ser antecipada, começando no dia 28 de setembro, pelas faixas da população prioritárias, que incluem idosos e grávidas, anunciou hoje a Diretora-Geral da Saúde, na conferência de imprensa sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal.

Graça Freitas afirmou que a campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde, que começa habitualmente em 15 de outubro, começará mais cedo, havendo 350 mil vacinas para esta primeira fase.

Residentes em lares de idosos, profissionais de saúde, profissionais do setor social que prestam cuidados e grávidas estão entre os setores mais vulneráveis e serão os primeiros a poder ser vacinados, sublinhou a Diretora-Geral da Saúde.

Na segunda fase, que começará em 19 de outubro, estão incluídos outros grupos de risco, nomeadamente pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

“Queremos vacinar o mais depressa possível e estamos a fazer planeamento com as administrações regionais de saúde para, se for necessário, ampliar os pontos vacinação para outras estruturas da comunidade” além dos centros de saúde, afirmou a responsável da Direção-Geral da Saúde.

Graça Freitas apelou a todas as pessoas que tiverem indicação médica para que se vacinem, salientando que este ano, com a pandemia, é “ainda mais importante que o façam”.

Com a Covid-19, “convém não ter outras infeções respiratórias que se possam confundir com a Covid e que obriguem a fazer um diagnóstico para ver se as pessoas têm Covid ou têm gripe”, referiu.

A Diretora-Geral da Saúde informou ainda que, além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.

No total, o Serviço Nacional de Saúde comprou este ano mais de dois milhões de vacinas da gripe a duas empresas diferentes, por concurso público, mas todas as vacinas são iguais. Uma das empresas entregou já 150 mil doses, a distribuir pelas administrações e “muito rapidamente” chegará mais uma tranche para permitir começar a vacinação mais cedo.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 17/09/2020