Vacina da gripe: 2.ª fase da campanha

19/10/2020

Vacina da gripe para mais grupos a partir de hoje, dia 19 Outubro.

A vacina da gripe está a partir de hoje disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Sob o tema «Vacine-se por si, Vacine-se por todos» a campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) arrancou em 28 de setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados.

Na segunda fase, que se inicia esta segunda-feira, dia 19 de outubro, a vacina passa a ser também administrada a outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Habitualmente, a campanha de vacinação começa apenas em 15 de outubro, mas este ano arrancou mais cedo devido à pandemia de Covid-19.

Gripe: SNS comprou mais de dois milhões de vacinas

«Queremos vacinar o mais depressa possível e estamos a fazer planeamento com as administrações regionais de saúde para, se for necessário, ampliar os pontos vacinação para outras estruturas da comunidade» além dos centros de saúde, afirmou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas quando anunciou a época da vacinação deste ano.

Graça Freitas apelou a todas as pessoas que tiverem indicação médica para que se vacinem, salientando que este ano, com a pandemia, é «ainda mais importante que o façam».

Havendo a Covid-19 «convém não ter outras infeções respiratórias que se possam confundir com Covid-19 e que obriguem a fazer um diagnóstico para ver se as pessoas têm covid ou têm gripe», referiu.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.

O SNS comprou este ano mais de dois milhões de vacinas da gripe a duas empresas diferentes, por concurso público, mas todas as vacinas são iguais. Na primeira fase, estiveram disponíveis 350 mil doses.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

Para saber mais, consulte:

DGS > Gripe


Vacinação contra a gripe

19/10/2020

Ministra acompanha Presidente da República, que «dá o exemplo»

A Ministra da Saúde, Marta Temido acompanhou esta manhã o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que vacinou-se hoje contra a gripe, na Unidade de Saúde Familiar (USF) Descobertas, em Lisboa, para «dar o exemplo» e incentivar os portugueses a fazerem o mesmo.

«Aqui fica o meu exemplo. Espero que aqueles poucos que não tivessem já a intenção de o fazer venham o mais rápido que possam, de acordo com as suas disponibilidades e as disponibilidades do sistema, vacinar-se até ao fim da primeira semana dezembro», declarou o chefe de Estado aos jornalistas, na sala de espera desta USF, já depois de se ter vacinado.

“O período de vacinação que agora se inicia é especialmente dirigido à restante população de risco, ou seja aqueles que tenham algum critério que os considere elegíveis para a vacina e aqueles que têm idade superior a 56 anos”, explicou a Ministra da Saúde, revelando que até sexta-feira passada já tinham disponibilizadas 775 mil doses de vacinas e que até ao final da primeira semana de dezembro haverá condições para cumprir o restante programa de vacinação.

“Este ano, face às circunstâncias da pandemia, estamos a vacinar não só nas unidades do SNS, mas também nas juntas de freguesia e num conjunto de farmácias comunitárias que se associaram ao SNS para esta vacinação”, sublinhou.

“Num momento especialmente sensível da nossa vida, em que todos temos de colaborar no esforço coletivo de combate à pandemia”, a Ministra da Saúde deixou um apelo para que a mensagem da importância da vacina contra a gripe chegue a toda a população que dela precisa.

Acompanharam também o Presidente da República a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e o Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras, Rafic Ali Nordin.

Gripe: 2.º fase da campanha de vacinação

A vacina da gripe está a partir desta segunda-feira disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Sob o tema «Vacine-se por si, Vacine-se por todos» a campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou em 28 de setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados.

Na segunda fase, que se inicia esta segunda-feira, dia 19 de outubro, a vacina passa a ser também administrada a outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Habitualmente, a campanha de vacinação começa apenas em 15 de outubro, mas este ano arrancou mais cedo devido à pandemia de Covid-19.

Visite:

DGS > Gripe