Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 28/10/2020: Relatório de Situação DGS, DR, Notícias

Relatório de Situação nº 240 | 28/10/2020

Relatório de Situação nº 240 | 28/10/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 240 | 28/10/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho n.º 10496/2020 – Diário da República n.º 210/2020, Série II de 2020-10-28 Saúde – Gabinete da Ministra

Determina que a título excecional e temporário os profissionais de saúde que se encontrem autorizados a desempenhar funções de triagem no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24) podem gerar requisições de testes laboratoriais para SARS-CoV-2, mediante aplicação de algoritmo clínico aprovado pela Direção-Geral da Saúde


Covid-19 | Testes de antigénio

28/10/2020

Portugal “na linha da frente” nos estudos e utilização dos testes rápidos

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu hoje que os testes rápidos de antigénio “farão, a partir do dia 9 de novembro, parte da nossa resposta à pandemia em situações definidas”.

Neste momento, “estão a ser ultimados os procedimentos para a sua operacionalização e para a efetiva utilização de testes no SNS”, afirmou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na conferência de imprensa de hoje, que contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida.

“O Ministério da Saúde manifestou interesse na adesão ao consórcio joint-venture europeu no valor de um milhão de testes” e que em relação aos testes da Cruz Vermelha, que resultam de um financiamento europeu, “a primeira tranche de 100 mil testes estará disponível na primeira semana de novembro”, adiantou.

De acordo com Fernando Almeida, “a evolução destes testes de antigénio tem de ter reconhecimento da sua qualidade, sobretudo em dois aspetos principais: o teste da sensibilidade e da especificidade, e a sua utilização, e os critérios clínicos e epidemiológicos que devem estar na base da utilização destes”.

“Portugal acompanha tudo o que se faz a nível europeu”, afirmou o Presidente do INSA, referindo que, neste caso, está “também na linha da frente”.

Sobre o Plano Outono/Inverno, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou que este está a ser consolidado “até ao final da semana” e está já a ser “aplicado no terreno ao nível regional e local”.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 28/10/2020


Escala de Risco Covid-19

28/10/2020

Projeto do Hospital de Ovar vence Prémio Saúde Sustentável

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (Hospital de Ovar) venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Saúde Sustentável, desta vez distinguindo a Escala de Risco Covid-19, um projeto já em curso que permite antecipar o risco de infeção pelo novo coronavírus, responsável pela atual pandemia.

Os vencedores foram revelados esta terça-feira, dia 28 de outubro, numa cerimónia que decorreu na Fundação Oriente, em Lisboa, na presença do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

«O júri reconheceu a importância desta escala de risco, atribuindo-lhe potencial para ser replicada em todo o país», afirma o Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, Luís Miguel Ferreira. «De facto, para além de contribuir para a produção de conhecimento científico nesta vertente, estamos a falar de uma ferramenta preditiva muito importante para o futuro das instituições hospitalares, adaptando-as para a gestão de casos da pandemia e melhorando, consequentemente, a qualidade do serviço e a gestão do risco e dos recursos», salienta.

«Este prémio atribuído a um projeto do qual somos parceiros em conjunto com a Winning Consulting e com o Cintesis (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, sediado na Universidade do Porto), acrescenta responsabilidade ao nosso trajeto e impulso de uma cultura de inovação, no sentido de continuarmos a servir cada vez melhor os nossos utentes», acrescenta Luís Miguel Ferreira.

Projeto contemplado financeiramente com quase 30 mil euros

Na edição de 2020, o prémio foi atribuído em dois âmbitos: institucional e personalidade. Na distinção institucional, entre 111 candidaturas foram premiadas sete categorias correspondentes aos critérios: experiência do cidadão, resultados em saúde, integração de cuidados, impacto populacional, transição digital, replicabilidade (galardão atribuído ao Hospital de Ovar), escalabilidade. Na distinção personalidade, não sujeita a candidatura, o júri premiou a personalidade com maior destaque e relevo na promoção de práticas sustentáveis no âmbito da pandemia, este ano o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de S. João, Fernando Araújo.

De acordo com o Hospital de Ovar, o objetivo do projeto (Escala de Risco Covid-19) – contemplado financeiramente com quase 30.000 euros no âmbito da iniciativa «RESEARCH 4 COVID19» da Fundação para a Ciência e Tecnologia – passou por criar uma ferramenta que permita determinar o risco de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), responsável pela atual pandemia. Entre os parâmetros utilizados para avaliação do risco estão o número de infetados, a gravidade dos casos e o número de profissionais de saúde, por exemplo, levando à ativação de planos de contingência que pretendem dar resposta a um determinado nível de risco.

A aplicação desta escala de risco, com potencial de replicabilidade no contexto dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretenderá calcular o nível de risco a cada momento, reorientar as equipas e adequar a capacidade e a oferta dos hospitais, num curto espaço de tempo, com vista à continuidade, segurança e qualidade dos cuidados prestados.

O Prémio Saúde Sustentável – já na sua nona edição e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

A edição deste ano, por decisão unânime do júri, foi dedicada à partilha das boas práticas em contexto de Covid-19, com o objetivo de reconhecer e distinguir projetos ou instituições que se destacaram na luta contra a pandemia que enfrentamos.

Para saber mais, consulte:

Prémio Saúde Sustentável – Edição Especial 2020
Hospital de Ovar > Notícias


Monitorização Covid-19

28/10/2020

Projeto do São João obtém “Prémio Saúde Sustentável”

O projeto ”Monitorização Covid-19” do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi o vencedor da 9.ª edição do Prémio Saúde Sustentável, na categoria de Transição Digital.

Este projeto desenvolvido no âmbito do Centro de Gestão de Informação, com o Serviço de Inteligência de Dados do CHUSJ consiste no desenvolvimento de uma ferramenta que permite a monitorização de toda a atividade assistencial de Covid-19. Esta é realizada em tempo real com a disponibilização da informação dos utentes no serviço de urgência, internamento e Unidade de Cuidados Intensivos, bem como o seu acompanhamento em Ambulatório.

“A ferramenta permite acompanhar o movimento destes utentes dos dias seguintes em toda a atividade programada permitindo separar os fluxos de utentes nos circuitos internos e faz, ainda, uso de um modelo preditivo desenvolvido internamente, com uma previsibilidade de 10 dias, da afluência de pessoas, distinguindo a necessidade de recursos para cada nível de cuidados e permitindo a adaptação do plano de contingência”, explica Maria João Campos, Diretora do Centro de Gestão de Informação do CHUSJ.

Este projeto também foi distinguido com uma menção honrosa, pelo Prémio Healthcare Excellence, edição especial Covid-19, promovido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Nota à Comunicação Social

28/10/2020

Ministra de Estado e da Presidência e Ministra da Saúde reúnem com especialistas

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, realizam hoje, ao final da tarde, uma audiência com os peritos habitualmente auscultados nas ‘reuniões do INFARMED’.

O objetivo é obter aconselhamento e contributos científicos no âmbito das medidas que o Governo pondera adotar, ainda esta semana, para contenção da transmissão da Covid-19.

A esta auscultação, segue-se amanhã uma reunião com médicos especialistas em infecciologia e medicina intensiva.

Estas reuniões serão realizadas por videoconferência.

Lisboa, 28 de outubro de 2020