CH Oeste | Telereabilitação: unidade de Caldas da Rainha disponibiliza sessões a jovens com escoliose

23/09/2020

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade de Caldas da Rainha, que se insere no Centro Hospitalar do Oeste (CH Oeste), disponibiliza, desde junho, sessões de telereabilitação na área de fisioterapia, a utentes portadores de escolioses em idade pediátrica.

A telereabilitação consiste num modelo de intervenção em que se recorre a tecnologias de telecomunicação para prestar serviços de reabilitação à distância.

Inicialmente, foram contactados os pais das crianças e jovens elegíveis, e foi solicitada autorização para a realização das sessões online e confirmada a existência das condições tecnológicas por parte dos utentes, nomeadamente um computador com câmara, microfone e ligação à internet.

As sessões de telereabilitação decorrem individualmente, através de uma plataforma digital, e consistem na realização supervisionada de exercícios adequados ao estado funcional do utente. Para complementar a intervenção e dar continuidade ao tratamento nos dias em que não têm sessão online, os utentes têm acesso aos exercícios em formato digital, com indicações da fisioterapeuta.

Para o Conselho de Administração do CH Oeste, os projetos de telereabilitação são uma aposta da instituição, em particular numa época em que o distanciamento social é fundamental, e em que os serviços de saúde necessitam reduzir a circulação e permanência dos utentes nos mesmos. Acima de tudo, o recurso à telereabilitação vem assegurar a continuidade do acompanhamento da prestação de cuidados de saúde aos utentes, sem que estes tenham a necessidade de se deslocar à unidade de saúde.

Para saber mais, consulte:

CH Oeste > Notícias