Almada: Unidade Móvel | Dar + Saúde à Saúde

06/10/2020

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e a Câmara Municipal de Almada assinaram, no dia 2 de outubro, o protocolo que formaliza o funcionamento da Unidade Móvel «Dar + Saúde à Saúde», destinado à «população em geral, com especial enfoque nos grupos vulneráveis que habitam nos territórios de maior vulnerabilidade».

O documento foi assinado pelo Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros. Na cerimónia, os responsáveis salientaram a importância dos cuidados de proximidade, da colaboração entre Saúde e autarquias e da prevenção da doença.

«Dar + Saúde à Saúde» é um projeto de intervenção comunitária com recurso a uma unidade móvel, que visa a promoção da saúde de grupos vulneráveis em contexto comunitário. Enquadra-se numa estratégia municipal de saúde, preconizada pela Organização Mundial da Saúde, sob orientação do Ministério da Saúde e promovida localmente pela Câmara Municipal de Almada, em colaboração com as instituições do concelho.

Objetivos:

  • Promover a vigilância da saúde;
  • Promover o autocuidado e a corresponsabilização em saúde;
  • Aumentar a literacia em saúde;
  • Garantir a cobertura vacinal da população que eventualmente não se encontre integrada no Serviço Nacional de Saúde, com especial enfoque na população migrante;
  • Identificar e encaminhar situações de risco;
  • Promover rastreios, nomeadamente o rastreio do cancro de pele, junto à praia, imunidade do Covid-19 e todos os outros que os técnicos de saúde possam referenciar.

O protocolo de colaboração define que o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal ficará responsável por assegurar a disponibilidade dos respetivos profissionais de saúde, para implementar o projeto no terreno.

Para saber mais, consulte:

ARS Lisboa e Vale do Tejo > Notícias