ULS do Nordeste vai administrar vacinas contra a gripe nas aldeias do distrito de Bragança

01/10/2020

As equipas de enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vão deslocar-se às aldeias do distrito de Bragança para administrar a vacina contra a gripe sazonal, evitando a deslocação dos utentes aos centros de saúde.

Em comunicado, a ULS Nordeste informa que, para operacionalizar a campanha de vacinação contra a gripe sazonal foi elaborado um plano de atuação para cada centro de saúde, numa ótica de proximidade com os utentes, de acordo com as duas fases de vacinação gratuita definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Assim, nesta primeira fase, que teve início em 28 de setembro, serão abrangidos os utentes, residentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, que irão ter acesso à vacina nas instituições. As utentes grávidas deverão deslocar-se ao seu centro de saúde, na sequência de contacto/agendamento prévio efetuado pelas equipas de saúde que efetuam o acompanhamento na área do apoio à parentalidade.

Na segunda fase, que terá início em 19 de outubro, serão abrangidos os restantes grupos que têm direito à vacina gratuita, incluindo as pessoas com 65 ou mais anos.

Este ano, através da articulação com as juntas de freguesia do distrito de Bragança, as equipas de enfermagem da ULS do Nordeste irão deslocar-se às aldeias para administrar a vacina contra a gripe sazonal, assegurando que os utentes se deslocam aos locais previamente comunicados à hora marcada, para evitar aglomeração de pessoas e salvaguardar todas as medidas de segurança, quer para utentes como para os profissionais de saúde.

Nas sedes de concelho, a vacina será administrada nos centros de saúde, mediante marcação prévia, estando assegurados circuitos independentes para a vacina da gripe sazonal, para evitar cruzamento com outros utentes. O objetivo é garantir todas as medidas de segurança, minimizando os contactos dentro do centro de saúde, numa ótica de prevenção da propagação do vírus que provoca a Covid-19.

Perante a atual situação epidemiológica e tendo em conta que os sintomas da gripe sazonal são semelhantes aos sintomas da Covid-19, o Departamento de Cuidados de Saúde Primários e a Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste apelam à população para se vacinar contra a gripe sazonal, no sentido de facilitar o diagnóstico diferencial entre as duas doenças.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias


Vacinação contra a gripe já arrancou para grupos prioritários – INSA

imagem do post do Vacinação contra a gripe já arrancou para grupos prioritários

01-10-2020

A vacinação contra a gripe teve início, dia 28 de setembro, com o foco nas faixas da população consideradas prioritárias, nomeadamente profissionais de saúde que prestam serviços ao público, grávidas e idosos residentes em lares. A campanha de vacinação, que começa habitualmente a 15 de outubro, mas foi este ano antecipada para minimizar a circulação simultânea do vírus da gripe sazonal e do SARS-CoV-2, tem disponível nesta primeira fase 350 mil doses de vacinas.

Na segunda fase, que começará no dia 19 de outubro, estão incluídos outros grupos de risco, como pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas. Além da vacinação gratuita nos centros de saúde para as pessoas incluídas nos grupos de risco, este ano cerca de 10% das vacinas reservadas à população com mais de 65 anos poderão ser administradas em 2000 farmácias de todo o país, em regime de complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde.

Com o mote “Vacine-se por si, vacine-se por todos”, esta campanha tem como objetivo chegar de forma muito particular aos profissionais de saúde, cuja necessidade de proteção é este ano ainda mais necessária, mas também aos idosos, às grávidas aos doentes crónicos e a todos os que devem ser protegidos na primeira e na segunda fase da vacinação. Portugal reservou este ano dois milhões de vacinas contra a gripe, mais 500 mil doses do que as que foram compradas no ano passado.

A gripe é uma doença respiratória sazonal que afeta todos os invernos a população, com especial importância os grupos dos mais jovens e idosos e portadores de doença crónica, podendo originar complicações que conduzam ao internamento hospitalar. A vigilância da gripe a nível nacional é suportada pelo Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG), que é reativado todos os anos a seguir ao verão.

O PNVG tem como objetivos a recolha, análise e disseminação da informação sobre a atividade gripal, assim como a identificação e caracterização dos vírus da gripe em circulação em cada época. Compete ao Departamento de Doenças Infeciosas, através do Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios, a vigilância epidemiológica da gripe, em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.