52|25 Escola Nacional Saúde Pública

30/09/2020

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participou, no dia 29 de setembro, na sessão de encerramento da cerimónia 52|25 – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), que celebra os 52 anos de existência da instituição e os 25 anos na Universidade NOVA de Lisboa.

A cerimónia contou com uma palestra proferida pelo Presidente do Conselho de Escola da ENSP-NOVA, Alexandre Quintanilha, dedicada aos novos desafios da Saúde Pública, e com o lançamento do livro «52|25 Escola Nacional de Saúde Pública» que recapitula os 52 anos da história da instituição.

O programa do evento contou, ainda, com o lançamento da Associação de Antigos Alunos da ENSP-NOVA e a apresentação do Public Health Kowledge Centre (Centro de Conhecimento em Saúde Pública), um projeto global de desenvolvimento e difusão da ciência, investigação e inovação em Saúde Pública, aberto à comunidade.

O encerramento da cerimónia contou com intervenções da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Nesta ocasião, Marta Temido lembrou que o «prestígio da Saúde Pública portuguesa é indissociável do trabalho de tantos dos que investigaram, ensinaram e aprenderam».

A governante homenageou «a Saúde Pública portuguesa e todos os seus profissionais», reforçando que «se não fosse o trabalho da ENSP, e de outras escolas, de que aqui destaco o Instituto de Saúde Pública do Porto e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Portugal não teria contado com o quadro de conhecimento com que tem podido procurar as melhores respostas à pandemia».

A Ministra referiu que este ano, devido à situação de pandemia que o mundo vive, existe «nesta comemoração, um simbolismo especial» que se reveste, em especial, num «apelo às boas escolhas e à ação».

Nesta sessão, Marta Temido lembrou o seu percurso como aluna da instituição, onde encontrou «uma cultura de rigor e de modernidade» e aprendeu várias e importantes lições.

A governante finalizou a sua intervenção agradecendo à instituição, em nome do Ministério da Saúde e em «nome de todas as gerações de alunos que aprenderam na ENSP que a Saúde é um direito humano de todos os homens, de todas as mulheres e que é a “Saúde de todos” a causa maior das nossas vidas profissionais».

Para saber mais, consulte:

ENSP > Comemoração 52|25 Escola Nacional de Saúde Pública