Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

cancromama_650

30/10/2020

Promover novas atitudes perante o cancro da mama feminino.

Esta sexta, 30 de outubro, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. A data comemorativa visa criar uma dinâmica, anualmente avaliada e renovada, que conduza a novas atitudes perante a abordagem do cancro da mama feminino

De acordo com dados estatísticos, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.

Importa, assim, sensibilizar a população em geral, os profissionais de saúde e as mulheres em particular para a importância do autoexame sistemático da mama e para o diagnóstico e tratamento precoces do cancro da mama, de forma a ser possível alcançar-se a redução, por todos desejada, do seu impacte negativo sobre a mulher e sobre a sociedade.

Instituída pelo Despacho n.º 23682/2000 (2.ª série), do Ministério da Saúde, publicado em 20 de novembro, a data comemorativa surgiu na sequência de uma deliberação da Assembleia da República, assente numa petição da iniciativa do Movimento Vencer e Viver, da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC).

Para saber mais, consulte: