Serviço Farmacêutico da ULS Castelo Branco acreditado pela DGS com nível «Bom»

16/10/2020

O Serviço Farmacêutico da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco concluiu com sucesso, por um período de 5 anos, o processo de acreditação com nível «Bom», após passar pelas quatro fases do processo: candidatura, auto-avaliação, auditoria externa e reconhecimento.

O serviço foi certificado pela da Direção-Geral da Saúde (DGS), de acordo com o modelo da Agencia Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde português, por ser considerado o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido.

A este modelo de acreditação correspondem cinco pilares: o cidadão como centro do sistema de saúde; organização da atividade centrada na pessoa; os profissionais; processos de suporte e resultados.

Deste modo, o Serviço Farmacêutico sofreu diversas melhorias estruturais e funcionais nomeadamente:

  • Foi criado um novo local de atendimento para os doentes de ambulatório que permite a privacidade do utente garantindo um atendimento personalizado, no momento da cedência da medicação e acompanhamento Farmacoterapêutico;
  • Foram revistos e criados procedimentos em todas as áreas funcionais.
  • Foi desenvolvido um processo assistencial integrado do Serviço Farmacêutico (Terapêutica da Neoplasia da Próstata Metastizada).
Fotografia: Andreia Minhós Gil

De acordo com a unidade local de saúde, o processo de acreditação promoveu o empenho de todos os profissionais deste serviço (farmacêuticos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e assistentes operacionais) na melhoria contínua dos cuidados que são prestados ao cidadão, «ajudando a consolidar, a cultura da qualidade integral no interior do serviço».

«Um serviço acreditado é um serviço com reconhecimento de mérito. A acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação, através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou unidade de saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de
qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde», destaca a ULS Castelo Branco.

Para saber mais, consulte:

ULS Castelo Branco > Notícias