E-Conference | Valor em Saúde: aposta nos medicamentos genéricos e biossimilares

07/10/2020

“Os medicamentos genéricos e biossimilares representam um enorme contributo para a vida dos cidadãos, permitindo mais acesso a medicamentos e um menor custo associado” destacou esta manhã o Secretário de Estado da Saúde (SES), Diogo Serras Lopes, na sessão de abertura da e-conference «Valor em Saúde – o Compromisso dos Medicamentos Genéricos e Biossimilares» promovida pela APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares.

 

Na sua intervenção o Secretário de Estado da Saúde frisou ainda que «nunca é demais repetir que os biossimilares são medicamentos que garantem a mesma qualidade, eficácia e segurança que os biológicos utilizados para o mesmo fim, mas com um menor custo para o Serviço Nacional de Saúde e, logo, para todos. A aposta nos biossimilares, assim, foi e continua a ser uma das principais medidas que permite ao Estado garantir os indispensáveis recursos financeiros necessários para manter e alargar o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde».

No decurso da jornada desta manhã serão abordados temas como o valor em saúde, os custo e financiamento na doença oncológica, o contributo dos medicamentos genéricos e biossimilares no tratamento da doença, e também o seu contributo indireto através de ganhos de eficiência.

A sessão reúne profissionais de saúde, académicos, administradores hospitalares, economistas da saúde e associações de doentes, com o objetivo de, em conjunto, compilar recomendações para a presidência portuguesa do conselho da União Europeia 2021.

Para saber mais, consulte:

E-Conference | Valor em Saúde