Dia Mundial do AVC | 29 de outubro

corredor de hospital com medicos e enfermeiros
29/10/2020

Doença continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal.

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se assinala em 29 de outubro, tem como principal objetivo alertar a população para os sintomas do AVC e procedimentos a tomar. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aconselha a utilização do Número Europeu de Emergência – 112 nos casos em que os sinais e sintomas do AVC estejam presentes.

Falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar são sinais e sintomas que podem indicar a ocorrência de um AVC. Se estes sinais forem reconhecidos, ligar o Número Europeu de Emergência – 112 é a atuação mais adequada, pois a rápida intervenção médica especializada é vital para o sucesso do tratamento e posterior recuperação do doente.

Em 2020, o Instituto Nacional de Emergência Médica encaminhou em média, por dia, 13 casos de Acidente Vascular Cerebral para a Via Verde do AVC.

De acordo com o INEM, entre janeiro a 28 de outubro mostra que, no total, se registaram 3.982 casos de AVC identificados e devidamente encaminhados para as unidades hospitalares. As estatísticas demonstram que mais de 42% dos casos de AVC ocorreram nos distritos do Porto e Lisboa.

O Hospital de Braga (300), o Hospital de São João (275), o Hospital de Santa Maria (274), o Hospital de São José (245) e o Hospital de Penafiel (229) foram as unidades hospitalares que receberam o maior número de casos de AVC encaminhados pelo INEM.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro. Para prevenir a doença, devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar-se o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima, pois é «esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos», destaca o INEM.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícia


CHU Algarve: Dia Mundial do AVC

29/10/2020

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) celebra-se a 29 de outubro. Neste sentido, o Qlinic, uma plataforma digital criada por alunos de Medicina da Universidade do Algarve para responder gratuitamente às dúvidas dos portugueses, fez uma parceria com a Unidade de AVC do Centro Hospitalar Universitário do Algarve com o objetivo de responder a todas as dúvidas de saúde relacionadas com esta temática.

Neste dia pretende-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes que ajudem a reconhecer um AVC. O apoio será realizado por um grupo multidisciplinar que inclui médicos, psicólogos, assistente sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos de cardiopneumologia, terapeutas ocupacionais e da fala.

Em tempos de pandemia, esta parceria permite que qualquer cidadão possa esclarecer as suas dúvidas e não deixe que o medo de recorrer aos serviços de saúde o impeça de prevenir doenças potencialmente graves.

Esta será uma oportunidade de poder ter aconselhamento rápido e grátis, feito por uma equipa médica especializada que se preocupa com a saúde e o bem-estar de todos.

Visite o site www.Qlinic.pt e esclareça as suas dúvidas.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias